Geralmente quando pensamos em um carro com o duplo comando, a primeira coisa que vem a mente é que estamos falando de um motor com 16 válvulas. Porém, será que isto é padrão?
Existem diversos tipos de motores , com inúmeras disposições de funcionamento desde os famosos V8 americanos até os estáveis e confiáveis Boxers.
Se visitarmos uma oficina é bem comum encontrar motores diferentes. Porém é muito difícil encontrar se analisarmos bem uma mudança na disposição do tipo de comando de válvulas, (DOHC, OHC, SOHC) para a quantidades de válvulas usadas no motor.
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É extremamente comum encontrar motorizações 8 válvulas usando comandos SOHC ou até mesmo OHC e motores que trabalham com 16 válvulas usando o famoso DOHC.
Será que este tipo de disposição é padrão em todos os motores ou isto muda?
Primeiro vamos analisar o que é comandos de válvulas e porquê existem variações como: DOHC , OHC e SOHC.
O comando é basicamente formado por um eixo repleto de ressaltos excêntricos e descentralizados, que são conhecidos como “cames”.
Fonte: Wikipedia
Eles têm a função basicamente de comandar o abrimento e o fechamento das válvulas de admissão e escape através do pressionamento dos tuchos.
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O comando de válvulas só funciona devido estar sincronizado por meio de uma correia ou corrente ao virabrequim.
As siglas são acrônimos que vem do inglês:
DOHC: Dual Over Head Camshaft, que significa duplo comando de válvulas no cabeçote.
Entenda mais como funciona o DOHC por meio do vídeo do canal Raul Rodrigues
Entenda mais como funciona o SOHC por meio do vídeo do canal Sam Pierangelo
SOHC = Single Over Head Camshaft, que significa comando de válvulas simples no cabeçote.
OHC: Over Head Valves, que significa válvulas no cabeçote.
Entenda mais como funciona o OHC por meio do vídeo do canal Jesus Jaramillo
Agora que temos uma noção básica dos tipos de comando de válvulas existentes, podemos conversar sobre as combinações que as montadoras projetaram e criam para acertar um bom conjunto mecânico.
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Das “saladas de frutas” feitas pelas fabricantes uma das mais interessantes e curiosas principalmente por não ser comum, foi o motor desenvolvido para o Fiat Tempra.
Fonte da foto: Central de Motores
O mesmo faz o uso de 8 válvulas sincronizado por um duplo comando de válvulas que conseguia gerar cerca de 105 cavalos e 16,5 kgfm. Ele foi um dos únicos motores a utilizar essas configurações, o que o torna mais que exclusivo.
Confira no vídeo do canal Canal High Torque que monstra de perto o funcionamento deste motor!
Crédito foto de capa do blog: olx
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