Com 76 cv e 9,6 kgfm de Torque, o polêmico motor do Gol 1.0 16V teve até versão turbo e equipou os modelos da Volkswagen no ínicio dos anos 2000
No mercado brasileiro, sempre foi bem comum que os veículos utilizassem motores de 8 válvulas, porém, o Gol 1.0 mudou esse paradigma.
Na década de 90, as montadoras começaram a apostar em tecnologia e inseriram mais 8 válvulas ao cabeçote.
O que criava os polêmicos motores de 16 válvulas, com bom desempenho em altas rotações mas “fraco” em baixas.
Veja Também:
Montagem do bloco do VW Gol 1.0 8v
Gol G5 falhando? Saiba o Porquê!
Algumas montadoras até foram mais ousadas, como a fiat e seu motor Fivetech de 20 válvulas.
Visando inovação, a Volkswagen adotou o motor 1.0 16V aos seus veículos no final da década de 90 e início dos anos 2000.
Por muitos, considerado problemático por conta do custo de manutenção, o motor marcou época.
No vídeos deste post, selecionamos o conteúdo do canal Power Hot Serviços Automotivos.
Ele mostra onde são indicados ok pontos importantes para realizar a troca da correia dentada e o perfeito sincronismo do sistema.
Veja conosco!
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Turbinas
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento