Osciloscópio: o que é? Para que serve?

osciloscopio

O equipamento realiza a leitura de sinais elétricos e desde os tempos dos carros carburados, ajuda no diagnóstico não só de veículos mas de muitos sistemas elétricos

O osciloscópio é um instrumento de medida de sinais elétricos/eletrônicos que apresenta gráficos a duas dimensões de um ou mais sinais elétricos (de acordo com a quantidade de canais de entrada). O eixo vertical (y) do monitor representa a intensidade do sinal (tensão) e o eixo horizontal (x) representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O monitor é constituído por um “ponto” que periodicamente “varre” a tela da esquerda para a direita.

O uso clássico de um osciloscópio é diagnosticar uma peça defeituosa em um equipamento eletrônico. O osciloscópio permite visualizar a forma de onda de um sinal elétrico e principalmente analisar determinados parâmetros deste sinal como por exemplo, frequência, amplitude, tensão média, tensão eficaz, tensão pico a pico e muitos outros parâmetros.

Foto: PxFuel

Os osciloscópios possuem canais de entrada, geralmente podem ser dois ou quatro canais, que são os locais por onde os sinais são lidos. Para fazermos as conexões entre o circuito analisado e o osciloscópio precisamos das pontas de provas, que são encaixadas nos canais do osciloscópio.

Então o terra do osciloscópio é ligado ao terra do circuito, e a ponta de prova é colocada na conexão entre dois estágios no meio do circuito.

Saiba Mais:

Scanner automotivo: Função Osciloscópio e Multímetro

Scanner automotivo: verificação do Corpo de borboleta com osciloscópio

Quando o sinal esperado está ausente, se sabe que algum estágio precedente do circuito está defeituoso. Como a maioria das falhas ocorre por causa de um único componente defeituoso, cada medida pode provar que metade do estágio de uma peça complexa está funcionando corretamente, ou seja, que não é a causa do defeito.

Uma vez que o estágio defeituoso é encontrado, testes mais específicos deste estágio podem geralmente mostrar a um profissional experiente qual componente está com defeito. Uma vez que este componente é substituído, a unidade pode voltar à operação, ou ao menos o próximo defeito pode ser procurado.

Veja o funcionamento básico do Osciloscópio

O osciloscópio pode ser usado na área automotiva, pois contribui para facilitar a visualização de falhas muito pequenas ou intermitentes em um veículo. As aplicações de um osciloscópio na elétrica são muitas, pois o uso do osciloscópio permite medir amplitudes de tensão, frequências, períodos, defasagem entre sinais alternados, como o sinal de uma rede de energia elétrica.

Veja como funciona a leitura da Sonda Lambda com uso do Osciloscópio

Ao fazer a medição de um sinal é preciso fazer a escolha do acoplamento, se é CA (componente alternada), que é uma leitura apenas do desvio padrão do sinal ou se é acoplamento CC (componente contínua), que realiza a leitura de qualquer valor absoluto do sinal, ou seja, tanto componente contínua quanto componente alternada.

Existem algumas pontas de prova que permitem aplicar um multiplicador ao sinal de entrada, um fator atenuante de 10 vezes para acelerar a leitura, isto é, a atenuação pode ser compensada pelo ganho do osciloscópio. Estes valores devem ser ajustados tanto no osciloscópio quanto nas pontas de prova.

Outro uso possível é a checagem de um circuito novo. Muito frequentemente circuitos novos se comportam abaixo do esperado devido aos níveis de tensão errados, ruído elétrico ou erros no projeto. Os circuitos digitais geralmente operam a partir de um oscilador, então um osciloscópio de traço duplo (dual-trace) é necessário para verificar circuitos digitais. Osciloscópios com “armazenamento” são muitos úteis para “capturar” efeitos eletrônicos raros que podem levar a uma operação defeituosa.

Outro uso é para engenheiros de software que programam circuitos eletrônicos. Muitas vezes o osciloscópio é a única maneira de ver se o software está rodando corretamente. Para essa aplicação existe, no entanto, um equipamento mais apropriado, o analisador lógico, uma espécie de osciloscópio digital que permite a leitura de dezenas de canais simultaneamente.

Fonte: Mundo da Elétrica / O Mecanico / Wikipedia

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Scanners
Bancada de Testes
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica