A sonda lambda é responsável por analisar os gases liberados pelo motor sendo de extrema importância para o correto funcionamento do motor

Como funciona a sonda lambda

Os motores de combustão interna somente funcionam se houver a presença de oxigênio e combustível (gasolina, Álcool, GNV ou Diesel).

A sonda lambda é um sensor de oxigênio que informa ao módulo de injeção eletrônica a mistura ideal de combustível e comburente.

É dela também a função de corrigir a injeção de combustível nos carros flex e atender as normas de emissões de gases poluentes.

É utilizada a letra grega λ (lambda) para designar o volume da mistura ar-combustível, medindo a quantidade de oxigênio nos gases de exaustão para determinar o ponto estequiométrico, ou seja, a razão “perfeita” de ar combustível, sendo de 14,7:1 para motores a gasolina, por exemplo.

Fonte: MTE- Thompson

Localização da sonda lambda

Existem duas sondas lambdas no carro.

A primeira fica localizada no coletor de escapamento, antes do catalisador (gases quentes) e a segunda após o catalisador, informando se o catalisador está em perfeito funcionamento.

Um dos problemas mais recorrentes em oficinas mecânicas, quando identificado um código de falha por meio do Scanner automotivo é o defeito na sonda lambda.

O que significa o código dos sensores Lambda, segundo a MTE- Thomson

Como encontrar a Lambda correta

Fonte: MTE- Thompson

Cuidados com a Lambda

1)      Para um diagnóstico preciso, utilizar um osciloscópio

2)      Verificar a condição da bateria antes de iniciar o diagnóstico

3)      Cuidados com o manuseio da Lambda, são extremamente frágeis

4)      Utilizar a chave correta para retirada e instalação da lambda e utilize graxa para alta temperatura

5)      A vida útil de um sensor lambda é de aproximadamente 100.000km

6)      Antes de substituir a lambda, verificar: sensores e atuadores, velas de ignição, sincronismo do motor, válvulas injetoras, regulador de pressão e outros itens que não são detectados pelo Scanner

7)      Verifique a qualidade do combustível

Confira neste vídeo, qual sinal analisar antes ou pós do catalisador e ainda um teste rápido para verificar o correto funcionamento deste componente com o scanner Sun PDL 5500!

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Scanners
Bancada de Testes
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários