Realizar a desmontagem, ajuste, regulagem e a instalação correta do tambor de freio é fundamental para a qualidade da frenagem e preservação das peças!
É preciso muita atenção para realizar a troca do tambor e regular a sapata de freio traseiro, evitando assim o desgaste prematuro ou mesmo uma quebra de componentes do freio a tambor.
Recomendações técnicas do tambor de freio Fremax!
Freio a Tambor
Fonte: FREMAX
É preciso muita atenção para realizar a troca do tambor e regular a sapata de freio traseiro, evitando assim o desgaste prematuro ou mesmo uma quebra de componentes do freio a tambor.
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Fique atento, e identifique se existe ovalização, desgaste irregular da peça, marcas profundas ou até mesmo, trincas e amassamentos
DICA: não recomenda-se instalar lonas ou sapatas novas em superfícies irregulares da pista de frenagem do tambor. Caso a pista de frenagem do tambor esteja irregular, realize a retífica se a medida limite ainda permitir. Caso apresente desgaste acima da média, realize a substituição da peça.
Fonte: FREMAX
ETAPA 2: analise as condições das lonas de freio, verificando se existe desgaste, trincas, vitrificação, contaminação por graxa e/ou líquido de freio.
Confira se existe empenamento, deformação e a oxidação das sapatas.
DICA: nas revisões dos freios a disco dianteiros entre 25 e 30 mil quilômetros, verifique também as lonas de freio a tambor. A cada duas trocas de pastilhas e discos dianteiros, realize a substituição das lonas traseiras se for necessário.
Defeito Tambor de Freio
Fonte: FREMAX
ETAPA 3: inspecione vazamentos ou emperramento dos pistões nos cilindros de roda e se o sangrador não está quebrado ou entupido.
Fonte: FREMAX
DICA: Analise o cilindro, veja se está instalado com a aplicação correta, de acordo com a medida do diâmetro dos pistões. Se constatar que a medida está fora do padrão, a reutilização do componente comprometerá a segurança da frenagem. Sempre que substituir os cilindros de roda, observe a medida recomendada para o projeto de freio do carro no qual está sendo feita a manutenção”
ETAPA 4: todos os projetos de freio a tambor são equipados com sistema de regulagem manual ou automática. É fundamental a inspeção do funcionamento desses sistemas.
As molas de retração das sapatas devem estar com boa pressão e sem oxidação.
Verifique o acionamento do freio de estacionamento, os flexíveis e a tubulação.
DICAS:
- A limpeza do sistema deverá ser feita somente com água e detergente neutro. Nunca utilize produtos derivados de petróleo.
- Faça a montagem do sistema de freio a tambor sempre na sequência inversa da desmontagem.
- Lubrifique os pontos de contato entre sapata e espelho para evitar ruídos, nunca utilize graxa comum ou de rolamento.
- Existem diversos projetos de freio a tambor, por isso nunca desmonte os dois lados ao mesmo tempo para não perder o esquema de montagem e acarretar dificuldades de montagem.
- A pré regulagem do sistema, após a sua montagem deve ser feita no conjunto regulador do sistema e nunca no cabo do freio. Ao regular corretamente, regula-se o curso (altura) da alavanca do freio de estacionamento.
Fonte: FREMAX
Regulador da Sapata de Freio!
Para garantir que as sapatas de freio funcionem corretamente, elas precisam estar próximas ao tambor.
Caso as lonas se afastem demais, o pistão vai precisar de muito mais fluido para conseguir suprir a distância, ocasionando desconforto ao motorista pois ele terá de pressionar o pedal de freio além do necessário.
Fonte: Páginas Amarelas BR
O desgaste das lonas é responsável por aumentar o espaço entre as sapatas do rotor.
Quando o veículo se locomove para trás, exerce uma força maior que o de costume da sapata contra o rotor, a alavanca e a engrenagem de regulagem se movem avançando um dente.
Essa regulagem possui uma rosca semelhante a um parafuso, ela se desloca na medida em que haja a necessidade de preencher a folga.
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Este tipo de ação ocorre para tentar minimizar a distância da sapata com o tambor quando elas se desgastam.
A catraca de regulagem que se encontra no sistema de freio, permite que o pedal se mantenha sempre regulado e alto, porém se uma das travas dessa catraca sofrer avarias ela não conseguirá cumprir com seu papel.
Como Regular as Sapatas do Freio Traseiro do Carro? Canal Santos
Créditos do texto: Fremax e Carro de Garagem
Crédito da capa do Blog: Shutterstock
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