Como sincronizar o motor Fiasa da Fiat

uno motor Fiasa

Confira algumas dicas de como realizar o sincronismo do motor Fiasa da Fiat, utilizado durante 25 anos no Brasil

A Fiasa é uma palavra que deriva das iniciais de Fiat Automóveis S.A. Projetado por Aurelio Lampredi o motor Fiasa foi o primeiro a equipar um Fiat no Brasil, sendo aplicado ao modelo 147 em 1976.

Lampredi era engenheiro e projetista da Fiat na Italia e tinha em seu currículo passagem pela Ferrari, desenvolvendo motores V12 (3.3 a 4.5L) para a Ferrari 275S, 340 F1 e 375 F1 que foram utilizados entre 1950 e 1952 no campeonato de Formula 1, sendo a 375 vencedora de diversas provas.

Para a entrada no Brasil, a Fiat decidiu desenvolver um novo motor em vez de utilizar o que era aplicado ao Fiat 127 que deu origem ao 147 nacional. Na época, com 1049 cm3 era um motor moderno, com comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada. As bielas possuíam 130 mm com pistões de 76 mm de diâmetro com 57,8 mm de curso, conferindo R/L de 0,22, com rodar suave e para girar alto.

O motor desenvolvido por Lampredi passou por diversas modificações ao longo dos anos, recebendo aumento de cilindrada em até 1.5, injeção eletrônica, utilizando gasolina e foi pioneiro no uso do álcool.

A linha de motores Fiasa foi produzido entre 1976 e 2001, sendo empregado no Fiat 147 e foi considerado um dos motores modernos na época, implementado também no Fiat Uno a partir de 1984.

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O motor Fiasa recebeu incremento de cilindrada em 1979 para 1297 cm3 e foi utilizado neste tamanho até 1992, convivendo com a versão 1.0 e 1.5, após este ano, apenas as versões 1.0 e 1.5 continuaram sendo fabricadas. A partir de 1996 o Fiasa recebeu injeção eletrônica monoponto e equipou o Uno e Fiorino, e também a linha Palio, recém-lançada, porém com injeção multiponto.

O procedimento de sincronismo do motor Fiasa pode ser visto a seguir em uma das versões mais populares do Fiat Uno, o EP, que era equipado com motor 1.0 e injeção eletrônica. Confira!

Dica Ponto Correia Dentada Uno Mille EP SX do canal drmacete

Veja a seguir a revisão e sincronismo do motor Fiasa no Fiat Palio com injeção multiponto e cabeçote 8v sem ferramenta específica

Crédito da imagem da capa do Blog: Mercado Livre

Crédito do texto: Auto Entusiastas Classic

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