Entre os SUVs esportivos, sem dúvida o Porsche Cayenne tem um dos maiores apelos. O preço dos veículos usados está em queda, porém, vale a pena enfrentar a manutenção?
O Porsche Cayenne foi o responsável por salvar a Porsche da falência no início dos anos 2000, junto com o Porsche Boxter. Com uma participação grande na venda de modelos, a Porsche iniciou a produção do Cayenne em 2003 na fábrica da VW na cidade chamada Bratislava, na Eslováquia, compartilhando com o VW Touareg alguns componentes.
A primeira geração do SUV utilizava motores Porsche V8 de 4.5 e 4.8 litros e também motores VR6 da VW 3.2 e 3.6 litros que foram utilizados em diversos veículos do grupo. Também houve a versão diesel V6 3.0 utilizado pela Audi. Os câmbios utilizados foram da Aisin para o automático e ZF para a transmissão manual. Ao longo das gerações, a potência subiu de 300 para mais de 550 cv.
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O Cayenne foi feito para superar obstáculos e ser ao mesmo tempo, rápido, isso cobra o preço na hora da manutenção.
No site Reclame Aqui, há relatos de proprietários que com casos como um veículo do ano 2010 com cerca de 30 mil quilômetros marcados no hodômetro e com um problema de câmbio. Mesmo com a quilometragem baixa e dentro da garantia, o proprietário recebeu um orçamento de troca completa do câmbio por mais de R$ 142 mil reais.
Confira a tabela de revisão da Sua Oficina Online
PORSCHE CAYENNE | 10 MIL KM | 20 MIL KM | 30 MIL KM | 40 MIL KM | 50 MIL KM | 60 MIL KM | 70 MIL KM | 80 MIL KM | 90 MIL KM | 100 MIL KM | 110 MIL KM | 120 MIL KM |
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Óleo de Motor e Filtro de Óleo | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Filtro de Ar do Motor | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Filtro de Combustível | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Filtro de Ar-Condicionado | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Líquido do Radiador | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Alinhamento e Balanceamento | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Velas de Ignição | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ||||||
Correia Dentada | ✔ | ✔ | ||||||||||
Correia Poly V e Esticador | ✔ | ✔ | ||||||||||
Pastilhas de Freio | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ||||||
Discos de Freio | ✔ | ✔ | ✔ | |||||||||
Fluido de Freio | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
A versão 3.6 é uma das mais comuns no mercado, com cerca de 300 cv de potência, ela chega aos 100 km/h em 8,1 segundos e velocidade máxima perto de 230 km/h, nada mal para um SUV com 2160 kg.
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Porém, não são todos os itens que são extremamente caros, como relata o reparador Alex da oficina Portimus Mecânica Automotiva. Falando da Cayenne 2014 com motor 3.6 de seis cilindros com injeção direta. Neste veículo, a tração 4×4 é integral e o câmbio é automático de 8 velocidades, com tanque de 85 litros, pois a autonomia para um veículo que realiza 6,3 km/l de gasolina na cidade e cerca de 9,2 km/l na estrada.
Confira a seguir na avaliação da Portimus Mecânica Automotiva, quanto custa a manutenção de itens básicos do Porsche Cayenne 2014
*Avaliação da Portimus gravada em set/2020, pode sofrer alterações nos valores.
Veja também a avaliação do canal Korn Cars sobre o Cayenne S V8
Avaliação Korn Cars gravado em ago/2019, pode sofrer alterações nos valores.
Foto de capa: Wikimedia
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