A autopeças Castro percebeu a importância da internet e, há um ano, decidiu se digitalizar. Saiba como a iniciativa mudou os negócios da loja
Um dos segredos para se manter no concorrido cenário varejista é levar a sério as tendências de mercado. Foi o que fez a autopeças Castro, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Há 60 anos na área de reposição, a fama na região, agora, poderá ir mais longe e alcançar o território nacional.
O motivo é simples: a internet tem sido utilizada como ferramenta extra para comercialização do estoque da loja. “Há um ano, decidimos criar um e-commerce próprio, porém, há alguns meses, conhecemos o Canal da Peça por intermédio de outros lojistas, e vimos que oferece uma estrutura diferente e benefícios exclusivos”, diz José Carlos Cabrera, responsável pela área de TI da Castro.
“Para nós, que estamos começando no mundo digital, o Canal da Peça é ótimo, pois já oferece divulgação nacional e fidelização de clientes.”
+ Uma loja virtual para chamar de sua
Desde que aderiram ao nosso Plano Profissional, há três meses, as vendas têm sido diárias, para todo o Brasil. “Vender para todos os estados brasileiros é um dos grandes diferenciais do Canal da Peça. Já fidelizamos até um cliente do nordeste”, afirma.
Comércio eletrônico em alta
A entrada da Castro na internet chega em um momento de ascensão no varejo virtual. De acordo com a 35ª edição da Webshoppers, o e-commerce no Brasil faturou, em 2016, R$ 44,4 bilhões. E mais: 48 milhões de consumidores compraram pela rede, pelo menos, uma vez neste período, representando alta de 22% em relação ao ano anterior.
Para Cabrera, a internet também traz mais agilidade e a certeza de encontrar o que procura. “Antigamente, existia meia dúzia de carros e o estoque de peças era muito menor. Era muito mais fácil encontrar os itens”, relembra.
“Hoje, todo ano é lançado um carro novo. Para o consumidor, fica muito mais simples encontrar o que precisa, sem ter de percorrer várias lojas quando não acha um produto.”
Para suportar mais peças, o ponto físico da Castro teve de ser ajustado. “No início, a loja tinha 200 m²; agora, mais de 2 mil m² e 30 funcionários. Hoje, temos mais de 40 mil itens cadastrados, 15 mil deles no Canal da Peça”, afirma.
Setor mais digital
Para Cabrera, que afirma que sua clientela é composta igualmente por mecânicos e consumidores finais, a análise da Cinau faz todo o sentido. “Quando o distribuidor não tem a peça, a internet é a solução”, diz.
Comunicação mais integrada
Não só as vendas são beneficiadas com a tecnologia. A comunicação também tem sentido o impacto dessa revolução digital, com as redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
“Usamos muito o WhatsApp para falar com os nossos clientes. Mecânicos, por exemplo, não têm tempo de ligar, então o aplicativo é uma solução”, diz ele, que também tira dúvidas com a gente através do aplicativo.
“Sempre que preciso de uma ajuda, mando uma mensagem e, em poucos minutos, já tenho a resposta. Os consultores do Canal da Peça são muito prestativos.”
Confira os benefícios do WhatsApp nos negócios
Com uma página também no Facebook, a autopeças Castro quer estar cada vez mais próxima dos clientes. “Sempre a alimentamos com vídeos e promoções. É importante termos um canal direto com os consumidores”, afirma Cabrera, que elogia a iniciativa do blog do Canal da Peça.
“Neste setor, quanto mais informações, melhor. Muitos prestadores se atualizam na internet, pois, hoje, é o principal meio de consulta.”
+ Leia mais: Uma nova possibilidade para os mecânicos
Canal da Peça na prática
Cabrera chega para trabalhar às 8h. A primeira tarefa a fazer é checar os e-mails e despachar os pedidos aprovados.
“O painel de controle é simples, assim como a planilha de estoque. Nunca tivemos dificuldade com as ferramentas”, diz. “Assim que o pedido é aprovado, preencho as informações da nota, coloco o endereço do cliente e imprimo a etiqueta. Bem fácil.”
+ Saiba mais sobre Planilha de Estoque
Apesar de oferecer todas as opções de entrega do Canal da Peça, como motoqueiros próprios e também terceirizados por nós, a chamada Entrega Turbo, os Correios ainda são os campeões. “Enviamos muito por lá e através da retirada no balcão”.
Conheça nossas opções de frete
De acordo com Cabrera, nossa parceria com as indústrias é outro diferencial. “Temos pouco trabalho para mandar o estoque, já que os fabricantes enviam todas as informações dos itens. O tratamento do cadastro da peça é excelente, só precisamos preencher o código do item na loja, quantidade e preço”, garante. “Mas queremos aderir ao API, para uma integração ainda mais rápida.”
Sem complicação
O profissional relembra um problema que teve com um cliente recentemente. “Cadastrei errado o código da peça e o cliente recebeu outro produto. Pedi para ele entrar em contato com o SAC do Canal da Peça, que, imediatamente, solucionou o caso”, comenta.
“O SAC me passou todas as instruções e enviou a etiqueta já preenchida. Ou seja, só reenviamos a peça certa. Não tivemos trabalho.”
Quando o assunto são cupons de desconto e frete grátis, benefícios oferecidos constantemente pelos fabricantes parceiros, o funcionário é direto: “Para nós, traz mais consumidores, sim. Quando tem um cupom, o cliente quer usá-lo. O lojista recebe integralmente, sem descontos, então é ótimo”.
Já sobre o recebimento, que é feito através do Moip, uma plataforma para pagamentos online, Cabrera também aprova. “O sistema é muito bom e seguro”, opina.
O futuro é digital
Funcionário da Castro há 26 anos, Cabrera pôde acompanhar, praticamente, todas as fases do varejo. “Antigamente, as vendas eram feitas apenas no balcão; depois, pelo telemarketing; e agora, online. Sem a internet, somos uma loja de bairro. Com a internet, temos divulgação nacional”, diz.
Para ele, a transformação digital no setor já começou. “Estamos todos nesse caminho: varejo, mecânicos e consumidores. Todos já têm um canal na internet. Os fabricantes entram com a digitalização do catálogo, que têm nos ajudado muito. Em um clique, consultamos uma peça”, afirma ele, que enxerga um futuro promissor para o setor.
“Nosso mercado ainda irá crescer muito na web e no âmbito digital. Temos muito para explorar em vendas e em compras”, complementa. No varejo, a internet é a chave para abrir portas antes intransponíveis.