Virabrequim Cursado? Conheça Tudo Sobre Isso!

Virabrequim Cursado

Descubra o que é o virabrequim cursado e os motivos de serem tão utilizados em motos! Entenda os benefícios deste componente para o motor.

O virabrequim cursado consiste no aumento da relação RxL determinado pelo raio de giro entre a biela e o eixo virabrequim e o próprio comprimento da biela, apresentado na imagem abaixo.

Relação R x L do Virabrequim e Biela
Relação R x L do Virabrequim e Biela

Fonte: SPA Turbo

Esta relação em conjunto com o diâmetro do cilindro é quem determina o volume e a razão de compressão dos motores como na imagem abaixo.

Introdução a Motores a Pistão - Professora Cristiane Aparecida Martins - Engenharia Aeronáutica (Para Efeitos Didáticos Alterou-se Algumas Nomenclaturas na Imagem Acima)
Introdução a Motores a Pistão – Professora Cristiane Aparecida Martins – Engenharia Aeronáutica (Para Efeitos Didáticos Alterou-se Algumas Nomenclaturas na Imagem Acima)

Fonte: SlidePlayer

Como apresentado acima, a razão de compressão do motor se dá a partir do cálculo (RC) que tem como variáveis o volume livre do cilindro (VL) e o volume deslocado (VD), que nada mais é o cálculo de ambos os volumes.

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Como apresentado, é possível analisar que a compressão depende diretamente da relação RxL entre o virabrequim e biela pois tanto o volume livre quanto o volume deslocado dependem diretamente de S = 2*R.

Influência de Cada Geometria Para Cálculo do Motor
Influência de Cada Geometria Para Cálculo do Motor

Fonte: CarThrottle

Desta forma, o virabrequim cursado é calculado utilizando as equações, acima apresentadas, e consiste em apenas aumentar o valor de “R” que corresponde ao raio de giro na biela manivela.

O aumento do raio de giro do virabrequim faz com que a taxa de compressão, volume deslocado e até mesmo a cilindrada do motor aumentem entregando mais potência e até mesmo mais torque para o veículo.

Confira no vídeo abaixo a diferença entre o virabrequim cursado e o virabrequim sem nenhum processo de modificação.

Virabrequim cursado do canal MF Preparações

Crédito da foto de capa: CarThrottle

Crédito da matéria: Retífica Mundial, SPA Turbo

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