Veja a seguir mais sobre o funcionamento da válvula solenoide e como realizar a limpeza do sistema, responsável pela passagem do fluido de câmbio e também aplicado a outros sistemas automotivos
Solenoide é o dispositivo responsável pelo controle da passagem de gases e fluidos, aplicado aos sistemas automotivos empregados no veículo, seja hidráulico, como, por exemplo, sistemas de partida a frio, como gases, no caso de vapores.
A solenoide funciona com um campo magnético acionado por corrente elétrica, onde o pino faz contato com a esfera e alinhado com a bobina, se move para empurrar ou aliviar a esfera quando a peça recebe energia.
Veja o que é e como funciona uma válvula solenoide com o canal Master Tecnologia Industrial
As válvulas solenoides podem apresentar defeitos depois de uma certa quilometragem e é comum falhas no funcionamento por conta de sujeira que costuma acumular no interior da peça, provocando desgaste do diafragma.
É comum na oficina a utilização de fluido de transmissão ou produtos de limpeza para desprender a sujeira que é formada no interior das válvulas solenoides.
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A solenoide também é utilizada em transmissões automáticas em seu corpo de válvulas e com a passagem de óleo pelo sistema, aos poucos ela entope pelas partículas em circulação.
Veja a explicação do canal Starkxofialbr sobre o funcionamento da solenoide no câmbio automático
Esse desgaste natural dos materiais que acumulam na solenoide, provocam sinais de alerta na central do câmbio e isso pode assustar no primeiro momento, pois a transmissão automática pode entrar em modo de emergência e parar de funcionar corretamente.
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Confira alguns cuidados ao realizar a limpeza da solenoide da transmissão automática
- Trabalhe com fluído de limpeza abaixo da temperatura de funcionamento do fluído do câmbio. Nas máquinas de limpeza, essa temperatura é em torno de 70ºc.
- Variando a pressão de entrada durante a limpeza, alternando a pressão de trabalho para mais e para menos, ajuda a limpar e liberar a ação da válvula.
- O fluido limpará ao redor da esfera, porém a mola, núcleo e o pino, não estarão em contado direto com o fluido de limpeza e esse é o limite do sistema de limpeza por flushing sem desmontá-la.
Veja a seguir como realizar a limpeza da eletroválvula PWM com o especialista em câmbio Leomatic
Crédito foto de capa do Blog: ML
Informações: Vaportec e Oficina Brasil
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