SKF está construindo centro de testes para rolamentos gigantes

SKF rolamento gigante

Atualmente, a SKF está construindo o centro de testes de rolamentos grandes mais potente do mundo em seu local “Werk 3” em Schweinfurt, na Alemanha. Esse projeto pioneiro está agora um grande passo mais próximo da conclusão: pesando aproximadamente três mil toneladas, levou apenas dois dias para lançar as fundações do maior dos dois novos testes.

Com cerca de nove metros de largura, seis metros de profundidade e 22 metros de comprimento, o fosso que precisou ser preenchido para formar a base do futuro centro de teste da SKF era do tamanho de duas casas. Ele precisou ser preenchido rapidamente para garantir que o concreto pudesse assentar corretamente.

Ao longo de 19 horas, 150 caminhões-betoneira descarregaram suas cargas no fosso, praticamente um veículo a cada seis minutos, quase como em uma esteira transportadora. “É óbvio que foi um desafio logístico”, afirmou Armin Schaab da equipe de Construção e Planejamento de fábricas da SKF, “mas claramente nosso planejamento detalhado com antecedência mostrou resultados.

Além disso, toda a equipe fez um esforço incrível no local, com tudo funcionamento precisamente e sem incidentes significativos. Isso significou que foi possível lançar os 1.200 metros cúbicos planejados.”

Imagem: Divulgação Hardmob
Imagem: Divulgação Hardmob

A base é um bloco tão grande por causa das enormes forças que serão provavelmente liberadas pelo teste que será ancorado nela. Esse colosso entre os testes destina-se, especialmente, aos testes de rolamentos de esferas gigantes para energia eólica.

“Será o primeiro teste no mundo capaz de testar não apenas um único rolamento principal, mas uma unidade de rolamento completa de uma só vez”, afirmou o Vice-presidente sênior da SKF, Desenvolvimento tecnológico, Bernd Stephan, indicando as dimensões dessa instalação única.

“Os próprios rolamentos podem ter um diâmetro externo de até seis metros, destinando-se a turbinas na classe de 10 megawatts. O teste pode submeter estruturas desse tipo a forças dinâmicas em todas as direções que, quando combinadas, são muitas vezes maiores do que a mais resistente instalação de testes disponível atualmente.”

Imagem: Divulgação Hardmob
Imagem: Divulgação Hardmob

Para além disso, o futuro centro de teste também permitirá velocidades de rotação em testes que serão consideravelmente mais altas do que as atualmente disponíveis. Utilizando essas capacidades excepcionais, a SKF deseja simular cargas dinâmicas extremas da ordem de vários meganewtons ou meganewton metros da forma mais realista possível.

Tendo em vista uma capacidade de potência dessa magnitude, os engenheiros da RENK Test System GmbH, a empresa encarregada do desenvolvimento, precisaram encontrar um método de fixação especial que direcionasse as forças exercidas na estação de uma forma controlada ao longo dos caminhos corretos.

image-ac93ef60feb8e70c1ff9b1e40d0b67bd84199ed7d0ef5e009e04f5c188776ce7-V
Imagem: Divulgação Hardmob

“Estamos fazendo esses esforços porque os modelos de simulação computacional existentes simplesmente não são capazes de fazer prognósticos verdadeiramente realistas”, afirmou Dr. Martin Göbel, Gerente do projeto do centro de testes da SKF em Schweinfurt.

“Nossos dois novos testes fornecerão uma correção para isso, além de perspectivas sobre processos que eram inacessíveis anteriormente. As descobertas relevantes farão do novo centro de testes um instrumento pioneiro para ajudar muitos clientes de uma ampla variedade de indústrias a ter acesso a um futuro com eficiência energética de um modo que seja personalizado para a aplicação em questão.”

“Na análise final, o investimento de 360 milhões de coroas suecas no novo centro de testes nos ajudará a personalizar rolamentos grandes para seus usos subsequentes com precisão e eficiência muito maiores do que era possível anteriormente”, afirmou Manfred E. Neubert, Presidente da SKF GmbH. “Isso significa que nossos clientes se beneficiarão de níveis significativamente maiores de robustez e confiabilidade na nova geração de rolamentos grandes.”

Para a própria SKF, o novo centro de testes é como uma das peças finais do quebra-cabeça, um acréscimo aos conhecimentos em rolamentos grandes já disponíveis nas instalações de Schweinfurt.

Duas webcams estão gravando o progresso de hora em hora, de duas perspectivas diferentes. Para assistir a construção do centro de testes de rolamentos grandes mais potente do mundo, clique nesse link: https://bit.ly/1LprppS.

Créditos da foto de capa do Blog: news.cision.com

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica