Há dois tipos de virabrequim no caso dos motores V8 e a construção dele é responsável pela diferença de comportamento desses motores. Confira!
Vocês já ouviram o ronco de um motor V8 americano e de um V8 italiano? A diferença entre um V8 Chevrolet e um V8 BMW está em sua construção.
A principal função do virabrequim é fornecer o curso dos pistões ligados a ele por meio das bielas, porém o ângulo do moente, onde vão presas as bielas pode ser de dois tipos: cruzado ou plano.
V8 Chevrolet 327 smalblock. Utiliza virabrequim cruzado, veja a construção do coletor dimensionado.
Virabrequim cruzado
Os motores V8 que utilizam virabrequim cruzado usam dois pinos de manivela construídos em 90º em relação ao seguinte, ou seja, a posição do primeiro e do último pistão é diferente, nesse caso, podemos perceber uma vibração constante, onde é necessário a aplicação de contrapesos.
Os contrapesos são necessários para anular a inércia da rotação do motor e por conta dos contrapesos, o motor é mais alto, mudando seu centro de gravidade em relação ao V8 de virabrequim plano.
Ordem de ignição de um motor com virabrequim cruzado
No caso do V8 de virabrequim cruzado, há algumas ordens de ignição possíveis que são usadas com mais frequência: 1-8-4-3-6-5-7-2, 1-8-7-3-6-5-4-2, 1-8-7-2-6-5-4-3 e 1-5-4-3-6-8-7-2. Nesse caso, há também a construção complicada do coletor de escape se o desejo é performance.
V8 da Ferrari F40 utiliza virabrequim plano para giros mais altos. Repare no coletor de escape como é semelhante ao de um quatro cilindros.
Virabrequim plano
Os motores V8 de alto desempenho que foram desenvolvidos para gerar potência a altos giros do motor, como um motor Cosworth, Ferrari ou no Porsche 918, utilizam a construção plana. Nessa construção, os pinos de manivela estão no mesmo plano.
A posição do primeiro e do último pistão é sempre a mesma, conferindo equilíbrio. Isso acaba caracterizando o som do motor como de um par de motores quatro cilindros em funcionamento, pois a ordem de ignição é semelhante.
Ordem de ignição de um motor V8 com virabrequim plano
Mas por que um motor V8 com virabrequim plano consegue operar em um maior regime de rotações? Porque não usa contrapesos, deixando o conjunto mais leve e com menor inércia.
Confira uma comparação em no funcionamento de uma simulação de dois tipos de virabrequim, cruzado e o plano utilizando o jogo Automation.
Isso não quer dizer que o virabrequim plano é melhor que o cruzado, pois, apesar da anulação de vibrações primárias de subida e descida dos pistões no caso do virabrequim plano, as vibrações secundárias que são do conjunto completo acabam sendo maiores.
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Porém, em vez de usar contrapesos, a solução é a utilização de materiais mais leves no conjunto de bielas e pistões, ou seja, acabam encarecendo a construção e portanto, os motores com virabrequim plano são vistos geralmente em modelos esportivos.
Crédito foto de capa: Pxhere. Ilustrações: projectm71.com
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