A importância do corpo de borboleta com osciloscópio
O corpo de borboleta é montado entre o filtro de ar e o coletor de admissão do automóvel.
Ele tem como função controlar a quantidade de ar admitida pela câmara de combustão, formado por um motor acoplado ao eixo da borboleta, que contra o fluxo de ar para dentro do motor.
Acionamento por cabo
As primeiras versões, o acionamento da borboleta era feito pelo motorista, por meio de um cabo metálico ligando o pedal do acelerador a válvula da borboleta.
O controle da marcha lenta era feito pelo atuador de marcha lenta, controlando a abertura a quantidade de ar para dentro do motor.
Veja Também:
Scanner automotivo – Função Osciloscópio e Multímetro
Scanner automotivo – Análise de bicos injetores
O sensor de posição da borboleta controlava o ângulo de abertura da borboleta, enviando sinal para a ECU.
Regulando assim, a massa de ar na entrada do coletor e consequentemente a quantidade de combustível injetada na câmara de combustão.
Acionamento eletrônico
Graças a:
- Evolução das tecnologias nos motores
- Procura por maior eficiência dos motores
O controle do corpo de borboleta por meio de cabos foi sendo substituído gradativamente.
O sistema conta com um atuador eletro eletro-mecânico, integrado ao sensor de posição da borboleta de aceleração (TPS).
O sistema conta com um módulo no pedal de aceleração, enviando o sinal para a ECU, corpo de borboleta e TPS, retornando o sinal para a módulo de injeção.
O motorista não é mais responsável pela aceleração do veículo.
A partir de agora, a ECU é responsável por interpretar a pressão que o motorista exerce no pedal de aceleração.
Veja o passo a passo para testar um corpo de borboleta eletrônica
Confira neste vídeo os procedimentos para realizar o teste do sinal do corpo de borboleta no scanner automotivo Sun PDL 5500!
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Scanners
Bancada de Testes
Pistões
Carburador
Escapamento