Troca da Correia Dentada do motor Fiat 1.6 16V

Motor Fiat 1.6

Confira o procedimento correto para efetuar substituição da correia sincronizadora do motor Fiat 1.6 do Corsa Lunga de 106cv!

O motor Fiat 1.6 16 válvulas conta com sistema de correia dentada para o sincronismo do motor.

A correia dentada é responsável por sincronizar a rotação do eixo de comando de válvulas com a rotação do eixo virabrequim, garantindo que as válvulas abram e fechem no tempo correto, tanto para admissão quanto para exaustão.

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A troca preventiva da correia dentada é uma das manutenções mais básicas de ser feita e deve ser realizada no tempo pré determinado pelo fabricante, confira abaixo o procedimento correto para a troca da correia dentada do Fiat 1.6 16v.

Confira abaixo o procedimento correto para a troca da correia dentada do Motor Fiat 1.6 16 Válvulas

  1. Retirar as velas de ignição de todos os cilindros do motor utilizando a ferramenta A-20134-1
  2. Retire a bobina de ignição para ter acesso a parte posterior do comando de válvulas
  3. Remova as correias auxiliares
  4. Desaperte os parafusos de fixação do compressor do ar condicionado
  5. Em seguida desaperte os parafusos do suporte do esticador
  6. Desaperte a contraporca e em seguida o parafuso de ajuste do esticador, permitindo a remoção da correia
Procedimento: 1ª Fase
Procedimento: 1ª Fase

Fonte: Youtube

Correia do Alternador e Bomba D’água

  1. Desaperte os parafusos de fixação do suporte do esticador
  2. Desaperte a contraporca do parafuso do ajuste de tensão, e libere o próprio parafuso para permitir a remoção
  3. Identifique as referencias para o posicionamento da arvore manivela
    1. Tampa da Correia dentada
    2. Sensor de rotação
  4. Na face externa da polia encontra-se as referências móveis (2 pontos)
    1. Alinhe ambos os pontos móveis com as referências fixas
  5. Retire a proteção da correia dentada expondo as engrenagens dos comandos e do tensor
  6. Instale o suporte para fixação do relógio comparador no orifíco da vela do primeiro cilindro (removida préviamente) utilizando a ferramenta 1860895000
  7. Fixe o relógio comparador no suporte observando o movimento livre do seu ponteiro
  8. Desloque a árvore manivela alguns graus no sentido anti horário e gire cuidadosamente no sentido horário até que o ponteiro do relógio inverta seu movimento (PMS – Ponto morto superior)
  9. Acople a ferramenta de fixação do volante para bloquear a árvore de manivelas (ferramenta: 1860846000)
  10. Retire as duas tampas posteriores dos cabeçotes superiores permitindo visualisar os comandos de válvulas (cada um deles possui um rasgo)
  11. As ferramentas de posição dos comandos possuem um resalto que se encaixam perfeitamente nos rasgos do eixo de comando de válvulas
  12. Tanto os resaltos das tampas quanto os rasgos dos eixos devem coincidir perfeitamente, podendo ser acopladas com as mãos. Guie-se pelo pequeno corte na posição inferior que identifica a posição correta de acoplamento
  13. Aperte os parafusos de fixação das ferramentas de forma a impedir a rotação dos eixos usando a ferramenta 1860874001
Procedimento: 2ª Fase
Procedimento: 2ª Fase

Fonte: Youtube

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Caso os Rasgos não Coincidam, Realize o Procedimento Abaixo

  1. Retire a ferramenta de fixação do volante do motor
  2. Dê uma volta completa na árvore manivela, retornando ao ponto zero do relógio
  3. Bloqueie novamente o volante
  4. Após este procedimento a ferramenta de posicionamento deve encaixar-se perfeitamente
Procedimento: 3ª Fase
Procedimento: 3ª Fase

Fonte: Youtube

Voltando ao Procedimento

  1. Retire a polia da árvore de manivelas
  2. Desaperte a porca de fixação do tensor, apenas o suficiente para o movimento do tensor, evitando que salte do pino guia
  3. Remova a correia dentada
  4. Utilizando a ferramenta específica 1860831001 ou 1860885000 desaperte o parafuso de fixação da engrenagem do comando de válvulas de admissão
  5. Repita o procedimento para engrenagem do comando das válvulas de descarga

Instalação da Nova Correia

  1. A nova correia deve ser instalada no sentido anti-horário a partir da engrenagem da árvore de manivelas
  2. Gire as engrenagens do comando no sentido horário eliminando a folga entre o rasgo e a chaveta antes de acoplar a correia
  3. O procedimento se completa com o encaixe final no tensor
  4. Ajuste por fim todo perfil da correia, de forma que se mantenha dentro dos limites da largura das engrenagens
Procedimento: 4ª Fase
Procedimento: 4ª Fase

Fonte: Youtube

Tensionamento da Correia

  1. Remova o parafuso acima do tensor do lado esquerdo
  2. Instale a ferramenta de tensionamento 1860876000 com a extremidade roscada no orifício do parafuso
  3. A extremidade com um pino deve ser inserida no orifício do suporte do tensor
  4. Com auxílio de uma chave de boca 17mm aplique um torque no sentido anti- horário até o curso máximo do tensor – identificado pela posição do ponto em relação ao ponteiro fixo
  5. Aperte a porca de fixação do tensor
  6. Bloqueie as engrenagens dos comandos de válvulas travando os parafusos com um torque de 120 N.m
  7. Instale a polia da árvore de manivelas e trave a porca aplicando um torque de 190 N.m
  8. Remova as ferramentas de posicionamento dos comandos e de fixação do volante do motor
  9. Gire a árvore de manivelas cuidadosamente no sentido horário evitando retrocesso
  10. Após duas voltas completas posicione novamente os êmbolos 1 e 4 no ponto morto superior observando a referência zero no relógio comparador
  11. Desaperte cuidadosamente a porca de fixação do tensor, evitando seu deslocamento por meio da ferramenta de tensionamento
  12. Libere lentamente o tensor, permitindo que retorne até que o ponto de referência fique alinhado com o ponteiro fixo
  13. Trave a porca do tensor aplicando um torque de 25 N.m
Procedimento: 5ª Fase
Procedimento: 5ª Fase

Fonte: Youtube

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Caso Ultrapasse o Ponto de Referência

  1. Repita todo o procedimento de tensionamento

Sincronismo

  1. Verifique novamente o sincronismo do motor instalando as ferramentas de posicionamento dos comandos de válvulas
  2. Caso esteja correto, retire as ferramentas e instale todos os componentes na ordem inversa à desmontagem
  3. Verifique a tensão da correia auxiliar utilizando a ferramenta específica – Este procedimento deve ser realizado em todas as correias auxiliares de todos os motores

Confira no vídeo abaixo a realização do procedimento listado acima.

Troca Correia Dentada Motor Torq 1.6 16v do canal Canal Do Possante

Crédito da foto de capa: Ipo Cars

Crédito da matéria: Canal Do Possante

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