Uno Turbo o Foguete da Fiat!

Uno Turbo: o carro que revolucionou a história dos motores no Brasil

O Uno tem uma história de peso dentro do território nacional e até mesmo mundial.

Conhecido por suas linhas retangulares aproveitando o máximo de espaço interno, e por ser um carro resistente voltado para o uso no dia a dia, recebe em 1994 um motor 1.4 com sistema de sobrealimentação.

Visual Novo por Fora e por Dentro do Carro

Além do motor, o carro recebeu um visual agressivo fazendo com que não passasse desapercebido, quando não reconhecido pelo ronco, poderia ser identificado facilmente pela sua carroceria.

Fiat Uno Turbo i.e.
Fiat Uno Turbo i.e.

Fonte: Gazeta do Povo

Seu exterior contava com spoilers integrados nos pára-choques, Fender nos para-lamas dianteiros e traseiros, rodas de liga leve e teto solar, tudo isso disponível nas cores preto, amarelo e vermelho.

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Internamente o Fiat Uno Turbo i.e. recebeu volante esportivo, bancos anatômicos mais baixos que os bancos do Fiat Uno, além de um painel que, infelizmente, poucos tiveram o gosto de ver.

Painel do Fiat Uno Turbo i.e.
Painel do Fiat Uno Turbo i.e.

Fonte: Quatro Rodas

O painel continha informações como: temperatura do motor e do óleo, pressão da turbina e do óleo, RPM, quantidade de combustível, porém a grande atração era o seu velocímetro que marcava até 240 km/h.

Tudo isso sem perder a classe italiana dos carros Fiat.

Números impressionantes!

O Uno Turbo veio para suceder os seus antepassados “R” sendo eles o 1.5 R, 1.6 R e o 1.6 R MPI.

Seu motor era de 1.4 Litros sobrealimentado com uma turbina T2 da Garret que fazia o “Uninho” alcançar números surpreendentes com os 116 cavalos gerados por este motor.

Motor Fiat Uno Turbo i.e.
Motor Fiat Uno Turbo i.e.

Fonte: Quatro Rodas

Um deles era a aceleração, fazendo de 0 a 100 Km/h em apenas 8,96 segundos desbancando os adversários de mercado de forma brutal e implacável.

Isso devido ao torque altíssimo que tinha após os 3.000 RPM quando a turbina entrava em ação, chegando a 17 mkgf a 3.500 RPM.

Melhorias na dirigibilidade

Outro fator importante que Fiat pensou ao desenvolver o uno foi abaixar a altura do centro de gravidade ficando 10 cm mais baixo que os modelos das versões convencionais.

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Sua suspensão foi reforçada, empregando o uso de amortecedores pressurizados, e para evitar a torção excessiva havia também uma barra reforçando a estrutura que era fixada entre as torres dos amortecedores dianteiros.

Para segurar esse canhãozinho um dos seus “irmãos” o Tempra cedeu os discos ventilados dianteiros e os tambores traseiros, junto o cilindro mestre para poder dar conta dos 116 cv que eram gerados no motor do Uno.

Fiat Uno Turbo i.e.
Fiat Uno Turbo i.e.

Fonte: Quatro Rodas

Esta versão do Uno foi disponibilizada de 1994 á 1996 com apenas 1.080 unidades fabricadas se tornando um marco da Fiat no Brasil

Veja Uno Turbo Vs. Uno 1.5 R do canal Renato Bellote

Crédito da imagem de capa: FullpowerTV
Crédito de matéria: Quatro Rodas

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