5 vantagens da nova gasolina da Petrobras

Saiba as diferenças entre os tipos de gasolina

Petrolífera nacional já produz o combustível com as novas especificações desde o meio do ano e pretende dificultar a vida de quem faz adulterações.

A nova especificação da gasolina produzida pela Petrobras incorporou novos parâmetros de octanagem e densidade. Tal feito, promete reduzir o consumo de combustível e desgaste de peças do sistema de admissão de combustível, tanto em carros carburados, mas principalmente em carros com sistema injeção eletrônica direta e indireta.

Para começar, é importante ressaltar que para determinar a qualidade da gasolina, é necessário usar a medida de peso por centímetros cúbicos, isso está diretamente relacionado a sua densidade. Até o momento, a gasolina poderia variar de 0,68g/cm3 e 0,77g/cm3.

diferenças entre gasolinasPorém, não havia regulamentação mínima para essa densidade porque a Petrobras dispunha de diversas formas de refino de petróleo e a densidade acabava variando por falta de padrão na fabricação. Sendo assim, facilmente adulterada, a gasolina muitas vezes era misturada a solventes leves, derrubando os valores de densidade do combustível.

A resolução mínima da densidade da gasolina é uma discussão antiga, defendida pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), para facilitar a calibração dos motores e a melhoria do desempenho e economia.

Veja Também:

Conheça os 3 principais defeitos da bomba de combustível!

Gasolina x Álcool: Qual Combustível Usar?

Com a nova resolução 807/2020 da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a densidade mínima da gasolina passa a contar com o peso de 0,715g/cm3.

Outra diferença é a classificação em octanagem que passa a ser de 93 RON (Research Octane Number), que é a métrica comum utilizada para a resistência à detonação.

O processo de destilação do combustível também mudou e agora deve ser feito entre 77 e 120ºC. Tal fato, afetará diretamente no desempenho do combustível, melhorando seu poder calorífico, resultando em maior desempenho.

Confira no canal Mecânica Fácil algumas maneiras de identificar o combustível adulterado

Na prática

Segundo a Petrobras, a densidade mínima vai garantir melhor eficiência energética, eliminando perdas na hora da combustão.

Se estiver curioso com relação a qualidade da gasolina, veja abaixo um teste simples que pode ajudar a identificar problemas.

Vantagens

1. Economia

Com a padronização da densidade do combustível, os carros novos serão desenvolvidos com uma base fixa para aproveitamento do poder calorífico de 0,715g/cm3, isso terá impacto diretamente na economia de combustível.

2. Potencia

A métrica RON de octanagem no lugar no padrão atual IAD, padronizará o índice com o utilizado na Europa. Até 31/12/2021, o parâmetro RON será de 92 octanas e a partir de 01/01/2023, o padrão adotado será de 93 octanas.

O padrão de octanagem trará benefícios ao desempenho dos motores, ganhando torque e potência sem o risco de quebras por detonação.

3. Manutenção

Com a nova resolução, a adulteração será dificultada, a consequência é inibir o uso de solventes na gasolina. Tal fato resultará em maior vida útil de mangueiras, bicos injetores e vedações.

4. Preço

Segundo a Pebrobras, a nova resolução da ANP não terá impacto direto no valor do combustível nacional, que já está sendo comercializado com a especificação nova de densidade pela Petrobras desde julho.

5. Redução de emissões

Por conta do maior poder energético com a densidade do combustível mínima, a emissão de gases poluentes será reduzida.

Confira abaixo as características atuais dos combustíveis da Petrobras

gasolina comum Gasolina aditivada Gasolina Podium

OCTANAGEM
(RON) min.

92

92

102*

ENXOFRE
(ppm) máx.

50

50

30

MASSA ESPECÍFICA a 20°C

>715 kg/m³

>715 kg/m³

>715 kg/m³

T50

77 a 120°C

77 a 120°C

77 a 120°C

ADITIVOS

NÃO

SIM

SIM

CORANTES

NÃO**

SIM

NÃO**

RON = Research Octane Number.
PPM (parte por milhão) = mg/kg.
T50 = limite mínimo para temperatura de destilação.
(*)Valor típico. Mínimo 97.
(**)Apresenta coloração levemente alaranjada em razão do corante laranja adicionado no etanol anidro.

Fontes: Petrobras | AB4machines | ANP

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bomba de Combustível
Carburadores
Bicos Injetores
Filtro de Combustível
Tanque de Combustível

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica