O sensor de rotação informa à central eletrônica as rotações do virabrequim e sua posição. Veja como testá-lo sem precisar de um equipamento caro.
Ele está fixado normalmente no bloco do motor. O sensor funciona por meio de um ciclo de fluxo magnético em frente a roda fônica (ou roda dentada). Ao girar, a roda passa pelo sensor e assim fornece o sinal de corrente alternada. Ele possui um imã permanente e bobina que compõe o indutor do sensor.
Quando a roda fônica está parada, o campo magnético fica estável e ao se movimentar, é gerado uma corrente com variação magnética.
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O sinal pode variar dependendo da distância em que o sensor fica da roda fônica e também do número de dentes que a roda possui, sendo o mais comum o uso da roda com 58 dentes.
Um dos sintomas comuns de problemas com sensor de rotação é a dificuldade de partida, devido a falha de sinal enviada para a central controlar a centelha para ligar o veículo.
Veja a seguir uma dica do canal Orágio Cursos Automotivos para testar o sensor de rotação com poucas ferramentas
Crédito da foto de capa do Blog: Garynevillegasm