São milhares de modelos de motores, capacidade cúbica, disposição de cilindros, tipos de injeção, e ignição. Confira alguns modelos de turbinas disponíveis no mercado e quais são mais adequadas para cada motor.
Para os motores turboalimentados originais, há uma série de estudos de engenharia para definir qual o tamanho e tipo de turbina ideal a ser utilizado.
Hoje vamos indicar a quem deseja turbinar o carro movido a gasolina ou álcool e não sabe qual modelo de turbina escolher.
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Desenvolvido para aumentar o rendimento do motor, o turbocompressor faz parte de um mecanismo para o aumento do rendimento do motor a partir da sobrealimentação (aumento da massa de ar admitido pelo cilindro) do mesmo.
O sistema é dividido em duas partes: quente e fria, como apresentado na imagem a baixo.
Fonte: Wikipédia
Parte Quente do Turbocompressor
A parte quente corresponde ao rotor da turbina, é responsável por transformar a energia (gases a alta temperatura e pressão) presente no fluxo de escape em energia mecânica, rotacionando a turbina.
O eixo que liga a turbina ao compressor transmite essa energia, comprimindo o ar de admissão para que um maior volume de ar seja admitido pelo motor.
Quanto maior a parte quente, maior será a necessidade da passagem de gases do escape para que seja feita a compressão.
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Parte Fria do Turbocompressor
A parte fria corresponde ao compressor. Ele é responsável pela compressão do ar admitido, para isso, aproveita a energia dos gases de escape coletada pela turbina.
Fonte: Mega Arquivo
Com o ar sob pressão, o motor admite maior quantidade de ar para a mistura, comparado ao um motor sem o sistema de turbocompressor. Quanto maior a parte fria, maior será a pressão que pode ser admitida.
Maior é melhor?
Apesar do tamanho dos rotores ser essencial para uma boa configuração, não é no sentido de quanto maior o turbo, maior sua potência. A turbina apenas realiza a compressão do ar admitido, ou seja, o que entrega maior potência continua sendo a capacidade de queima e a quantidade de mistura admitida nos cilindros.
Sendo assim, quanto menor a capacidade cúbica de um motor (cc), menor será o volume de mistura admitida nos cilindros e menor serão os gases no escape para rotacionar a turbina. Ou seja: se o motor é pequeno e a turbina for grande, ela nem chega a funcionar para compressão do ar para os cilindros. Portanto é necessário adequar o tamanho da turbina e sua pressão com a litragem do motor.
Confira a seguir algumas dicas do pessoal da New Turbo sobre o tamanho e modelo de turbina adequado, dependendo da litragem do motor do seu carro.
Que turbina usar? do canal Reta do Box , Programa
Crédito foto de capa: Dell’s Service Center