Preparação de Cabeçotes: Conheça o Procedimento

Cabeçote ganho de desempenho

O cabeçote é responsável pelo fluxo da mistura de ar e combustível. Veja a seguir porque os cabeçotes com preparação entregam mais torque e potência

O cabeçote é o componente do motor responsável por abrigar as válvulas e a parte superior da câmara de combustão. Além disso, são responsáveis por conduzir a mistura (ar/combustível) através de seus dutos até os cilindros de combustão localizados no bloco do motor, são eles, junto com o comando de válvulas e as válvulas que limitam o quanto de massa de mistura será admitida pelo motor.

Veja Também:

O Que é e Como Funciona um Cabeçote?

Como é Feita a Retífica do Cabeçote AP?

A principal questão é que, os cabeçotes são desenvolvidos por engenheiros a fim de atender as necessidades para o projeto do veículo como um todo. Sendo assim, muitas vezes o motor que poderia entregar muito mais torque e potência, entrega menos desempenho em prol da durabilidade e economia. “Cavalo anda, cavalo bebe”, essa frase resume o que acontece.

Cabeçote do Motor

Cabeçote do Motor

Fonte: Pinterest

Mas para melhorar o volume de ar e combustível admitida pelo motor, é necessário que o fluxo dessa mistura seja otimizado. Para medir o fluxo do cabeçote utiliza-se uma bancada medidora de fluxo conhecida como SuperFlow.

Bancada Para Análise do Fluxo do Cabeçote
Bancada Para Análise do Fluxo do Cabeçote

Fonte: SuperFlow

Essa bancada apresenta qual o fluxo de ar passa pelo cabeçote de acordo com o avanço das válvulas.

Existem alguns caminhos e níveis de preparação para que o motor admita o volume de mistura para a combustão. Um dos caminhos que isso ocorra é aumentar o diâmetro do assentamento de válvula do cabeçote, dependendo da situação é necessário a troca da válvula por outra com maior diâmetro.

Confira no vídeo abaixo qual o procedimento para retrabalho do assentamento das válvulas do cabeçote, e como o fluxo é medido.

Preparação de cabeçote pelo pessoal da TNA Cabeçotes junto com o Carlini Competizione

Créditos da foto de capa do blog: Speed Academy

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvulas de Admissão e Escape
Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
Tuchos e Varetas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica