Confira os 15 passos para a troca do platô da embreagem e evite a quebra do mesmo na hora da substituição deste componente!
A troca do disco de platô é uma tarefa à ser realizada com o máximo de cuidado por ser um dos componentes vitais do sistema de transmissão do veículo.
Sua função é unir o disco de embreagem ao volante do motor, formando o conjunto de embreagem do carro.

Fonte: Widmen
Ao pisar no pedal de embreagem, o platô alivia o disco de embreagem, desativando a união entre o motor e o câmbio.

Fonte: Canal da Peça
Ao soltar o pedal de embreagem o platô volta a pressionar o disco de embreagem e realiza a união, novamente, do motor ao câmbio.
A média de manutenção desta peça é de 60.000 km e trocado de acordo com o laudo realizado da peça e do conjunto da mesma.
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Na hora da manutenção é preciso ficar atento à detalhes caso seja necessário a troca do componente, para isso listamos o procedimento correto para troca do mesmo:
- Suspenda o veículo e retire as rodas traseiras/dianteiras (depende onde se encontra o motor do veículo);
- Remova o protetor de cárter (caso possua).
- Remova o coxim inferior: para esta tarefa o motor deve estar devidamente fixado em um suporte;
- Remova os parafusos e componentes necessários para a remoção do câmbio;
- Fixe os componentes soltos (caixa de direção, escapamento, etc);
- Retire o câmbio;
- Remova o conjunto: platô e disco de embreagem
- Troque as peças necessárias;
- Faça a retífica do volante do motor – sempre solicite ao responsável pela troca do conjunto esta tarefa, é uma das principais responsáveis pela quebra do platô;
- Monte o conjunto;
- Verifique a concentricidade do conjunto: Volante, platô e disco;
- Aperte os parafusos com o torque especificado pelo fabricante;
- Una as peças desmontadas para permitir a troca;
- Abasteça o reservatório com o fluido especificado pela fabricante do câmbio;
- Lubrifique os componentes para melhorar sua vida útil.

Fonte: Stilo Motores
Seguindo o passo a passo descrito acima, você não tem mais o risco de quebrar o platô da embreagem na hora de sua troca.
Confira nos vídeos a baixo o procedimento correto para a troca do sistema:
Veja o que acontece com a embreagem quando não se retifica o volante do motor do canal adelinomecanico
Veja o procedimento correto de uma instalação da embreagem LUK do canal adelinomecanico
Crédito da foto de capa: ECS Tuning
Crédito da matéria: O Mecânico, Dinamicar Pneus, Quatro Rodas
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