Você sabe quais são as diferenças entre turbina monofluxo e pulsativa? Confira qual das duas desempenha melhor no motor do veículo e veja porque uma delas nem sempre pode ser usada
As turbinas do tipo monofluxo e também pulsativa, estão relacionadas com a “organização” do fluxo dos gases de escape por meio do coletor e turbocompressor.
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O sistema de turbina monofluxo é o sistema mais fácil de ser produzido, pois todos as saídas de escape das câmaras de combustão estão ligadas em um mesmo duto que conduz o fluxo de gases até a turbina.
Fonte: Luciano Preparação
Este sistema possui maior perda de carga se comparado ao sistema de turbina pulsativa. Isso acontece devido o volume que o gás gerado na exaustão precisa preencher no coletor para pressurizar a turbina. Dessa forma seu rendimento é menor em comparação ao sistema pulsativo.
Motores 4 cilindros possuem ordem e ciclo em pares – cilindros 1 e 4, cilindros 2 e 3 (Fonte: Wikipedia)
Já no caso do sistema pulsativo, o coletor da turbina é conectado na saída de escape de metade dos cilindros por tubo que leva até a turbina. No caso de um motor com 4 cilindros, são conectados o escape das câmaras dos cilindros 1 com 4 e 2 com 3, como apresentado na imagem abaixo:
Fonte: Luciano Preparação
Este sistema é mais eficiente em pressurizar a turbina, devido ao menor volume a ser preenchido pelos gases de escape, diminuindo o turbo lag do carro e aumentando a potência em baixas rotações do mesmo, ele pode variar dependendo do modelo de motor e ordem de ignição.
Confira no vídeo abaixo o conceito por trás destas duas tecnologias e qual delas possui o maior desempenho.
TURBINA MONOFLUXO x PULSATIVA – Como Funciona do canal ALTARPM
No caso do turbo pulsativo (carcaça quente da turbina e coletor divididos em dois), apesar dele ser mais eficiente pois divide o fluxo dos gases de acordo com a ordem de ignição e o ciclo do motor, ele precisa de números pares de cilindros para funcionar (4, 6, 8 cilindros). No caso de motores com 3 cilindros, como os novos 1.0 ou 5 cilindros, como motores Fivetech da Fiat ou o motor 2.5 do VW Jetta, não é usual o coletor pulsativo dividindo o coletor em números ímpares. Nesses casos de cilindros ímpares, o turbo e coletor utilizado é o monofluxo.
Funcionamento do motor 5 cilindros Audi/VW. Ordem de ignição não permite coletores e turbina pulsativos. (Fonte: Wikipedia)
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