Pastilhas de freio: metálica, orgânica ou cerâmica? Veja a diferença!

Tudo sobre pastilhas de freio

Confira tudo o que você precisa saber a respeito das pastilhas de freio! Veja Também o procedimento para a troca da pastilha de freio.

No sistema de freio, os componentes que mais sofrem impactos e são mais solicitados tanto termicamente quanto estruturalmente é a pastilha de freio.

Pastilha de freio
Pastilha de Freio

Fonte: Shutterstock

As pastilhas de freio são responsáveis por entrar em contato com o disco de freio e a partir da pressão de contato entre a pastilha e o disco gerar uma força de atrito suficiente a fim de parar o veículo.

Veja Mais Matérias da FRAS-LE:

Tipos de Pastilha de Freio: Saiba Qual á a Diferença Entre Elas

Saiba Qual o Fluido de Freio Adequado Para Cada Veículo

Freio Hidráulico: Como Funciona e Como Diagnosticar Falhas

A pastilha de freio é composta por 4 itens:

  • Material para atrito: partículas metálicas, resinas e fibras sintéticas
  • Base: Material com alta resistência mecânica, normalmente aço, para fixação da pastilha na pinça
  • Ranhuras: Pequenas frestas feitas durante a usinagem no material de atrito
  • Chanfros: Servem para diminuir o atrito e a trepidação quando o freio é acionado

A vida útil de uma pastilha de freio pode variar dependendo do tipo e condições de uso, algumas formas de saber quando trocar as pastilhas ou verificar o sistema de freio são:

  • Ruídos durante a freagem
  • Trepidação no pedal de freio
  • Luz de freio acesa no painel do veículo
  • Veículo for usado por mais de 30.000 e 40.000 km

Há três tipos de pastilha: Orgânica, Cerâmica e Metálica, confira cada uma delas a seguir.

Pastilha Orgânica

No início as pastilhas de freio eram feitas com amianto, ou asbesto, materiais não tão resistentes porém com fácil dissipação de calor, isolante, incombustível e durável.

O pó residual do uso do sistema de freio é tóxico e pode gerar problemas para a saúde, devido a isso as pastilhas atuais são menos resistentes e duras mas feitas com materiais menos poluentes e tóxicos.

Pastilha Orgânica
Pastilha Orgânica

Fonte: remmer

Devido sua resistência e dureza baixa, esta pastilha desgasta menos o disco de freio e produz menos ruídos que as demais.

Pastilha de Cerâmica

Feitas com fibras cerâmicas enchimentos não ferrosos e agentes de ligação, estas pastilhas possuem maior rendimento se comparado com as demais e para otimizar o sistema de freio, aconselha-se o uso de um disco também cerâmico, o pó produzido na freagem não é toxico.

Pastilha de Cerâmica
Pastilha de Cerâmica

Fonte: Quatro Rodas

Devido a tecnologia para fabricação, resistência e material usado para a confecção destas pastilhas o seu custo é alto.

Pastilha Metálica

Feitas com liga que mistura ferro, cobre, aço e grafite estas pastilhas são as mais usadas em veículos devido o seu preço, durabilidade e performance.

Apesar de uma resistência mecânica e dureza alta, as pastilhas metálicas não são resistentes ao estresse das frenagens se comparadas com as pastilhas cerâmicas.

Pastilha de Freio Metálica
Pastilha de Freio Metálica

Fonte: Fras-le

Estas pastilhas tem um maior rendimento quanto maior for a temperatura, ou seja, em dias mais frios tendem a levar mais espaço e tempo para parar o veículo, porém são as pastilhas com melhor custo benefício do mercado.

Confira nos vídeos abaixo como realizar a troca das pastilhas de freio de linha leve e pesado.

Troca de Pastilha de Freio de Linha Leve Fras-le

Troca de Pastilha de Freio de Linha Pesada Fras-le

Crédito da foto de capa do blog: Shutterstock

Crédito da matéria: Fras-Le

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Pastilha de Freio
Lonas de Freio
Tambor de Freio
Disco de Freio

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica