Final de semana é o momento preferido para a compra de um carro: quinta e sexta-feira o mercado já se aquece, com promoções nos comerciais de TV e jornal, promoções em concessionárias. Sábado de manhã e as agências estão cheias – tanto de carros quanto de interessados. A desconfiança da indústria automotiva parece passar longe de quem procura automóvel usado e seminovo.

Porém toda essa animação requer certos cuidados: feirões de carros tem muitas ofertas e bastante escolha, mas alguns itens devem ser levados em consideração antes de fechar negócio. De autopeças aos pneus, pequenos detalhes quase imperceptíveis, alguns podem fazer você concluir uma ótima negociação, ou então caia em uma furada monstruosa. Vamos a eles:

 

Os itens essenciais para se ver antes de comprar um carro usado
Os itens essenciais para se ver antes de comprar um carro usado (clique para ampliar a foto e encontrar os produtos no Canal da Peça)

Pneus

Sobre o jogo de pneus de um carro, os detalhes principais são conhecidos por todo mundo: confira se a roda em que ele está instalado está em condições, se ele conta com materiais como chave de roda e macaco (que não são obrigatórios, mas de grande ajuda) e, é claro, a condição da borracha – Lembre-se das dicas do nosso repórter Paulinho sobre pneu careca . Outro detalhe interessante: procure saber se a peça instalada é a mesma recomendada no manual do proprietário.

Câmbio

Poucas coisas destroem mais o prazer de dirigir eu uma caixa de câmbio defeituosa. Peça para dar uma volta com o carro e sinta como está a troca de marcha. Se isso ocorre com o famoso barulho de “arranho”, os problemas podem ser incontáveis, como peças defeituosas na embreagem, no trambulador ou mesmo no cabo de seleção de marcha.

Identidade

Todo carro tem uma identificação, como um RG, impressa em sua lataria. Se você suspeitar a qualquer momento da atitude do vendedor ou da loja, procure ver se a numeração do chassi está inteira. Além disso, procure ter o máximo de informações sobre o estado da documentação do carro. Se ele possui multas, ou então se está pendente com o DETRAN estadual, vale a pena conferir tudo isso em detalhes. Por falar em lataria…

Atenção na tinta

O veículo dos seus sonhos está ali, modelo 2012/2013, parado, com um laço no teto e uns números no para-brisa. Único dono, ainda com garantia da empresa e bem mais em conta que um carro zero.

“Nossa, mas mesmo assim é motivo para que eu duvide dele?”. A resposta é sim. E é relativamente fácil explicar o porquê.

Imaginemos o caso fictício de um carro comum, como o Palio. Em uma determinada loja, um modelo 2012/2013 está à venda, como descrevemos acima, mas algo chama a atenção: a lataria do capô está num tom de prata ligeiramente mais escuro que no restante do carro. O para-choque está da mesma cor, logo a frente parece de outro carro.

Tudo bem, isso pode parecer apenas um problema de estética, mas não é. Nenhuma pintura é mudada à toa – as chances do antigo dono ter escolhido pintar o carro assim “porque quis” são relativamente pequenas. Então a teoria mais coerente é de que o carro pode ter sido vítima de algum acidente que prejudicou sua lataria. E isso pode ser apenas a porta de entrada para problemas maiores envolvendo as peças do motor. Analisar o carro por inteiro pode te salvar de uma boa!

Outras dicas muito importantes são:

– Peça sempre para um rápido test drive

– Se possível, leve o carro ao seu mecânico de confiança.

– Compare os preços entre uma loja e outra. A diferença pode não ser grande, mas pequenos detalhes como os que lembramos acima podem fazer toda a diferença!

– Se houver alguma peça a ser trocada, consulte o Canal da Peça para comprar com rapidez e praticidade!

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