Conheça algumas diferenças do cabeçotes do motor AP de 8 válvulas

Motor AP diferenças entre cabeçote

Compreenda algumas diferenças dos cabeçotes do motor AP 8v!

O cabeçote é a parte superior dos motores mais comuns conhecidos, nele estão instaladas as válvulas que permitem a entrada de ar ou da mistura ar e combustível e a saída dos gases resultantes da combustão, por meio das válvulas.

Ele é unido ao bloco do motor através de uma junta e essa junta tem a função de vedar totalmente o motor, para que não exista a fuga de gases e de compressão.

Junta do cabeçote
Junta do cabeçote

Fonte: Car from Japan

Além disso, ele aloja os injetores de combustível, no caso de um carro com injeção eletrônica multiponto e as velas de ignição. O cabeçote ainda ajuda na circulação do fluido de arrefecimento e do óleo lubrificante.

Veja Também:

Você sabe a diferença entre o câmbio Automático e o Automatizado? 

Cabeçote: Veja como é feita a preparação para ganho de desempenho 

O que é um motor Volkswagen AP? 

O motor AP foi desenvolvido pela Volkswagen e equipou os veículos que faziam parte da Autolatina, eram disponibilizados nos anos 80 e 90 em motorizações 1.6, 1.8 e 2.0 de quatro cilindros SOHC (único comando de válvulas no cabeçote), utilizando cabeçotes com duas válvulas por cilindro, de acordo com o projeto desenvolvido para cada carro.

Fora do Brasil o motor foi conhecido como EA827 e equipou o Audi 80 B1, VW Passat e Golf de segunda geração.

Os motores EA 837 são motores diferentes com bloco longo no caso do motor utilizado no Gol GTI 16v de segunda e terceira geração e também o Golf de terceira geração que era importado da Alemanha e possuía fluxo cruzado no cabeçote, porém são motores que falaremos em outra oportunidade.

Visualmente essas três configurações comuns do motor AP apresentam a mesma estrutura de cabeçote 8v e bloco, porém existem diferenças nas válvulas, tuchos e cavas dos pistões para as válvulas.

Cada cabeçote de cada configuração de cilindrada deste motor possui suas particularidades que mudam o comportamento do motor. Veja abaixo o vídeo do canal do Lula sobre essas diferenças.

Detalhes e diferenças entre os cabeçotes AP do canal BY LULA

Crédito foto de capa: Socimage
Foto de capa do Facebook: motor AP-2000 – divulgação VW

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Radiador & Arrefecimento
Motor
Coletores
Cabeçotedo motor
Pistões
Comando de válvulas
Bloco do Motor

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica