Vela de ignição, você sabe qual usar em um carro com motor preparado? Confira!
Aprenda como escolher a vela de ignição certa para o seu motor, fria ou quente, isto depende muito do comportamento e o tipo de preparação feita em cada carro.
Inicialmente vamos entender como a vela é constituída por:
Fonte: NKG
A vela do tipo frio dissipa mais calor, resultando em um grau térmico maior. Já a vela do tipo quente dissipa menos calor e consequentemente o seu grau térmico é menor.
Como existem vários tipos de motores com maior ou menor carga térmica variando de cada fabricante, as velas variam a sua carga térmica.
Fonte: NGK
O tipo quente representado na figura acima (BP5ESP) trabalha a quente na superfície da câmara de combustão para queimar depósitos de carvão quando o veículo está em baixa velocidade.
Este tipo possui um longo percurso de dissipação de calor, que permite manter a vela com uma alta temperatura na ponta do isolador. A imagem exemplifica o dissipação térmica saindo da vela com as setas em vermelho.
Fonte: Apostila de Motores Universidade Presbítera
A do tipo fria trabalha mais fria como o próprio nome sugere, dissipando mais calor que a do tipo quente conforme a imagem anterior, pois o comprimento do eletrodo é menor.
É adequada aos regimes de alta solicitação do motor. Ela é mais utilizada nos motores de maior rendimento.
Motores a etanol utilizam velas frias e a gasolina geralmente utilizam velas quentes. A temperatura da vela de ignição no motor por centelhamento, seja a gasolina, álcool ou GLP, deve trabalhar numa faixa de temperatura entre 450ºC a 850ºC nas condições normais de uso.
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Portanto, a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance a temperatura média seja de 450ºC que é a temperatura de auto limpeza da vela, na ponta da ignífera (contato entre os dois eletrodos) em baixa velocidade e não ultrapassar 850ºC em rotação máxima do motor.
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Para motores com preparação leve, com chip, filtro de ar e escapamento esportivo, não necessita de troca de velas de ignição.
Mas se o motor for sobrealimentado ou se for aspirado para trabalhar com uma taxa de compressão e volume de admissão maiores em comparação com a original, pode dificultar a centelha ou dar queima antecipada da mistura.
Neste caso seria interessante trocar a vela por um vela mais fria de um grau maior.
Nota: O grau térmico da vela de ignição NGK é indicado pelo número central do código.
- Número maior: tipo frio
- Número menor: tipo quente
Fonte: Apostila de Motores Universidade Presbítera
Confira a matéria técnica das velas de ignição do canal BY LULA
Crédito da foto de capa: Shutterstock
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Créditos: Apostila de Motores Universidade Presbítera Mackenzie; Full Power ; NGK