Veja e entenda o que pode acontecer se você cortar a mola do carro! Compreenda a importância da mola para o sistema de suspensão do carro.
A mola faz o papel de absorver o impacto em conjunto com o amortecedor.
Quando a suspensão do carro é desenvolvida, os engenheiros em conjunto com os técnicos fazem uma série de testes para chegar na constante de elasticidade (o quanto o material deforma) ideal para cada tipo de projeto.
A mola para chegar nesta constante ideal depende de inúmeros critérios como o seu comprimento, o material usado , quantidade de elos e demais fatores que são avaliados e calculados.
Veja Também:
Amortecedores Mono e Bitubular: Entenda Suas Diferenças
Como Saber a Hora Certa de Trocar os Amortecedores?
Quando os padrões da suspensão são alterados a geometria do carro muda por completo, pequenos atos como cortar elos de mola ou colocar um conjunto de mola esportiva sem recalibrar os amortecedores, podendo acarretar danos de médio a longo prazo.
A suspensão começa a sofrer devido estar fora de geometria original e problemas estruturais aparecem em conjunto com danos de outras peças que compõem o sistema.
Quando se pretende modificar o conjunto de suspensão é crucial calcular o conjunto por um todo, englobando não somente amortecedor e mola, mas também o embuchamento de todas as demais peças que irão sofrer com a nova geometria.
Confira mais sobre os riscos de cortar mola ou fazer qualquer alteração na suspensão por meio do vídeo do canal Alta RPM!
Crédito da foto de capa do Blog: 7008films
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores