Qual Vela de Ignição Usar em Um Motor Preparado?

Vela de ignição

Vela de ignição, você sabe qual usar em um carro com motor preparado? Confira!

Aprenda como escolher a vela de ignição certa para o seu motor, fria ou quente, isto depende muito do comportamento e o tipo de preparação feita em cada carro.

Inicialmente vamos entender como a vela é constituída por:

Componentes da Vela de Ignição
Componentes da Vela de Ignição

Fonte: NKG

A vela do tipo frio dissipa mais calor, resultando em um grau térmico maior. Já a vela do tipo quente dissipa menos calor e consequentemente o seu grau térmico é menor.

Como existem vários tipos de motores com maior ou menor carga térmica variando de cada fabricante, as velas variam a sua carga térmica.

Esquema Vela de ignição tipo quente e fria
Esquema Vela de Ignição Tipo Quente e Fria

Fonte: NGK

O tipo quente representado na figura acima (BP5ESP) trabalha a quente na superfície da câmara de combustão para queimar depósitos de carvão quando o veículo está em baixa velocidade.

Este tipo possui um longo percurso de dissipação de calor, que permite manter a vela com uma alta temperatura na ponta do isolador. A imagem exemplifica o dissipação térmica saindo da vela com as setas em vermelho.

Esquema vela de ignição tipo quente X tipo frio
Esquema vela de ignição tipo quente X tipo frio

Fonte: Apostila de Motores Universidade Presbítera

A do tipo fria trabalha mais fria como o próprio nome sugere, dissipando mais calor que a do tipo quente conforme a imagem anterior, pois o comprimento do eletrodo é menor.

É adequada aos regimes de alta solicitação do motor. Ela é mais utilizada nos motores de maior rendimento.

Motores a etanol utilizam velas frias e a gasolina geralmente utilizam velas quentes. A temperatura da vela de ignição no motor por centelhamento, seja a gasolina, álcool ou GLP, deve trabalhar numa faixa de temperatura entre 450ºC a 850ºC nas condições normais de uso.

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Portanto, a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance a temperatura média seja de 450ºC que é a temperatura de auto limpeza da vela, na ponta da ignífera (contato entre os dois eletrodos) em baixa velocidade e não ultrapassar 850ºC em rotação máxima do motor.

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Para motores com preparação leve, com chip, filtro de ar e escapamento esportivo, não necessita de troca de velas de ignição.

Mas se o motor for sobrealimentado ou se for aspirado para trabalhar com uma taxa de compressão e volume de admissão maiores em comparação com a original, pode dificultar a centelha ou dar queima antecipada da mistura.

Neste caso seria interessante trocar a vela por um vela mais fria de um grau maior.

Nota: O grau térmico da vela de ignição NGK é indicado pelo número central do código.

  • Número maior: tipo frio
  • Número menor: tipo quente
Exemplo de vela de ignição
Exemplo de vela de ignição

Fonte: Apostila de Motores Universidade Presbítera

Confira a matéria técnica das velas de ignição do canal BY LULA

Crédito da foto de capa: Shutterstock

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Créditos: Apostila de Motores Universidade Presbítera Mackenzie; Full Power ; NGK

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