SKF entra na onda digital

Presente no Brasil há mais de 100 anos, a empresa lança o Compreskf.com.br, um portal para atender a demanda de clientes online. Saiba como a companhia tem transformado sua comunicação e gerado mais negócios

Diz o ditado popular que precisamos aprender a dançar conforme a música. No varejo é a mesma coisa. Ainda mais quando o ritmo do comércio eletrônico está mais acelerado que o do varejo físico. Para fazer jus à metáfora, a companhia sueca SKF está ajustando os passos no Brasil, mercado em que está presente desde 1915.

O grupo, que completa 110 anos de história, está cada vez mais conectado: lançou o portal Compreskf.com.br, digitalizou o catálogo e, recentemente, disponibilizou um aplicativo que funciona nos mesmos moldes de sua página na internet.

As soluções digitais, desenvolvidas pelo Canal da Peça, foram implementadas para suprir a crescente demanda de clientes online e, também, para agilizar o processo de compra e venda de peças nos setores automotivo e industrial.

“Nosso principal objetivo é poder oferecer ao mercado uma resposta fácil e rápida para que mecânicos e aplicadores possam adquirir produtos diretamente de um lojista ou distribuidor SKF”, explica Fábio Fabri, coordenador de marketing da SKF no Brasil.

O Compreskf.com.br coloca o cliente em contato direto com as redes de distribuição e varejo. O comprador pode fazer o pedido em qualquer lugar através de um clique. “Queremos mostrar para os nossos distribuidores o quanto é vantajoso se associar a uma plataforma segmentada, já que pode ajudar a trazer cada vez mais negócios e oportunidades para eles”, diz. “Já os varejistas e aplicadores terão certeza de que estão vendendo ou comprando um produto de natureza genuína”.

SKF na ponta dos dedos: o portal e o aplicativo foram lançados durante a Automec 2017

O portal tem otimizado o tempo de funcionários da SKF e auxiliado, com mais precisão, quem busca uma peça específica. “Antigamente ficávamos amarrados quando um cliente nos ligava procurando um produto. Mandávamos uma extensa lista de distribuidores, mas não podíamos garantir que eles teriam aquele determinado item ou em quanto tempo receberiam”, diz André Cachetti, assistente de suporte do Compreskf.com.br.

“Hoje, damos oportunidade para que varejistas e distribuidores se associem à plataforma e fiquem em evidência na rede. Quando um cliente nos pede informações, conseguimos passar os links de quem realmente têm os produtos e qual será o prazo de entrega. É uma solução para todos”, complementa Cachetti.

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Na rede para pescar mais negócios

A companhia está totalmente integrada às plataformas virtuais. “Lançamos também aplicativo, disponível nos sistemas Android e iOS, pois complementa nossas ferramentas de alcance ao cliente, uma vez que sabemos que hoje o celular é quase que uma extensão do nosso corpo”, afirma Fabri.

Dono de uma receita de US$ 8,5 bilhões, o Grupo SKF é um dos fornecedores líderes globais de produtos, soluções para clientes e serviços nos segmentos de rolamentos e vedantes. Sua entrada no comércio eletrônico também servirá de impulso para o fortalecimento da marca no Brasil. “À medida em que colocamos nossos canais de suporte e informação detalhada à disposição de quem compra, este cliente se sentirá mais seguro e confiante para fazer o próximo pedido”, diz Fabri.

Cenário positivo

De acordo com um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas fizeram compras online em 2016.

A pesquisa ainda aponta que 43% dos consumidores virtuais estão usando mais a internet para fazer compras do que em 2015. “Se antes as pessoas tinham de ir até as lojas e demais centros de consumo, agora são os varejistas que precisam encontrar seus clientes, oferecendo plataformas amigáveis, ofertas convidativas e informações relevantes para reter por mais tempo a atenção de potenciais compradores”, afirma Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.

“O mercado de vendas online possibilita que o comerciante se torne mais conhecido em um novo universo de potenciais clientes”, opina Meire Vaz, da Abecom

Com mais consumidores na rede, o varejo tradicional está tendo de se reinventar. Distribuidora da SKF, a Abecom, que atua no mercado de peças para manutenção industrial há mais de 50 anos, tem colhido bons frutos desde que a SKF lançou o portal. “Não estávamos online antes. O Compreskf.com.br nos abriu esta porta”, diz Meire Vaz, gerente administrativa da Abecom. “O mercado de vendas online possibilita que o comerciante se torne mais conhecido em um novo universo de potenciais clientes”, opina.

Assim como a Abecom, outros distribuidores têm se interessado mais pelos negócios virtuais. “É fato que estamos cada vez mais dependentes do universo digital, seja para uma simples pesquisa ou até mesmo em uma negociação de compra e venda de produtos de alta tecnologia. O Compreskf.com.br reúne tudo isso em um ambiente só”, afirma Robério Barreto, diretor técnico da Primeira Linha Comercial de Rolamentos.

Benefícios para o setor

Animado com o comércio eletrônico, Barreto só lista vantagens desde que criou sua própria loja virtual há dois anos. “Tivemos cadastro de novos clientes, aumento de vendas para pessoas de outras regiões, flexibilidade nos pagamentos, comercialização de itens de pouco giro e maior reconhecimento da loja”.

“Em uma plataforma segmentada, o cliente consegue encontrar o que precisa em um único lugar”, diz Robério Barreto, da Primeira Linha Comercial de Rolamentos

Para Barreto, a entrada em uma plataforma segmentada só traz benefícios. “O cliente consegue encontrar o que precisa em um único lugar, não tem que procurar em vários sites ao mesmo tempo. Além disso, a pessoa tem a liberdade de escolher em qual loja irá fazer seu pedido”, diz.

 Veja quais são os passos para criar sua própria loja virtual

Quem compra através da plataforma também aprova a rapidez no atendimento. “É a primeira vez que faço um pedido no Compreskf.com.br. Me surpreendi com a agilidade na entrega e com o custo-benefício”, afirma Fabiana Gouveia.

No caminho certo

As experiência positivas de todas as pontas da cadeia só comprovam que a SKF está na direção certa. “É difícil encontrar uma marca que ainda não está na internet. Este é um caminho sem volta e, para a SKF, se consolidar neste espaço significa trazer maior confiança para a companhia”, diz. “Estar presente na web é muito importante para nós. Continuaremos investindo neste canal”, acrescenta Fabri. Pelo fôlego do grupo, a transformação digital está só começando.

 

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