Especial História: Volkswagen Santana

Confira a história do ícone de luxo da Volkswagen, o Volkswagen Santana. Conheça tudo deste carro desde que foi criado até os dias atuais.

Volkswagen Santana
Volkswagen Santana

Fonte: Flatout

1985

Lançado no Brasil em 1984 , o Volkswagen Santana surgiu para competir com o seu rival Chevrolet Monza disponibilizando 3 versões no seu lançamento: CS (Comfort Silver, básica), CG (Comfort Gold, intermediária) e CD (Comfort Diamond, topo de linha).

Volkswagen Santana 1984
Volkswagen Santana 1984

Fonte: Flatout

A primeira versão contava com equipamentos de segurança e tecnologias avançadas para sua época. O carro vinha de fábrica com cinto três pontos, encosto de cabeça dianteiros e traseiros, LED’s no painel e indicador de troca de marcha.

Isso é o que a versão básica apresentava, na versão mais cara era possível encontrar toca-fitas Bosch, direção hidráulica, câmbio automático de três machas e sistema de ar-condicionado.

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Seu motor AP-1800 era movido a álcool e contava com 92,4 cv de potência a 5.000 rpm e 14,9 kgf.m de torque a 2.600 rpm capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 11,9 segundos 2 segundos abaixo de seu concorrente o Monza Hatch SL 1.8 de 1985, que realizava em apenas 13,9 segundos.

Em 1985, um ano após seu lançamento, a Volkswagen lança o Santana Quantum (versão perua do carro) nos mesmos modelos que seu primeiro: CS (Comfort Silver, básica), CG (Comfort Gold, intermediária) e CD (Comfort Diamond, topo de linha).

VW Santana Quantum 86: Comercial Antigo de Lançamento (Brasil) do canal autobr

1987

Em 1987 o motor sofre uma pequena modificação, a Volkswagen aumentou o comprimento das bielas e deixou o câmbio mais curto, desta forma conseguiu 2 cv a mais de potência e quase 0,5 kgf.m de torque a mais. Este novo motor tinha 94 cv de potência a 5.000 rpm e 15,2 kgf.m de torque a 3.400 rpm.

Este ano o Santana sofria sua primeira reestilização, o carro era apresentado nas versões C, CL, GL e GLS, nomenclatura padrão da Volkswagen, que classificava em ordem crescente os itens e acabamentos de série.

Volkswagen Santana 1987: Comercial antigo (VW Brasil) do canal autobr

1988

Com um novo motor de 2.000 cc (família AP-2000) a álcool o Santana ganhou 18 cv a mais que a versão de 1.800 cc, este novo Santana tinha 112 cv de potência a 5.200 rpm e torque máximo de 17,3 kgf.m a 3.400 rpm, realizando o 0 a 100 km/h em apenas 11,5 segundos batendo de frente com o seu maior concorrente, o Monza.

A versão a gasolina tinha seus 99 cv de potência a 5.000 rpm e 16,2 kgf.m de torque a 3.400 rpm.

Comercial VW Santana 1988 do canal AjlGaSpAr

1989

Em 1989 surgia a versão Santana Executivo com o mesmo motor da família AP-2000 porém mais otimizado com uma potência de 125 cv a 5.800 rpm e torque de 19,5 kgf.m a 3.000 rpm.

Santana Executivo 2.0
Santana Executivo 2.0

Fonte: Carros na Web

O grande diferença deste carro era a presença das rodas BBS raiadas, bancos de couro Recaro, aerofólio e a injeção eletrônica da Bosch.

1990 – O ano da mudança

O Brasil abre o mercado externo e novas opções de compra surgem para o consumidor, diante disso a Volkswagen para manter o seu carro competitivo lança um novo modelo no ano seguinte.

Novo Interior Após a Reestilização
Novo Interior Após a Reestilização

Fonte: Flatout

1991

O novo modelo foi desenvolvido na Alemanha e inspirada no Audi 80 mudando todo o interior, como apresentado na imagem acima, e muitas características externas dando uma característica mais esportiva para o novo Santana da Volkwagen.

Volkswagen Santana GLS | Comercial de 1992 do canal Gustavo Mendonça

Início da década de 90

No início da década, principalmente entre 1991, após sua reestilização, e 1996 o carro da Volkswagen estava em seu auge, sempre apresentando no Santana o melhor da tecnologia do momento.

O carro tinha o para-choque na mesma cor do carro, teto solar que vinha apenas em alguns modelos de luxo na época, Check-Control que indicava as informações principais do veículo (temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do motor, sistema de freio, …), bancos de couro com ajuste de lombar e até mesmo CD-Player.

Santana linha 96 do canal beto cesar

Final da década de 90

A partir de 1996 iniciou-se o declínio deste modelo da Volkswagen, nem mesmo o preço relativamente baixo do Santana para o que ele entregava, garantiu o seu mantimento no topo.

Na época lançou-se novas versões chamadas: 1.8 Mi e 2.0 Mi que correspondiam às versões básicas, Evidence que era a versão intermediária com alguns toques esportivos no carro e por fim a versão Exclusiv que representava a versão topo de linha do Santana.

Santana e Quantum Evidence Exclusiv E1999 do canal Samuel Martins

Anos 2000

Quase no fim da sua fabricação, o Santana ainda dá seus últimos respiros, com apenas duas versões, 1.8 e 2.0, que permitiam equipa-las com alguns opcionais, um dos kits era o Confortline e o outro Sportline.

Assim, em 2006, a Volkswagen encerra a fabricação deste ícone deixando muitos, que viram a ascensão e decadência do modelo, tristes com o final da sua história.

Confira no vídeo abaixo a história do Santana desde 1983 até 2013.

História do Volkswagen Santana 1983 ate 2013 do canal Mais Uberlandia TV

Fonte da matéria: carpixel.net

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