Virabrequim: o que é? Como funciona?

como funciona o virabrequim

Também conhecido como árvore de manivela, veja como é a fabricação de um virabrequim

Em um motor de combustão, há várias peças mecânicas fundamentais para que todo o sistema tenha um bom funcionamento. E o virabrequim é uma delas.

Você sabe o que é isso e como a peça trabalha?

O motor de combustão do seu carro queima a mistura de ar e combustível com o objetivo de colocar o automóvel em movimento mas, para que isso aconteça, é preciso que a energia que vem da queima seja transformada em torque.

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Essa árvore de manivelas traz várias seções defasadas que se conectam aos pistões da máquina através das bielas.

Por isso, tomam os movimentos de sobe e desce dos êmbolos e os transformam em rotação.

Já que a peça tem invariável contato com uma área muito quente do carro, ela precisa ser feita em metais duros, geralmente de aço forjado, mas podendo ter concentrações de outros elementos.

Isso acontece para que o virabrequim suporte o trabalho pesado e não sofra tamanho desgaste com as rotações.

Virabrequim
Virabrequim

Fonte: Fair Garage

Do mesmo jeito que acontece com outras peças do veículo, é difícil indicar um tempo de vida útil para esta peça.

Tudo vai depender da maneira como o motorista dirige seu carro e se o uso é dentro da cidade ou área rural e ainda de outros fatores com relação à manutenção, como o uso do óleo correto.

Isso pode significar abrangência de duração que varia entre 80 mil quilômetros a 500 mil quilômetros rodados, por exemplo.

Desgaste e condições da peça

As condições operacionais extremas e descuidadas causam um desgaste diário.

Se for deixado de lado sem a manutenção adequada ou verificação da peça, pode acarretar a flexão, deformação ou rachaduras no virabrequim.

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O mau funcionamento do virabrequim vai refletir em outros componentes do carro, podendo empenar bielas, ocasionar batidas de metal contra metal e acarretar sérios danos aos pistões, bloco, entre outros problemas.

Virabrequim
Virabrequim

Fonte: 123RF

Os itens abaixo podem ser indícios de que algo pode estar errado com seu virabrequim:

  1. Os barulhos metálicos em excesso
  2. O consumo excessivo de óleo lubrificante
  3. O superaquecimento do motor
  4. A presença de água ou de metais no óleo lubrificante
  5. O aumento de consumo de combustível

E se houver espaçamento entre as saliências da peça e os pistões, haverá menor conversão de energia em torque.

Benefícios de se realizar a troca da peça

Quando o virabrequim apresenta folgas axiais ou avarias mais sérias, você pode estar gastando muito mais dinheiro à toa com reabastecimentos e se expondo a riscos severos na direção.

Se a peça se romper, obviamente o carro vai parar, deixando você na mão mas isso é difícil de acontecer. O grande problema é que o virabrequim danificado cria atrito contra as bronzinas e bielas, empenando com o tempo.

Virabrequim
Virabrequim

Fonte: Techin Trend

Quando há desgaste, nada impede de tentar retificar os colos do virabrequim e verificar as folgas axiais desta peça.

Se o eixo estiver deformado, o profissional de mecânica especializado pode desempenar esta parte usando os processos adequados. Mas existem grandes benefícios em substituir esta peça tão importante.

Ao colocar uma peça de qualidade e alinhada no seu carro, você vai garantir que sua dirigibilidade e performance estejam em alto nível. Sem desgastar outras peças do motor, nem consumir mais combustível.

Vale dizer, ainda, que o virabrequim deve ter lubrificação constante para que sustente o melhor desempenho.

Confira esse vídeo de como é feito um virabrequim!

Crédito foto de capa: Shutterstock

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