Confira um pouco mais sobre a importância das pastilhas de freio, sua composição e os principais problemas que o motorista pode ter!
O sistema de freios a disco com pastilhas foram desenvolvidos desde o século XIX e sua aplicação mostrou bons resultados em veículos comparando ao sistema de tambor e sapatas.
Fonte: Canal da Peça
Gerando atrito de forma uniforme e dispersando o calor com mais eficiência, as pastilhas de freio receberam diversos compostos e melhorias em sua construção ao logo dos anos. Confira a seguir a composição de uma pastilha de freio.
Composição das pastilhas de freio
- Material de Atrito: é composto basicamente de resinas, fibras sintéticas e partículas metálicas.
- Calço ou Base: aço de elevada resistência mecânica, alguns modelos apresentam uma chapa amortecedora, melhorando o conforto.
- Ranhuras: Sulcos no material de atrito: indicam desgastes; melhoram seu arrefecimento e frequências de vibração.
- Chanfros: Presentes no material de atrito, para preservar o conforto quanto ao acionamento e ruído.
As pastilhas de freio são os primeiros itens do sistema de freio a disco a se desgastar, isso por conta do material utilizado para performance da frenagem.
Veja abaixo uma série de sintomas que os freios apresentam e indicam problemas com pastilhas de freios e discos.
Principais problemas
Sintomas:
- Ruídos agudos
- Trepidação quando acionado o freio;
- Perda de performance do freio
- Curso elevado do pedal de freio, ou acionamento pesado
- Advertência no painel para indicadores de desgaste eletrônico
Indicadores de desgaste
Fonte: Nakata
Mecânico: quando o material de atrito é desgastado no limite da sua espessura de segurança, o indicador de desgaste (lâmina), preso a pastilha, entra em contato com o disco, produzindo um som agudo, indicando a substituição.
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Eletrônico: alguns sistemas possuem um sensor eletrônico na pastilha de freio. Quando a pastilha atinge seu limite seguro de desgaste, o contato com o disco de freio quando induz ao sinal, enviando um alerta para o painel do veículo.
Fonte: Nakata
Vida útil
A vida útil das pastilhas de freio pode variar de acordo com o uso do veículo (cidade, estrada e misto).
De forma geral, é recomendado substituir as pastilhas de freio a cada 35.000 km, porém é necessário realizar inspeções periódicas de 5.000 km a 7.000 km, assegurando seu perfeito funcionamento, uma vez que é um item de segurança, e lembrando que pastilhas desgastadas acima do especificado, podem danificar o disco de freio.
* Consulte o Catálogo do Fabricante do seu veículo
Pastilha de freio: Composição, cuidados e correta manutenção Canal CTTi LAB
Saiba o porquê é importante utilizar de forma moderada as pastilhas de freio após a troca
Segundo a Nakata, é comum que logo após a troca das pastilhas haja algum incômodo, e isso pode ocorrer por diversos fatores:
- Assentamento irregular entre disco e pastilha
- Nos primeiros 500 km as pastilhas devem ser utilizadas de forma moderada até ocorrer o assentamento das pastilhas.
- Verifique o estado do disco antes de realizar a troca das pastilhas, pois caso o disco apresente desgaste dificulta o assentamento das partes.
Crédito: Nakata e CTTi LAB
Crédito da foto de capa do Blog: Blog da Dispemec
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