Você já viu um Fusca com 2 Motores Boxer de 4 Cilindros?

Você viu um Fusca com 2 Motores Boxers de 8 Cilindros?

Saiba como os irmãos Fittipaldi conseguiram construir um Fusca com dois motores que funcionassem ao mesmo tempo e produzindo uma potência de mais de 200 cavalos!

Esse Fusca nada mais nada menos foi desenvolvido, calculado e construído para andar na frente de um Ford GT40.

Por mais impossível que pareça esse desafio foi aceito por Wilson Fittipaldi Junior e o engenheiro Recardo Divila que conseguiram fazer uma obra que até Deus duvidaria.

Fusca Fittipaldi
Fusca Fittipaldi

Fonte: Autoetecnicaband

O Fusca de oito cilindros conseguiu literalmente “dar um tapa na cara” dos modelos superesportivos importados que correram no circuito de Jacarepaguá na época.

Veja Também:

Grandes Brasileiros: Ford Escort GL

XR3, GTI ou GSI. Qual deles foi o melhor esportivo nacional?

Além de se classificar em segundo lugar para largar, conseguiu andar mais de meia hora na frente de gigantes como Ford GT40 e deixando sua marca no automobilismo nacional.

O Fusca deixava muitos de boca aberta, com seu desempenho e seu ronco parecido com os Porsches
O Fusca Deixava Muitos de Boca Aberta, Com Seu Desempenho e Seu Ronco Parecido Com os Porsches

Fonte: Autoetecnicaband

O grande fato para a construção do Fusca, foi por falta de tempo, porque os irmãos não tinham dinheiro o suficiente para importar um GT40 da Europa e realizar o projeto que estavam planejando para correr no circuito.

Assim surguiu o Fusca que acabou competindo nesta prova; não iria ficar pronto a tempo.

Veja mais:

Como é feito o Procedimento de Teste de um Freio de Fórmula 1?

Tutorial: Como Adaptar o Freios a Disco Traseiros nos Modelos “Quadrados da VW”

Diante desse conflito todo, a equipe resolveu usar o motor boxer a ar, no caso o do próprio fusca, e ali mesmo fizeram um brainstorn e surgiram ideias como: aumentar a cilindrada do motor e usar uma preparação mais forte; até chegar a conclusão que deveriam usar dois motores no carro.

Eles usaram o mesmo conceito que foi utilizado no Auto Union, carro que foi desenvolvido antes da segunda guerra mundial com o propósito de bater um record de velocidade de uma das mais novas Autobahn.

Motor V16 do Auto Union
Motor V16 do Auto Union

Fonte: DoubleDeClutch.com

Veja como era o ronco do Motor do Auto Union V16 do Canal Autounionv16

O carro era equipado com dois motores V8 , que ficavam localizados no centro do carro e tinham peças como o virabrequim ligados um ao outro por meio de um parafuso.

Veja Também:

4 Etapas Para Instalar Ar-Condicionado no Fusca

Veja Como Deixar o Fusca Silencioso

O automóvel surpreendeu muita gente na época, e essa ideia de fazer uma coisa inovadora como esta, foi incentivada pelo ditador mais conhecido na história da Alemanha, Adolf Hitler, para servir de propaganda política na época.

Auto Union
Auto Union

Fonte: Wikipedia

A inspiração

Os irmãos e o engenheiro usaram o mesmo conceito do carro V16 que ganhou fama, porém estabeleceram melhorias no projeto, e estudaram uma nova forma de colocar os dois motores Boxer para trabalharem juntos sem que os motores sofressem com contragolpes e vibrações.

Motor Flat de 8 Cilindros Boxer refrigerado a Ar
Motor Flat de 8 Cilindros Boxer refrigerado a Ar

Fonte: Screwdrivers

A partir deste problema, desenvolveram uma espécie de junta de borracha para fazer essa intermediação e ligação entre os motores para resolver esta questão.

Motor 8 Cilindros
Motor 8 Cilindros

Fonte: Autotecnicaband

O motor foi construído, e o “Frankstein” dos Fittipaldis conseguiu gerar cerca de 250 a 260 cavalos de potência.

O Fusquinha tinha apenas 500 quilos, pois como todo veículo com o propósito de corrida, o mesmo era todo aliviado, tendo apenas o mínimo possível de peso para conseguir chegar na relação peso / potência de apenas 2 kg por cavalo.

FiTT- 3200
FiTT- 3200

Fonte: Pinterest

Essa era aposta feita pelos irmãos para o besouro poder encarar os superesportivos e protótipos que tinham um peso de 800 a 900 kg e com 400 a 450 cv de potência.

Fusca FITT em testes
Fusca FITT em Testes

Fonte: Gazeta

O sistema de escapamento desenvolvido para o carro, reunia o escape dos oitos cilindros em um coletor que empurrava os gases em um fluxo único só para uma saída, o ronco parecia como de um Porsche nato, palavras ditas pelo próprio Wilson Fittipaldi.

FITTI-3200 Fazendo Testes no Solo Sagrado de Interlagos
FITTI-3200 Fazendo Testes no Solo Sagrado de Interlagos

Fonte: Quatro Rodas

Em termos de carroceria, foi pensado tudo a dedo para o Fusca, eles utilizaram a estrutura original do carro apenas até a parte onde se localizava o motorista, e dai em diante construíram um chassi tubular.

Reparem no para- brisas, que foi inclinado para fazer uma entrada de ar para refrigerar o boxer localizado atrás do motorista.
Reparem no Para- Brisas, Que Foi Inclinado Para Fazer Uma Entrada de Ar Para Refrigerar o Motor Boxer Localizado Atrás do Motorista.

Fonte: Auto e Tecnica

Veja Também a História do Volkswagen Fusca:

VW Fusca: O Carro Mais Popular e Amado no Mundo

No quesito chão, o Fusquinha manteve na frente o sistema original, porém na região onde o motor de 8 cilindros se localizava, foi optado por uma suspensão usada nos Formulas V, a famosa Push rod, com molas de formato espirais e amortecedores telescópicos.

Reparem nas entradas de ar para refrigeração dos 8 cilindros boxer
Reparem nas Entradas de Ar Para Refrigeração dos 8 Cilindros Boxer

Fonte: Picview

Para segurar a “baratinha” , foram usados na época os freios de um antigo Porsche Spyder, que já era velho de guerra nas pistas e tinha sido pilotado por Hans Suck na década de 50.

Além do pacote dos freios, o nobre doador também cedeu seu sistema de transmissão de 5 marchas e os dois radiadores de óleos para equipar o besouro.

Porsche Spyder
Porsche Spyder

Fonte: Pinterest

Veja a réplica do Fusca FITT – 3200 pelo vídeo do canal Emerson

Créditos da foto de capa: Gearheadbanger

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica