Dicas de manutenção e diagnóstico do sistema de frenagem dos pesados. Veja a seguir como prevenir problemas
O sistema de freio é um dos itens mais importantes para a segurança e dirigibilidade dos motoristas. Uma das maiores causas de acidentes em veículos pesados é a falha no sistema de freio dos caminhões.
Apesar de os caminhões modernos utilizarem freios a disco e sistemas auxiliares como ABS, o sistema tradicional com lonas ainda é o mais comum utilizado.
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Segundo a Fras-le, o freio dever ser verificado a cada 5 mil km e a recomendação é que a manutenção dos freios seja feita por eixo.
Fonte: Shutterstock
Vale ressaltar que a revisão ou ajuste deve ser feito em ambos os lados, caso seja feito em somente um dos lados, o freio ficará descompensado, ocasionando problemas na estabilidade do veículo.
Segurança em primeiro lugar
A vida útil das lonas de freio nos caminhões está diretamente ligado ao trecho que ele percorre e ao volume de carga que carrega.
Existem outras situações que sobrecarregam o sistema de freio, ocasionando o desgaste prematuro das lonas, como o excesso de carga, condução agressiva, não utilização do freio motor em declives e paradas.
Dicas para a manutenção correta dos freio:
- Verificar os prazos de manutenção do fabricante
- Realizar uma inspeção detalhada, referente ao desgaste das lonas
- Verificar o diâmetro do tambor
- Verificar folgas nos discos, tambores, lonas, pastilhas, catracas, buchas, molas e alavancas
- Verificar o assentamento do sapata de freio
Diagnóstico de sistema de freio com defeitos:
- Luzes de advertência no painel são sinal de falta de ar ou superaquecimento
- Distância de frenagem aumentada
- Vibrações anormais
- Estouro de pneu e fumaça
Dicas de condução
Principais erros x condução correta |
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Erros |
Atitude correta |
Veículo com excesso de peso Tem a distância de parada aumentada e exige muito mais do sistema, além de provocar superaquecimento e desgaste prematuro de todo o sistema. |
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Usar o freio de serviço nas descidas |
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Falta de ar no freio convencional |
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Excesso de uso de um dos sistemas (convencional ou de implementos)
Usar excessivamente a alavanca do freio de estacionamento pode causar perda da estabilidade se a pista estiver molhada ou veículo em alta velocidade. Só o uso dos convencionais, e o desconhecimento do uso correto do freio de carreta, pode fazê-la tombar ou formar um “L” no momento da frenagem. |
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Confira, a seguir, como é realizada a substituição das lonas de freio nos caminhões e sua instalação na sapata de freio.
#VÍDEO 1: Procedimento de troca das lonas de freio – Dicas e cuidados importantes! Canal Oficina Diesel
#VÍDEO 2: Como é feita a troca das lonas de freio! Canal Diário de Bordo de um Caminhoneiro
Manutenção do freio a disco do caminhão, algumas dicas do canal Parte Mecânica
Crédito do texto da matéria: O Mecânico, Forpasso Caminhões
Crédito da foto de capa do Blog: Pinterest
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