Tração 4×4, 4×2, AWD, 4WD e reduzida: veja a diferença entre elas!

Tração

Você sabe o que significa tração 4×4, 4×2, AWD, 4WD e reduzida? Descubra o significado de cada nomenclatura e a diferença entre elas.

Os termos 4×4, 4×2, AWD, 4WD servem para expressar o tipo de tração presente no veículo, ou seja, são dados que nos fornecem a quantidade de rodas motoras presentes em cada veículo.

Veja Também:

Veja Como Funciona a Tração 4×4

Você Sabe o Que é o Bloqueio de Diferencial?

Confira abaixo o significado de cada uma das trações disponíveis no mercado e entenda a diferença entre cada uma delas.

Tração 4×2

A nomenclatura 4×2 descreve a quantidade de rodas no veículo e a quantidade de rodas motoras presente no mesmo, desta forma o número 4 indica que o veículo possui 4 rodas enquanto apenas duas são motoras.

Quando o carro possui essa configuração a tração pode ser dianteira ou traseira, se for tração dianteira as rodas motrizes são as duas frontais, caso o veículo seja de tração traseira as rodas motrizes são as duas traseiras.

Tração 4×4

Assim como apresentado acima, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras, neste caso o veículo possui tração nas 4 rodas.

Veículo 4x4 Realizando Trilha
Veículo 4×4 Realizando Trilha

Fonte: Mantiqueira Ecoturismo

Os veículos 4×4 possuem duas vertentes, os que possuem tração AWD (All Wheel Drive) e o que possuem tração 4WD (Four Wheel Drive) apresentados a seguir.

Tração AWD

AWD é abreviação de All Wheel Drive ou Todas as Rodas Motrizes, esta configuração possui tração integral a todo o momento diferente da 4WD que é possível escolher entre 2 ou 4 rodas motoras.

Confira a tração AWD nos veículos Subaru do canal CARJAM TV

Tração 4WD

A tração 4WD é abreviação de Four Wheel Drive ou Quatro Rodas Motrizes, esta configuração permite que o condutor escolha se deseja apenas tração em duas ou nas quatro rodas a partir do acionamento do comando através de botão ou alavanca, dependendo do modelo e do sistema. Alguns carros inclusive precisam de acionamento externo.

Reduzida

Sistema presente em carros 4×4 alguns veículos possuem um conjunto de câmbio Hi (High – Alto) e Lo (Low – Baixo), na qual o Hi corresponde ao câmbio normal para ser usado no dia a dia, já o Lo ou reduzida é utilizado em situações específicas com terrenos de pouca tração, normalmente é usado em trilhas.

Este câmbio corresponde a um conjunto de engrenagens especiais na qual o intuito é ampliar o torque do motor para ser usado em situações adversas.

Tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas? Qual delas é a mais segura? do canal Vrum

Mecânica: FWD vs RWD vs AWD ou, quais rodas seu carro usa pra andar do canal Alpha Crucis Scuderia

Diferentes tipos de trações | Auto Esporte do canal Gustavo Mendonça Land

Créditos da Foto de Capa do Blog: wallpaper / Facebook foto: Jwvein/Pixabay

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica