Trancos no câmbio automático, tem solução fácil?

Trancos no câmbio automático, como diagnosticar

O câmbio automático é característico pela suavidade da troca de marchas. Em diversos sistemas como o CVT, Tiptronic, dentre outros, o funcionamento possui características básicas que podem ser o motivo de problemas de tranco. Veja a seguir algumas dicas de como diagnosticar e resolver

Hoje o Canal da Peça separou esse vídeo do Doutor Carro para mostrar que nem tudo está perdido quando seu carro com câmbio automático apresenta dificuldade na hora da troca de marchas. Pode ser mais simples do que parece e você vai evitar gastar muito dinheiro na hora de fazer a manutenção.

Confira a dica do Doutor Carro que vai ajudar a economizar tempo e dinheiro!

Diagnóstico para trancos no câmbio automático

Com certeza, quem tem ou já quis comprar um carro com Câmbio Automático, ouvi alguém falar:

“Câmbio automático só da problema!” Sempre tem alguém próximo que conhece histórias de amigos que já tiveram algum problema quando ouvimos isso, o medo de fazer negócio em um carro automático começa a tomar conta.

Um dos problemas mais comuns é o carro dar um “tranco” na hora de engatar as marchas ou de trocar o modo do câmbio.

Há uma série de possíveis problemas que podem causar esse sintoma. Talvez o seu caso não seja o pior dos mundos, então vamos conferir.

Câmbio Tiptronic
Câmbio VW/Audi Tiptronic

Tipos de tranco

Existem dois tipos de trancos no câmbio:

  • Quando o carro está parado e você apenas muda a alavanca de posição.

Durante a mudança da posição da alavanca do modo estacionamento (P), para marcha a ré (R). Nesse caso, se o carro sofre o tranco, pode ser um problema do câmbio.

Na hora de fazer a mudança para outra posições, o tranco continua? Pode ser o coxim do motor.

  • Quando o carro esta em movimento e na hora da troca de marchas, ele apresenta o mesmo problema.

Já no caso do carro em movimento, os diagnósticos mudam, se o câmbio é novo ou foi revisado a pouco tempo, recomendamos a verificação do nível de fluído de transmissão. O nível baixo de fluído pode ser o motivo desse problema. Em outros casos, como um câmbio recém revisado, o fluído fora da especificação do fabricante pode causar esse sintoma.

Confira também: Problemas no câmbio DSG7 do Canal da Peça

No caso da especificação e do nível do fluído de transmissão estarem em ordem, bem como os coxins de motor e o coxim do câmbio, recomendamos que seja verificada a solenoide, contador automático, e outros componentes do câmbio.

O que também pode acontecer é: com o carro em movimento, ele simplesmente para de andar e após desligar, esperar esfriar e quando é dada a partida de novo, o carro volta a andar, pode ser o filtro de óleo do câmbio que já passou da quilometragem indicada para troca e pode estar entopido, provocando o superaquecimento do sistema.

Filtro de óleo do câmbio automático
Filtro de óleo do câmbio automático

Fonte: Automaticos São Paulo

Com tantos sintomas fica difícil saber qual é realmente o problema de câmbio do seu carro. Dependendo da capacitação da oficina, o gasto chega a superar o próprio valor do veículo.

Mas nem tudo está perdido, o que poucos sabem, é que problemas de câmbio automático, podem ser detectados através de um scanner.

Veja Também:

6 Defeitos Comuns nos Câmbios Dualogic

Solucione os Problemas Crônicos do Câmbio GM 6t30

Diagnósticos de Trancos no Câmbio Automático com o Scanner KTS Bosch

Para não perder tempo e dinheiro fazendo estudos sobre o que pode ser os trancos no seu carro, a Bosch tem um equipamento que mostra tudo isso para você.

Scanner Automotivo Bosch KTS 570
Scanner Automotivo Bosch KTS 570

Fonte: Pmmonline

O Doutor Carro, nesse vídeo, utiliza o “Scanner de Diagnóstico KTS 570, que é indicado para uma rápida identificação de falhas, com resultados seguros.

Com a tecnologia KTS, sua oficina estará bem equipada para atender aos requisitos atuais de diagnóstico veicular moderno.

Veja também o Scanner automotivo KTS 570 do canal Emerson GOLD CAR

O novo módulo KTS 540 foi aperfeiçoado no desempenho, conveniência e uso, principalmente na tecnologia automotiva que envolve sistemas eletrônicos complexos.”

Se o Scanner não apontar anomalias no sistema ainda existe outra possibilidade. Falta verificar se as peças instaladas no veículo são realmente para aplicação nele.

Veja Também:

O Renault Clio “morre” quando você engata a ré? Veja esse diagnóstico inesperado!

Motor Volkswagen EA111: Aprenda tudo sobre os diagnósticos & reparos

Peças Erradas atrapalhando o Diagnóstico

Muitas vezes, não adianta levar a peça antiga em uma autopeças e pedir outra igual, achando que é compatível. Possivelmente ela vai funcionar no início mas se há uma especificação diferente, pode apresentar problemas a curto prazo como os parceiros do Doutor Carro mostram no vídeo acima.

Filtro de óleo lubrificante
Filtro de óleo lubrificante

Fonte: Planeta Duas Rodas

Todas as peças do seu carro tem um código feito pelo fabricante, e ele sabe exatamente para qual carro essa peça foi feita.

Quando uma peça é substituída, sem a verificação do código, ela pode apresentar falhas no sistema e nem o Scanner consegue diagnosticar, pois, muitas vezes, com o carro parado as peças funcionam mas não possuem capacidade total para executar a tarefa.

Não deixe de pesquisar no canal da peça os números compatíveis com o modelo e ano de seu veículo.

Trancos na transmissão Audi A3 e peças erradas atrapalhando o diagnóstico do canal DOUTOR CARRO

Crédito foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Anéis Sincronizadores
Coxins do Câmbio
Cãmbio Automático
Filtro de Óleo do Câmbio
Pistões
Homocinética
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica