Confira tudo o que você precisa saber a respeito das pastilhas de freio! Veja Também o procedimento para a troca da pastilha de freio.
No sistema de freio, os componentes que mais sofrem impactos e são mais solicitados tanto termicamente quanto estruturalmente é a pastilha de freio.
Fonte: Shutterstock
As pastilhas de freio são responsáveis por entrar em contato com o disco de freio e a partir da pressão de contato entre a pastilha e o disco gerar uma força de atrito suficiente a fim de parar o veículo.
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A pastilha de freio é composta por 4 itens:
- Material para atrito: partículas metálicas, resinas e fibras sintéticas
- Base: Material com alta resistência mecânica, normalmente aço, para fixação da pastilha na pinça
- Ranhuras: Pequenas frestas feitas durante a usinagem no material de atrito
- Chanfros: Servem para diminuir o atrito e a trepidação quando o freio é acionado
A vida útil de uma pastilha de freio pode variar dependendo do tipo e condições de uso, algumas formas de saber quando trocar as pastilhas ou verificar o sistema de freio são:
- Ruídos durante a freagem
- Trepidação no pedal de freio
- Luz de freio acesa no painel do veículo
- Veículo for usado por mais de 30.000 e 40.000 km
Há três tipos de pastilha: Orgânica, Cerâmica e Metálica, confira cada uma delas a seguir.
Pastilha Orgânica
No início as pastilhas de freio eram feitas com amianto, ou asbesto, materiais não tão resistentes porém com fácil dissipação de calor, isolante, incombustível e durável.
O pó residual do uso do sistema de freio é tóxico e pode gerar problemas para a saúde, devido a isso as pastilhas atuais são menos resistentes e duras mas feitas com materiais menos poluentes e tóxicos.
Fonte: remmer
Devido sua resistência e dureza baixa, esta pastilha desgasta menos o disco de freio e produz menos ruídos que as demais.
Pastilha de Cerâmica
Feitas com fibras cerâmicas enchimentos não ferrosos e agentes de ligação, estas pastilhas possuem maior rendimento se comparado com as demais e para otimizar o sistema de freio, aconselha-se o uso de um disco também cerâmico, o pó produzido na freagem não é toxico.
Fonte: Quatro Rodas
Devido a tecnologia para fabricação, resistência e material usado para a confecção destas pastilhas o seu custo é alto.
Pastilha Metálica
Feitas com liga que mistura ferro, cobre, aço e grafite estas pastilhas são as mais usadas em veículos devido o seu preço, durabilidade e performance.
Apesar de uma resistência mecânica e dureza alta, as pastilhas metálicas não são resistentes ao estresse das frenagens se comparadas com as pastilhas cerâmicas.
Fonte: Fras-le
Estas pastilhas tem um maior rendimento quanto maior for a temperatura, ou seja, em dias mais frios tendem a levar mais espaço e tempo para parar o veículo, porém são as pastilhas com melhor custo benefício do mercado.
Confira nos vídeos abaixo como realizar a troca das pastilhas de freio de linha leve e pesado.
Troca de Pastilha de Freio de Linha Leve Fras-le
Troca de Pastilha de Freio de Linha Pesada Fras-le
Crédito da foto de capa do blog: Shutterstock
Crédito da matéria: Fras-Le
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