Confira o procedimento correto para efetuar substituição da correia sincronizadora do motor Fiat 1.6 do Corsa Lunga de 106cv!
O motor Fiat 1.6 16 válvulas conta com sistema de correia dentada para o sincronismo do motor.
A correia dentada é responsável por sincronizar a rotação do eixo de comando de válvulas com a rotação do eixo virabrequim, garantindo que as válvulas abram e fechem no tempo correto, tanto para admissão quanto para exaustão.
Veja Também:
Importância da Correia Dentada Para o Sincronismo do Motor
A troca preventiva da correia dentada é uma das manutenções mais básicas de ser feita e deve ser realizada no tempo pré determinado pelo fabricante, confira abaixo o procedimento correto para a troca da correia dentada do Fiat 1.6 16v.
Confira abaixo o procedimento correto para a troca da correia dentada do Motor Fiat 1.6 16 Válvulas
- Retirar as velas de ignição de todos os cilindros do motor utilizando a ferramenta A-20134-1
- Retire a bobina de ignição para ter acesso a parte posterior do comando de válvulas
- Remova as correias auxiliares
- Desaperte os parafusos de fixação do compressor do ar condicionado
- Em seguida desaperte os parafusos do suporte do esticador
- Desaperte a contraporca e em seguida o parafuso de ajuste do esticador, permitindo a remoção da correia
Fonte: Youtube
Correia do Alternador e Bomba D’água
- Desaperte os parafusos de fixação do suporte do esticador
- Desaperte a contraporca do parafuso do ajuste de tensão, e libere o próprio parafuso para permitir a remoção
- Identifique as referencias para o posicionamento da arvore manivela
- Tampa da Correia dentada
- Sensor de rotação
- Na face externa da polia encontra-se as referências móveis (2 pontos)
- Alinhe ambos os pontos móveis com as referências fixas
- Retire a proteção da correia dentada expondo as engrenagens dos comandos e do tensor
- Instale o suporte para fixação do relógio comparador no orifíco da vela do primeiro cilindro (removida préviamente) utilizando a ferramenta 1860895000
- Fixe o relógio comparador no suporte observando o movimento livre do seu ponteiro
- Desloque a árvore manivela alguns graus no sentido anti horário e gire cuidadosamente no sentido horário até que o ponteiro do relógio inverta seu movimento (PMS – Ponto morto superior)
- Acople a ferramenta de fixação do volante para bloquear a árvore de manivelas (ferramenta: 1860846000)
- Retire as duas tampas posteriores dos cabeçotes superiores permitindo visualisar os comandos de válvulas (cada um deles possui um rasgo)
- As ferramentas de posição dos comandos possuem um resalto que se encaixam perfeitamente nos rasgos do eixo de comando de válvulas
- Tanto os resaltos das tampas quanto os rasgos dos eixos devem coincidir perfeitamente, podendo ser acopladas com as mãos. Guie-se pelo pequeno corte na posição inferior que identifica a posição correta de acoplamento
- Aperte os parafusos de fixação das ferramentas de forma a impedir a rotação dos eixos usando a ferramenta 1860874001
Fonte: Youtube
Veja Também:
Fiat Tempra: O Primeiro Sedan Turbo do Brasil!
Caso os Rasgos não Coincidam, Realize o Procedimento Abaixo
- Retire a ferramenta de fixação do volante do motor
- Dê uma volta completa na árvore manivela, retornando ao ponto zero do relógio
- Bloqueie novamente o volante
- Após este procedimento a ferramenta de posicionamento deve encaixar-se perfeitamente
Fonte: Youtube
Voltando ao Procedimento
- Retire a polia da árvore de manivelas
- Desaperte a porca de fixação do tensor, apenas o suficiente para o movimento do tensor, evitando que salte do pino guia
- Remova a correia dentada
- Utilizando a ferramenta específica 1860831001 ou 1860885000 desaperte o parafuso de fixação da engrenagem do comando de válvulas de admissão
- Repita o procedimento para engrenagem do comando das válvulas de descarga
Instalação da Nova Correia
- A nova correia deve ser instalada no sentido anti-horário a partir da engrenagem da árvore de manivelas
- Gire as engrenagens do comando no sentido horário eliminando a folga entre o rasgo e a chaveta antes de acoplar a correia
- O procedimento se completa com o encaixe final no tensor
- Ajuste por fim todo perfil da correia, de forma que se mantenha dentro dos limites da largura das engrenagens
Fonte: Youtube
Tensionamento da Correia
- Remova o parafuso acima do tensor do lado esquerdo
- Instale a ferramenta de tensionamento 1860876000 com a extremidade roscada no orifício do parafuso
- A extremidade com um pino deve ser inserida no orifício do suporte do tensor
- Com auxílio de uma chave de boca 17mm aplique um torque no sentido anti- horário até o curso máximo do tensor – identificado pela posição do ponto em relação ao ponteiro fixo
- Aperte a porca de fixação do tensor
- Bloqueie as engrenagens dos comandos de válvulas travando os parafusos com um torque de 120 N.m
- Instale a polia da árvore de manivelas e trave a porca aplicando um torque de 190 N.m
- Remova as ferramentas de posicionamento dos comandos e de fixação do volante do motor
- Gire a árvore de manivelas cuidadosamente no sentido horário evitando retrocesso
- Após duas voltas completas posicione novamente os êmbolos 1 e 4 no ponto morto superior observando a referência zero no relógio comparador
- Desaperte cuidadosamente a porca de fixação do tensor, evitando seu deslocamento por meio da ferramenta de tensionamento
- Libere lentamente o tensor, permitindo que retorne até que o ponto de referência fique alinhado com o ponteiro fixo
- Trave a porca do tensor aplicando um torque de 25 N.m
Fonte: Youtube
Veja Também:
Fiat Marea: 5 Coisas Que Todo Proprietário Tem a Obrigação de Saber!
Passo a Passo Para Retífica dos Motores Fiat Fire
Caso Ultrapasse o Ponto de Referência
- Repita todo o procedimento de tensionamento
Sincronismo
- Verifique novamente o sincronismo do motor instalando as ferramentas de posicionamento dos comandos de válvulas
- Caso esteja correto, retire as ferramentas e instale todos os componentes na ordem inversa à desmontagem
- Verifique a tensão da correia auxiliar utilizando a ferramenta específica – Este procedimento deve ser realizado em todas as correias auxiliares de todos os motores
Confira no vídeo abaixo a realização do procedimento listado acima.
Troca Correia Dentada Motor Torq 1.6 16v do canal Canal Do Possante
Crédito da foto de capa: Ipo Cars
Crédito da matéria: Canal Do Possante
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Correias
Polias
Pistões
Carburador
Escapamento