Porsche Cayenne: vale a pena comprar? Como é a manutenção?

Porsche Cayenne: vale a pena comprar? Como é a manutenção?

Entre os SUVs esportivos, sem dúvida o Porsche Cayenne tem um dos maiores apelos. O preço dos veículos usados está em queda, porém, vale a pena enfrentar a manutenção?

O Porsche Cayenne foi o responsável por salvar a Porsche da falência no início dos anos 2000, junto com o Porsche Boxter. Com uma participação grande na venda de modelos, a Porsche iniciou a produção do Cayenne em 2003 na fábrica da VW na cidade chamada Bratislava, na Eslováquia, compartilhando com o VW Touareg alguns componentes.

A primeira geração do SUV utilizava motores Porsche V8 de 4.5 e 4.8 litros e também motores VR6 da VW 3.2 e 3.6 litros que foram utilizados em diversos veículos do grupo. Também houve a versão diesel V6 3.0 utilizado pela Audi. Os câmbios utilizados foram da Aisin para o automático e ZF para a transmissão manual. Ao longo das gerações, a potência subiu de 300 para mais de 550 cv.

Precisa de peças para o Porsche Cayenne? Acesse o Canal da Peça e encontre centenas produtos!

O Cayenne foi feito para superar obstáculos e ser ao mesmo tempo, rápido, isso cobra o preço na hora da manutenção.

No site Reclame Aqui, há relatos de proprietários que com casos como um veículo do ano 2010 com cerca de 30 mil quilômetros marcados no hodômetro e com um problema de câmbio. Mesmo com a quilometragem baixa e dentro da garantia, o proprietário recebeu um orçamento de troca completa do câmbio por mais de R$ 142 mil reais.

Confira a tabela de revisão da Sua Oficina Online 

PORSCHE CAYENNE10 MIL KM20 MIL KM30 MIL KM40 MIL KM50 MIL KM60 MIL KM70 MIL KM80 MIL KM90 MIL KM100 MIL KM110 MIL KM120 MIL KM
Óleo de Motor e Filtro de Óleo
Filtro de Ar do Motor
Filtro de Combustível
Filtro de Ar-Condicionado
Líquido do Radiador
Alinhamento e Balanceamento
Velas de Ignição
Correia Dentada
Correia Poly V e Esticador
Pastilhas de Freio
Discos de Freio
Fluido de Freio

A versão 3.6 é uma das mais comuns no mercado, com cerca de 300 cv de potência, ela chega aos 100 km/h em 8,1 segundos e velocidade máxima perto de 230 km/h, nada mal para um SUV com 2160 kg.

Veja também:

BMW: resolva o problema no módulo FEM

Guia de compra: VW Passat B6 e B7, veja os pontos de atenção do motor TSi

Porém, não são todos os itens que são extremamente caros, como relata o reparador Alex da oficina Portimus Mecânica Automotiva. Falando da Cayenne 2014 com motor 3.6 de seis cilindros com injeção direta. Neste veículo, a tração 4×4 é integral e o câmbio é automático de 8 velocidades, com tanque de 85 litros, pois a autonomia para um veículo que realiza 6,3 km/l de gasolina na cidade e cerca de 9,2 km/l na estrada.

Confira a seguir na avaliação da Portimus Mecânica Automotiva, quanto custa a manutenção de itens básicos do Porsche Cayenne 2014

*Avaliação da Portimus gravada em set/2020, pode sofrer alterações nos valores.

Veja também a avaliação do canal Korn Cars sobre o Cayenne S V8

Avaliação Korn Cars gravado em ago/2019, pode sofrer alterações nos valores.

Foto de capa: Wikimedia

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvulas de Admissão e Escape
Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
Tuchos e Varetas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica