Óleo do câmbio automático: trocar ou não trocar?

câmbio arranhando, pode ser a marcha ré sem sincronia

A troca do óleo do câmbio, é uma manutenção que gera polêmica e é discutida entre mecânicos e fabricantes. Afinal troca-se ou não?

Ó oleo é o lubrificante responsável por reduzir o atrito entre as partes móveis do motor e de sua transmissão, consequentemente, controla ou reduz a temperatura das mesmas peças.

Como todo produto, químico ou orgânico sofrendo estresse submetido a variação de temperaturas, ele também possui uma vida útil de uso, ele começa a perder suas propriedades, não cumprindo com seu papel no funcionamento do conjunto.

Veja Também:

Qual o óleo de motor correto? Saiba como decidir!

Carro importado tem que usar óleo importado?

Com as propriedades do óleo em dia, o lubrificante garante a redução de atrito entre as peças móveis do mesmo, garantindo uma vida útil maior desses componentes, sendo inclusive empregado como agente de vedação.

Todos sabemos que de tempos em tempos ou quando atingimos uma certa quilometragem, devemos substituir o fluído lubrificante do motor.

Porém e o óleo de câmbio? Será que é insubstituível? Ou isso devemos substitui-lo também? Quais são os malefícios se não ocorrer essa troca?

O Canal da Peça separou um vídeo do canal Neguinho Ofiicial  com 3 especialistas, para sanar de uma vez por todas essa dúvida: preciso fazer ou não fazer a troca do óleo do câmbio?

Crédito da foto do Facebook e Blog: Shutterstock / Midias sociais: Common copyright

 Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

 

 

 

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica