Turbina: Qual a Melhor Opção Para Cada Motor?

Qual turbina é melhor para o carro

São milhares de modelos de motores, capacidade cúbica, disposição de cilindros, tipos de injeção, e ignição. Confira alguns modelos de turbinas disponíveis no mercado e quais são mais adequadas para cada motor.

Para os motores turboalimentados originais, há uma série de estudos de engenharia para definir qual o tamanho e tipo de turbina ideal a ser utilizado.

Hoje vamos indicar a quem deseja turbinar o carro movido a gasolina ou álcool e não sabe qual modelo de turbina escolher.

Veja também:

Quais são as diferenças entre Turbocompressor e o Supercharger?

Já ouviu falar no turbo elétrico da Audi? Veja como funciona!

Desenvolvido para aumentar o rendimento do motor, o turbocompressor faz parte de um mecanismo para o aumento do rendimento do motor a partir da sobrealimentação (aumento da massa de ar admitido pelo cilindro) do mesmo.

O sistema é dividido em duas partes: quente e fria, como apresentado na imagem a baixo.

Como Funciona um Turbocompressor
Como Funciona um Turbocompressor

Fonte: Wikipédia

Parte Quente do Turbocompressor

A parte quente corresponde ao rotor da turbina, é responsável por transformar a energia (gases a alta temperatura e pressão) presente no fluxo de escape em energia mecânica, rotacionando a turbina.

O eixo que liga a turbina ao compressor transmite essa energia, comprimindo o ar de admissão para que um maior volume de ar seja admitido pelo motor.

Quanto maior a parte quente, maior será a necessidade da passagem de gases do escape para que seja feita a compressão.

Veja Também:

Carro Turbinado X Aspirado: Entenda as Diferenças

Como são Produzidos os Turbocompressores da Master Power

Parte Fria do Turbocompressor

A parte fria corresponde ao compressor. Ele é responsável pela compressão do ar admitido, para isso, aproveita a energia dos gases de escape coletada pela turbina.

Explicação do Funcionamento do Turbocompressor
Explicação do Funcionamento de um Turbocompressor

Fonte: Mega Arquivo

Com o ar sob pressão, o motor admite maior quantidade de ar para a mistura, comparado ao um motor sem o sistema de turbocompressor. Quanto maior a parte fria, maior será a pressão que pode ser admitida.

Maior é melhor?

Apesar do tamanho dos rotores ser essencial para uma boa configuração, não é no sentido de quanto maior o turbo, maior sua potência. A turbina apenas realiza a compressão do ar admitido, ou seja, o que entrega maior potência continua sendo a capacidade de queima e a quantidade de mistura admitida nos cilindros.

Sendo assim, quanto menor a capacidade cúbica de um motor (cc), menor será o volume de mistura admitida nos cilindros e menor serão os gases no escape para rotacionar a turbina. Ou seja: se o motor é pequeno e a turbina for grande, ela nem chega a funcionar para compressão do ar para os cilindros. Portanto é necessário adequar o tamanho da turbina e sua pressão com a litragem do motor.

Confira a seguir algumas dicas do pessoal da New Turbo sobre o tamanho e modelo de turbina adequado, dependendo da litragem do motor do seu carro.

Que turbina usar? do canal Reta do Box , Programa

Crédito foto de capa: Dell’s Service Center

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Turbinas
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica