Veja a seguir as posições de fabricação de motores a combustão! Conheça as principais características e diferenças entre eles.
Os motores são projetados de acordo com a função que desempenharão. Cada peça, posição e configuração é escolhida para obter o melhor desempenho do motor em sua aplicação.
Nesta matéria o Canal da Peça apresentara as 7 posições, configurações e instalações mais comuns.
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Todas As Configurações Dos Motores:
1) Motores em linha
Os pistões encontram-se alinhados entre si, como apresentado na imagem abaixo.
Fonte: Hangar 33
2) Motores em V
Os pistões encontram-se posicionados com um certo ângulo (60º, 120º ou uma posição intermediária) que ao ver a montagem ao longo do eixo árvore (virabrequim) eles formam o V entre si.
Fonte: Motormoz
3) Motor em W
Assim como o motor em V, os pistões ao serem vistos ao longo do eixo formam a imagem de um W entre si, como apresentado na imagem abaixo. Na prática seria como dois motores em V com ângulo pequeno e interligados.
Fonte: Best Cars
4) Motores Boxer
Tecnologia descoberta pela Porsche, os motores Boxer tem como grande característica a sua compactabilidade devido seus pistões contrapostos.
Sua principal vantagem em relação aos demais é possibilitar a redução da altura do centro de gravidade do veículo.
Fonte: Flatout
5) Motor em L
Muito comum em motocicleta, estes motores foram desenvolvidos para possibilitar o aumento das cilindradas mantendo o espaço do alojamento do motor.
Por se tratar de uma motocicleta o intuito é o aumento de potência sem comprometer a premissa de projeto de uma moto.
Fonte: Asphalt and Rubber
6) Motores Radiais ou Motores em Estrela
Este tipo de motor surgiu para substituir os motores convencionais para equipar aviões, permitindo a otimização de peso/potência do mesmo, foram desenvolvidos pouco antes/durante a 1ª Guerra Mundial a fim de economizar espaço e peso mantendo a potência para os aviões da época e permitindo a otimização dos projetos aeronáuticos na época.
Fonte: Flatout
7) Motor Rotativo ou Wankel
Desenvolvido por Felix Wankel, o motor rotativo de combustão interna possui um rotor semelhante a um triângulo (Rotor Epitrocoide) substituindo assim os pistões dos motores alternativos.
Suas principais vantagens são: menor número de peças, melhor desempenho, melhor rendimento e uma curiosidade é o fato de seu ciclo ser completo apenas em 3/4 de volta.
Fonte: Giphy
Posições Que Os Motores Podem Ficar Nos Veículos
Além de suas configurações, os motores devem ser estudados em qual local serão fixados nos veículos.
Os motores podem ser instalados em 3 posições:
Dianteira
- Encontra-se na parte frontal do veículo
Central
- Localizado na parte central do veículo, podendo ser central dianteira quando deslocado para parte frontal do veículo ou central traseira quando deslocado para parte traseira do veículo
Traseira
- Posicionado na traseira do veículo
Tipos De Alojamento
Longitudinal
- Motor posicionado paralelamente as longarinas do veículo
Transversal
- Motor posicionado paralelamente ao eixo das rodas do veículo
Confira o vídeo abaixo para entender melhor o que foi apresentado na matéria.
Tipos e posições de motores: Como Funciona do canal ALTARPM
Crédito de foto de capa do blog: Mutually
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