Saiba tudo sobre como fazer a correta manutenção de seus vidros elétricos de forma fácil, rápida e segura para que obtenha o melhor dos vidros elétricos!
A simples ação de abaixar um vidro do carro já foi mais complicada um dia, quando era preciso girar uma manivela. Porém hoje em dia é só apertar um botão, que não da trabalho nenhum.
Mas como nem tudo são flores, essa tecnologia veio com a necessidade de algumas manutenções específicas.
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Tal manutenção é essencial para que o sistema de vidros elétricos tenha uma grande vida útil, alguns testes dizem que a duração do sistema é de 30.000 subidas e 30.000 descidas, mas cuidados maiores podem aumentar essa durabilidade.
Fonte: Marcio Auto Vidros
A manutenção preventiva é fácil e pode sair muito mais em conta do que um reparo quando o sistema quebrar. Um exemplo é a troca do sistema por completo, que pode custar até R$ 2 mil.
Vidro não é brinquedo
Muitas crianças gostam de brincar com os vidros, fazendo eles subirem e descerem varias vezes seguidas, mas essa diversão pode sair muito caro.
A melhor coisa a se fazer é orientar as crianças de usar com moderação os vidros, somente quando for preciso além do mais, pressionar o botão por muito tempo pode até sobrecarregar o motor da máquina de vidro o que irá fazer o prejuízo ser bem maior.
Fonte: TG Centro Automotivo
Manutenção preventiva de vidros elétricos é chave para economia
O vidro pode apresentar dificuldades para deslizar com o tempo, e a provável causa disso é a exposição do carro ao sol, chuva e a poluição.
Isso acontece porque as canaletas flocadas, onde o vidro é encaixado, se ressecam e acumulam muita sujeira, fazendo com que a resistência ao deslizamento aumente e consequentemente o vidro vai se mover mais devagar.
Para se livrar desse tipo de problema, o ideal é usar lubrificante em spray à base e silicone para diminuir o esforço sobre o sistema devendo ser aplicado em toda a canaleta, a cada 5 a 7 meses.
Jogar ar comprimido na chave elétrica do sistema pode ajudar na facilidade de movimentação do vidro.
Fonte: RR CarDecors
Quando o reparo dos vidros elétricos é necessário
Se você ouvir estalos e ruídos procure uma oficina.
Lubrificar as roldanas da máquina de vidro também pode ajudar a resolver alguns problemas outros, todavia, podem ser mais complexos.
Os problemas mais comuns geralmente são no motor, no suporte plástico ou nos cabos de aço, em média, esses problemas aparecem depois de 7 anos de uso do carro.
Vale observar que componentes do sistema de vidro elétrico variam de carro para carro.
Existem 2 tipos de máquinas de vidro:
- Movidas a cabo de aço, que são as mais comuns
- Engrenagens com dentes de ferro
Nas máquinas movidas a cabo de aço, o desgaste normalmente se da no próprio cabo, que pode desfiar e até mesmo romper, o que causa a queda do vidro.
Já nas movidas a engrenagens, o uso prolongado pode causar a quebra dos dentes de ferro.
Fonte: Kitglass
É recomendado, nos dois sistemas, que seja feita a substituição de todo conjunto e não apenas de um dos componentes, por se tratar de um sistema delicado, o ideal é que o serviço seja feito por um profissional especializado.
Se a instalação for feita corretamente, evitará que defeitos futuros e infiltrações apareçam.
Veja o conserto da máquina de vidro elétrico do Golf II dianteira do canal DONIZETE397
Crédito foto de capa: Kitglass
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