Saiba como os irmãos Fittipaldi conseguiram construir um Fusca com dois motores que funcionassem ao mesmo tempo e produzindo uma potência de mais de 200 cavalos!
Esse Fusca nada mais nada menos foi desenvolvido, calculado e construído para andar na frente de um Ford GT40.
Por mais impossível que pareça esse desafio foi aceito por Wilson Fittipaldi Junior e o engenheiro Recardo Divila que conseguiram fazer uma obra que até Deus duvidaria.
Fonte: Autoetecnicaband
O Fusca de oito cilindros conseguiu literalmente “dar um tapa na cara” dos modelos superesportivos importados que correram no circuito de Jacarepaguá na época.
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Além de se classificar em segundo lugar para largar, conseguiu andar mais de meia hora na frente de gigantes como Ford GT40 e deixando sua marca no automobilismo nacional.
Fonte: Autoetecnicaband
O grande fato para a construção do Fusca, foi por falta de tempo, porque os irmãos não tinham dinheiro o suficiente para importar um GT40 da Europa e realizar o projeto que estavam planejando para correr no circuito.
Assim surguiu o Fusca que acabou competindo nesta prova; não iria ficar pronto a tempo.
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Diante desse conflito todo, a equipe resolveu usar o motor boxer a ar, no caso o do próprio fusca, e ali mesmo fizeram um brainstorn e surgiram ideias como: aumentar a cilindrada do motor e usar uma preparação mais forte; até chegar a conclusão que deveriam usar dois motores no carro.
Eles usaram o mesmo conceito que foi utilizado no Auto Union, carro que foi desenvolvido antes da segunda guerra mundial com o propósito de bater um record de velocidade de uma das mais novas Autobahn.
Fonte: DoubleDeClutch.com
Veja como era o ronco do Motor do Auto Union V16 do Canal Autounionv16
O carro era equipado com dois motores V8 , que ficavam localizados no centro do carro e tinham peças como o virabrequim ligados um ao outro por meio de um parafuso.
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O automóvel surpreendeu muita gente na época, e essa ideia de fazer uma coisa inovadora como esta, foi incentivada pelo ditador mais conhecido na história da Alemanha, Adolf Hitler, para servir de propaganda política na época.
Fonte: Wikipedia
A inspiração
Os irmãos e o engenheiro usaram o mesmo conceito do carro V16 que ganhou fama, porém estabeleceram melhorias no projeto, e estudaram uma nova forma de colocar os dois motores Boxer para trabalharem juntos sem que os motores sofressem com contragolpes e vibrações.
Fonte: Screwdrivers
A partir deste problema, desenvolveram uma espécie de junta de borracha para fazer essa intermediação e ligação entre os motores para resolver esta questão.
Fonte: Autotecnicaband
O motor foi construído, e o “Frankstein” dos Fittipaldis conseguiu gerar cerca de 250 a 260 cavalos de potência.
O Fusquinha tinha apenas 500 quilos, pois como todo veículo com o propósito de corrida, o mesmo era todo aliviado, tendo apenas o mínimo possível de peso para conseguir chegar na relação peso / potência de apenas 2 kg por cavalo.
Fonte: Pinterest
Essa era aposta feita pelos irmãos para o besouro poder encarar os superesportivos e protótipos que tinham um peso de 800 a 900 kg e com 400 a 450 cv de potência.
Fonte: Gazeta
O sistema de escapamento desenvolvido para o carro, reunia o escape dos oitos cilindros em um coletor que empurrava os gases em um fluxo único só para uma saída, o ronco parecia como de um Porsche nato, palavras ditas pelo próprio Wilson Fittipaldi.
Fonte: Quatro Rodas
Em termos de carroceria, foi pensado tudo a dedo para o Fusca, eles utilizaram a estrutura original do carro apenas até a parte onde se localizava o motorista, e dai em diante construíram um chassi tubular.
Fonte: Auto e Tecnica
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No quesito chão, o Fusquinha manteve na frente o sistema original, porém na região onde o motor de 8 cilindros se localizava, foi optado por uma suspensão usada nos Formulas V, a famosa Push rod, com molas de formato espirais e amortecedores telescópicos.
Fonte: Picview
Para segurar a “baratinha” , foram usados na época os freios de um antigo Porsche Spyder, que já era velho de guerra nas pistas e tinha sido pilotado por Hans Suck na década de 50.
Além do pacote dos freios, o nobre doador também cedeu seu sistema de transmissão de 5 marchas e os dois radiadores de óleos para equipar o besouro.
Fonte: Pinterest
Veja a réplica do Fusca FITT – 3200 pelo vídeo do canal Emerson
Créditos da foto de capa: Gearheadbanger
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