Entenda porquê os caminhões perdem o freio!

caminhões sistema de freio

Dicas de manutenção e diagnóstico do sistema de frenagem dos pesados. Veja a seguir como prevenir problemas

O sistema de freio é um dos itens mais importantes para a segurança e dirigibilidade dos motoristas. Uma das maiores causas de acidentes em veículos pesados é a falha no sistema de freio dos caminhões.

Apesar de os caminhões modernos utilizarem freios a disco e sistemas auxiliares como ABS, o sistema tradicional com lonas ainda é o mais comum utilizado.

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Segundo a Fras-le, o freio dever ser verificado a cada 5 mil km e a recomendação é que a manutenção dos freios seja feita por eixo.

Freio, manutenção, sistema de freio
Manutenção do sistema de Freio

Fonte: Shutterstock

Vale ressaltar que a revisão ou ajuste deve ser feito em ambos os lados, caso seja feito em somente um dos lados, o freio ficará descompensado, ocasionando problemas na estabilidade do veículo.

Segurança em primeiro lugar

A vida útil das lonas de freio nos caminhões está diretamente ligado ao trecho que ele percorre e ao volume de carga que carrega.

Existem outras situações que sobrecarregam o sistema de freio, ocasionando o desgaste prematuro das lonas, como o excesso de carga, condução agressiva, não utilização do freio motor em declives e paradas.

Dicas para a manutenção correta dos freio:

  • Verificar os prazos de manutenção do fabricante
  • Realizar uma inspeção detalhada, referente ao desgaste das lonas
  • Verificar o diâmetro do tambor
  • Verificar folgas nos discos, tambores, lonas, pastilhas, catracas, buchas, molas e alavancas
  • Verificar o assentamento do sapata de freio

Diagnóstico de sistema de freio com defeitos:

  • Luzes de advertência no painel são sinal de falta de ar ou superaquecimento
  • Distância de frenagem aumentada
  • Vibrações anormais
  • Estouro de pneu e fumaça

Dicas de condução

Principais erros x condução correta

Erros

Atitude correta

Veículo com excesso de peso

Tem a distância de parada aumentada e exige muito mais do sistema, além de provocar superaquecimento e desgaste prematuro de todo o sistema.

  • Seguir as normas de indicação de limite de peso do veículo
  • Conhecer as condições de tráfego e a sinuosidade da rodovia
  • Não dirigir em alta velocidade
Usar o freio de serviço nas descidas
  • Utilizar o freio motor e a marcha correta.
Falta de ar no freio convencional
  • É importante que o motorista acione a alavanca do freio de estacionamento gradativamente, para não sofrer parada brusca.
Excesso de uso de um dos sistemas (convencional ou de implementos)

Usar excessivamente a alavanca do freio de estacionamento pode causar perda da estabilidade se a pista estiver molhada ou veículo em alta velocidade. Só o uso dos convencionais, e o desconhecimento do uso correto do freio de carreta, pode fazê-la tombar ou formar um “L” no momento da frenagem.

  • Alternar o uso dos dois sistemas adequadamente.
  • Manutenção preventiva nos eixos dianteiro e traseiro.

Confira, a seguir, como é realizada a substituição das lonas de freio nos caminhões e sua instalação na sapata de freio.

#VÍDEO 1: Procedimento de troca das lonas de freio – Dicas e cuidados importantes! Canal Oficina Diesel

#VÍDEO 2: Como é feita a troca das lonas de freio! Canal Diário de Bordo de um Caminhoneiro

Manutenção do freio a disco do caminhão, algumas dicas do canal Parte Mecânica

Crédito do texto da matéria: O Mecânico, Forpasso Caminhões

Crédito da foto de capa do Blog: Pinterest

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