Velas de ignição da Bosch: o compasso do motor

A vela de ignição é um dos componentes mais importantes de um veículo com motor a gasolina. Esta é responsável por colocar o motor em funcionamento, assegurando também um arranque seguro. Na verdade, esta é mesmo decisiva para o rendimento ideal e o funcionamento seguro do motor. Isto aplica-se em especial aos sistemas modernos de gestão do motor, em que as velas de ignição e o respetivo design têm vindo a ganhar cada vez mais relevo.

A tarefa da vela de ignição é assegurar uma combustão controlada do combustível no motor. Para isso, esta introduz na câmara de combustão alta tensão gerada pela bobina de ignição. Aqui, a mistura de ar/combustível densificada entra em ignição por intermédio da faísca elétrica que se forma entre os elétrodos.

Princípio aprovado em versão especial

O princípio da vela de ignição é genialmente simples e simplesmente genial. Através de um condutor isolado do motor é transmitido um impulso de alta tensão para um elétrodo e, a partir deste, salta uma faísca para um elétrodo de massa. A mistura entra em ignição precisamente com esta faísca.

As seguintes características determinam quais os requisitos que uma vela de ignição tem de cumprir: o tipo de construção, os materiais utilizados, bem como o processo de produção aplicado.

cta-bosch

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica