Mesmo depois de mais de 80 anos do lançamento do Volkswagen Sedan, ainda é dos carros mais cobiçados pelos entusiastas de automóveis!
O mundo precisava de um carro barato e econômico, Adolf Hitler pediu para Ferdinand Porsche desenvolver um carro que atendesse estes requisitos.
Fusca 1946 – Fonte: Wikipedia/Andrew Bone – Creative Commons
O”beetle”, foi nomeado pela Volkswagen o “carro do povo” e foi nomeado em terras tupiniquins como Fusca.
Na década de 30 , Ferdinand Porsche em sua própria garagem desenvolveu o projeto do Fusca.
Fonte: First Versions
O primeiro projeto do VW Fusca era equipado com o motor dois cilindros refrigerado a ar.
Porém, devido ao baixo desempenho o número de cilindros foi aumentado para quatros, dispostos na horizontal e opostos dois a dois, conhecido como motor boxer.
Veja Também:
4 Etapas Para Instalar Ar-Condicionado no Fusca
Veja Como Deixar o Fusca Silencioso
Foi um veículo que chamou muita atenção na época, pois os carros de época possuíam refrigeração a água.
O lançamento do Fusca foi oficializado em 1935 por Ferdinand Porsche, sendo equipado com o motor refrigerado a ar, câmbio seco e quatro marchas e sistema elétrico de 6 V.
Fusca Bizorrão – uma das edições especiais do Fusca nacional, o primeiro com motor 1600. Foto: Rafael Micheski
Em 1936, o Fusca já começa a sofrer transformações em sua carroceria, com a inserção da janela traseira dividida.
Fonte: Garagem do Fusca CWB
Fonte: CarGurus
Devido a 2ª Guerra Mundial, em 1939 o Fusca virou veículo militar se transformando e jipes e veículos anfíbios.
Fonte: livedoor Blog
Fonte: Travel Spot
Fonte: Pre67vw
Durante este período foram produzidas cerca de 70.000 unidades militares com motores de 1.131 cc e 26 cv.
Quando a 2ª Guerra Mundial se encerrou, a fábrica localizada nos Estados Unidos estava abandonada.
Ivan Hirst, resolveu reconstruir a fábrica e retomar a fabricação do VW Fusca, sendo utilizado primeiramente em serviços como: correios, setor da saúde, etc.
A fabricante da Tchecoslováquia chamada Tatra produziu modelos que inspiraram o desenho do Fusca, inclusive usavam motor arrefecido a ar, como o T87. Fonte: Pixabay
Chegada do Fusca no Brasil
Em 1950 as primeiras 30 unidades do VW Fusca chegaram ao porto de Santos. O modelo começou a ser montado em um galpão em São Paulo, no bairro do Ipiranga, com o motor 1.200 cm³.
Somente em 1956, iniciou a construção da 1ª fábrica no país sendo finalizada em 1957 com a fabricação inicial da Kombi e Fusca.
O Fusca começou a ser vendido no Brasil em 1950. Sua primeira versão conhecida como Brezel, possuía o vigia traseiro bi-partido. Fonte: Wikimidia/Lothar Spurzem
Mudanças visuais do Fusca no Brasil
Anos 50
O vidro traseiro era no formato oval e foi o início da utilização do motor 1.200 cc.
Fonte: Eu Amo Fusca
Anos 60
O vidro traseiro cresceu, com alterações nas lanternas, para-choque e utilização do motor 1.300 cc.
Fonte: ze do fusca
Anos 70
Houve diversas modificações estéticas com a inserção do motor 1.500 cc, além dos acabamentos mais refinados.
VW Fusca da Década de 70
Fonte: Mercado Livre
Anos 80/90
O Fusca saiu de fábrica com as lanternas traseiras apelidadas de “Fafá” e com o motor 1.600 cc.
Fonte: Carros na Web
Modelos entre 1950 a 1975
Fonte:Beetle-Ink
Fim do besouro
Em 11 de Julho de 1996, o VW Fusca encerra a sua produção em São Bernardo do Campo.
Fonte: AUTOentusiastas
Foram mais de 21,5 milhões de Fuscas fabricados em 20 países, sendo 3,3 milhões montados em território nacional.
Segunda geração do Fusca
VW Beetle
Fonte: All the Cars
O Beetle foi fabricado no México entre 1997 a 2011. O veículo possuía direção hidráulica, bancos em couro, câmbio automático, airbags, entre outros mimos.
Terceira geração do Fusca
VW Fusca
Fonte: R7
O Fusca é fabricado desde 2011 e aqui no Brasil é oferecido com o motor TSI capaz de gerar 211 cv e torque de 28,6 kgf.m.
E ainda o motorista pode optar pelo câmbio manual ou DSG.
Veja: Especial Fusca – A sensacional história do melhor carro do mundo do canal Peterson de Souza
Fabricação do Fusca no México do canal Elson fernandes de Souza
https://www.youtube.com/watch?v=u7eug7LtmMM
Crédito da matéria: Fusca Clube, Estadão e Connect Parts
Crédito foto de capa do Blog: OmniAuto
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento