Tudo que você deve saber sobre pistão e biela!

biela e pistão

Sempre quis saber sobre pistão e biela? Tire suas dúvidas agora!

Muitos aficionados por veículos têm dúvidas sobre os tipos de pistão e biela, qual é o melhor, se é possível alterar a geometria do pistão. Com tanta tecnologia e opções no mercado de peças, customizá-las pode trazer benefícios ou pode estragar o motor.

Qual a função do pistão?

O pistão é a parte móvel do motor que é impulsionado pela expansão dos gases queimados, nessa combustão, a biela é uma “alavanca” que transfere a força para a árvore de manivelas.

Para mensurar a força que o pistão suporta o Fiat Palio de 1999 com seus 61 cv a 6.000 rpm gera uma força de 464 kgf em cada pistão (fonte: UFRGS).

Como é seu formato?

O pistão tem a forma de um copo cilíndrico invertido, sua superfície é direcionada para a câmara de combustão denominada fundo ou cabeça.

A parte média, chamada de corpo, possui dois orifícios circulares que possibilita sua fixação ao pé da biela por meio de um eixo em aço conhecido como pino do pistão, eixo do êmbolo ou passador.

Veja Também:

Você Conhece o o Motor Sem Pistão e Biela?

Motor Sem Pistão e Biela?

Sua posição é mantida dentro do pistão por meio de retentores adequados ou revestido de um material para que este eixo não se desloque pelo orifício desgastando e deteriorando o cilindro do motor.

Quais são os tipos?

Confira a seguir os diferentes tipos de pistões.

Pistões côncavos

Amplificam o efeito de indução gerado pelo sistema de escape e modificam a taxa de compressão da câmara, porque a concavidade adiciona volume à câmara de combustão, então para alcançar o volume menor é necessário reduzir a altura da câmara com ajuda de uma plaina.

Pistão Concavo.
Pistão Concavo

Fonte: Motorparts

Pistões planos

São neutros ou convencionais, tanto na questão de influência no fluxo quanto na variação da taxa de compressão estática.

A depender do perfil de comando, altura da câmara de combustão e diâmetro das válvulas, é necessário usinar cavas na cabeça do pistão. O intuito dessa modificação é evitar o choque entre as válvulas e o pistão.

Pistão Plano
Pistão Plano

Fonte: Afpracing

Pistões convexos

Possuem um domo que adentra à câmara. Devido a esta característica eles reduzem os efeitos da indução e elevam a taxa de compressão estática do motor.

As cavas para válvulas e vela são obrigatórias no caso destes pistões. Seu desenho também pode causar variação na queima.

Pistão Convexo
Pistão Convexo

Fonte: Venolia

O que são os anéis de segmento?

Além da tarefa de selar a câmara de combustão, os anéis de pistão também têm as funções de dissipar o calor que sobe da peça para a superfície do cilindro e de controlar o óleo.

Anéis de Segmento
Anéis de Segmento

Fonte: Spinellimotos

Como as temperaturas, pressões e velocidades rotacionais continuam a subir, os anéis de pistão estão sujeitos a cargas cada vez mais altas, o que gera uma demanda de ideias para reduzir o desgaste e o atrito, melhorar a vedação e aumentar a resistência à quebra.

Processo de fabricação Pistões para competição do canal Banzaaiii

O que é a biela?

A biela liga o pistão ao virabrequim, é composta de duas extremidades: pequena (pé) e grande (cabeça) e também do corpo.

Sendo o elemento que transmite força e movimento, ela está sujeita a estresse alternado e ao contínuo aumento do desempenho.

A tendência da fabricação das bielas, entretanto, vai na direção de componentes mais leves.

Biela
Biela

Fonte:kitretifica

O que é a bronzina?

A função principal de uma bronzina é apoiar as partes móveis, ao mesmo tempo em que absorvem e transferem forças. Mas os motores modernos exigem mais que isso.

A capacidade de carga deve ser melhorada, o desgaste e o atrito devem ser reduzidos a fim de atender aos atuais e futuros requisitos relacionados às emissões de CO2.

Veja Também:

Solução Completa Para os Tuchos dos Motores GM Batendo

O Que é e Como Funciona um Cabeçote?

Sistemas start-stop ou híbridos apresentam um desafio especial, já que o motor a combustão é frequentemente ligado e desligado.

Bronzinas
Bronzinas

Fonte:kitretifica

Especialmente durante o processo de partida, as bronzinas funcionam na faixa de atrito misto e devem suportar cargas particularmente altas.

Como funcionam os Pistões e Bielas Canal ALTARPM

Qual a diferença entre um pistão fundido e um forjado do canal IR Racing

Créditos de foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica