Scanner automotivo: análise da bobina de ignição

bobina de ignição

Funcionamento da bobina de ignição

O princípio de funcionamento da bobina de ignição é baseado no princípio da indução eletromagnética.

A função da bobina de ignição é transforma a tensão do sistema de alimentação do veículo de 12V a 14V para alta tensão.

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A alta tensão pode chegar até 45.000V, sendo esta conduzida pelos cabos de velas até as velas de ignição, produzindo uma centelha que dará início a combustão.

Indução eletromagnética

É um fenômeno no qual um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica, chamada corrente elétrica induzida.

Podemos simplificar a indução eletromagnética analisando a figura acima, onde que a simples movimentação de um imã próximo a uma espira (circuito fechado) é possível gerar corrente elétrica.

Como funciona as bobinas de ignição

  • A bobina recebe um valor de tensão de 12V da bateria no rolamento primário e o transforma em alta tensão, variando entre 8.000 volts e 45.000 volts, dependendo da bobina e fabricante
  • A alta tensão é transferida para as velas de ignição, produzindo assim a faísca necessária para a combustão da mistura ar/combustível

Se você ainda não sabe como funciona uma bobina de ignição, confira a animação a seguir:

Primário e secundário da bobina de ignição

Cada bobina de ignição possui dois enrolamentos que envolvem um núcleo de ferro. Os enrolamentos primários possuem algumas centenas de espiras, enquanto o secundário possuem milhares de espiras.

Defeitos comuns nas bobinas de ignição

Uma bobina com defeito pode apresentar as seguintes falhas:

– Dificuldade durante a partida

–  Aumento de consumo de combustível

– Veículo “engasgando” e motor funcionando irregular

– Perda de desempenho

Verificando o funcionamento da bobina de ignição

Os vídeos a seguir, mostram dicas rápidas e procedimentos necessários para analisar o funcionamento do primário e secundário da bobina de ignição usando o osciloscópio Sun PDL 5500 e a montagem correta da instrumentação necessário para realizar a medição do sinal elétrico.

Vídeo 1: Analisando o primário da bobina de ignição

Vídeo 2: Analisando o secundário da bobina de ignição

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