O que fazer quando o cabo da embreagem quebra?

cabo da embreagem

Apesar de algum indicadores de que a vida útil da embreagem está no fim, muitas vezes somos pegos de surpresa. Veja a seguir o que fazer quando o cabo da embreagem quebra!

Apesar do câmbio manual estar cada dia em menor circulação entre os carros novos, ainda é um dos sistemas mais utilizados entre os carros de passeio.

Muitas vezes, o condutor acostuma com o peso da embreagem e seu desgaste que se dá aos poucos. Caso a embreagem seja hidráulica, a diferença entre o disco novo e o antigo é ainda mais difícil de perceber.

Veja Também:

Pedal da embreagem baixo pode ser vazamento hidráulico, veja como solucionar

Embreagem patinando? Entenda tudo o que você precisa saber

Vida útil

A duração de um disco de embreagem pode variar em mais de 50 mil quilômetros, dependendo do veículo, do tipo de condução e do local de condução. Claro que, nos veículos de uso urbano, essa troca normalmente é antecipada se comparado a veículos de uso em estrada por conta do número de troca de marchas que é feito no dia a dia.

Há uma série de indícios de que a embreagem está com problemas, dentre esses sinais, podemos listar alguns a seguir:

Veja os sinais de que a embreagem precisa de manutenção com o canal Outpec

Porém, nem sempre é possível fazer a manutenção com antecedência e tanto o atuador hidráulico quanto o cabo de embreagem e estes, podem apresentar problemas e não engatar mais as marchas do veículo.

No caso do cabo de embreagem, quando ele começa a desfiar, é possível sentir no pedal que ao acionar e retirar o pé, ele começa a enroscar e é possível sentir os estalos dos pequenos cabos que fazem parte do sistema.

Já o atuador hidráulico, fique atento a vazamentos. Pressione o pedal apenas um pouco e veja se ele começa a descer com menor resistência. Caso o pedal volte devagar e não fique na posição original, é sinal de problemas com o atuador.

Em caso de emergência, é possível se deslocar com o veículo. Veja a seguir como funciona a teoria e prática da troca de marchas “no tempo”, que resumidamente é a troca de marchas dentro do sincronismo do câmbio em movimento. 

Veja neste vídeo do canal do Alta RPM e entenda o que fazer neste tipo de situação!

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Atuadores de embreagem
Disco de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica