Devido a baixa cilindrada, as motos precisam de atenção na fabricação dos catalisadores para manter a potência e atender às especificações de emissões de poluentes.
Com a facilidade de mobilidade individual, economia, utilização como ferramenta de trabalho e popularização dos serviços de entrega, o número crescente de motos chama a atenção dos órgãos ambientais.
Segundo o “Mapa da Motorização Individual no Brasil-2019”, realizado pelo Observatório das Metrópoles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a frota de motos passou de 13 milhões para 26,7 milhões entre 2008 e 2018.
Nessa hora a fabricação de um catalisador de qualidade entra em cena. “O catalisador da motocicleta é uma das medidas essenciais para a diminuição dos gases poluentes, já que converte até 98% das substâncias tóxicas provenientes da combustão em gases inofensivos à saúde, como água, gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2).
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Por isso, não podemos subestimar a importância do bom funcionamento da peça. Prova disso é que uma motocicleta sem o componente emite até nove gramas de monóxido de carbono por quilômetro. Para efeito de comparação, com a peça em perfeitas condições, a emissão é menos de um grama por quilômetro”, afirma Miguel Zoca, gerente de Aplicação de Produto da Umicore, empresa especialista em controle de emissões.
Veja como é a construção do catalisador das motos (fonte: Umicore)
O catalisador da motocicleta tem uma tecnologia própria. A peça desenvolvida para motos tem substrato metálico, mais leve e resistente às vibrações. Já para automóveis, utiliza-se substrato cerâmico, mais conhecido como colmeia cerâmica.
Confira no canal da Suzane.TV uma explicação detalhada sobre o catalisador de motos e de carros.
“Além disso, o formato e a composição da peça são adequados às condições específicas da motocicleta, tornando o catalisador muito mais leve e de menor inércia térmica, aquecendo-se e esfriando-se mais rapidamente”, explica Zoca. Mas, para que o catalisador mantenha suas propriedades de conversão dos gases poluentes em substâncias inofensivas para a saúde, é essencial que a manutenção esteja em dia – completa.
Crédito da foto de capa: Pixabay
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