VW Fusca: O Carro mais Popular e Amado no Mundo!

Mesmo depois de mais de 80 anos do lançamento do Volkswagen Sedan, ainda é dos carros mais cobiçados pelos entusiastas de automóveis!

O mundo precisava de um carro barato e econômico, Adolf Hitler pediu para Ferdinand Porsche desenvolver um carro que atendesse estes requisitos.

fusca 1946Fusca 1946 – Fonte: Wikipedia/Andrew Bone – Creative Commons

O”beetle”, foi nomeado pela Volkswagen o “carro do povo” e foi nomeado em terras tupiniquins como Fusca.

Na década de 30 , Ferdinand Porsche em sua própria garagem desenvolveu o projeto do Fusca.

Protótipo que Originou o VW Fusca
Protótipo que Originou o VW Fusca – Porsche Type 12

Fonte: First Versions

O primeiro projeto do VW Fusca era equipado com o motor dois cilindros refrigerado a ar.

Porém, devido ao baixo desempenho o número de cilindros foi aumentado para quatros, dispostos na horizontal e opostos dois a dois, conhecido como motor boxer.

Veja Também:

4 Etapas Para Instalar Ar-Condicionado no Fusca

Veja Como Deixar o Fusca Silencioso

Foi um veículo que chamou muita atenção na época, pois os carros de época possuíam refrigeração a água.

O lançamento do Fusca foi oficializado em 1935 por Ferdinand Porsche, sendo equipado com o motor refrigerado a ar, câmbio seco e quatro marchas e sistema elétrico de 6 V.

fusca bizorrãoFusca Bizorrão – uma das edições especiais do Fusca nacional, o primeiro com motor 1600. Foto: Rafael Micheski

Em 1936, o Fusca já começa a sofrer transformações em sua carroceria, com a inserção da janela traseira dividida.

VW Fusca 1936 Original
VW Fusca 1936 Original

Fonte: Garagem do Fusca CWB

VW Fusca 1936 Reformulado
VW Fusca 1936 Reformulado

Fonte: CarGurus

Devido a 2ª Guerra Mundial, em 1939 o Fusca virou veículo militar se transformando e jipes e veículos anfíbios.

Veículo Anfíbio
Veículo Anfíbio

Fonte: livedoor Blog

Veículo Anfíbio
Veículo Anfíbio

Fonte: Travel Spot

Fusca Jipe
Fusca Jipe

Fonte: Pre67vw

Durante este período foram produzidas cerca de 70.000 unidades militares com motores de 1.131 cc e 26 cv.

Quando a 2ª Guerra Mundial se encerrou, a fábrica localizada nos Estados Unidos estava abandonada.

Ivan Hirst, resolveu reconstruir a fábrica e retomar a fabricação do VW Fusca, sendo utilizado primeiramente em serviços como: correios, setor da saúde, etc.

Tatra inspiração para o FuscaA fabricante da Tchecoslováquia chamada Tatra produziu modelos que inspiraram o desenho do Fusca, inclusive usavam motor arrefecido a ar, como o T87. Fonte: Pixabay

Chegada do Fusca no Brasil

Em 1950 as primeiras 30 unidades do VW Fusca chegaram ao porto de Santos. O modelo começou a ser montado em um galpão em São Paulo, no bairro do Ipiranga, com o motor 1.200 cm³.

Somente em 1956, iniciou a construção da 1ª fábrica no país sendo finalizada em 1957 com a fabricação inicial da Kombi e Fusca.

fusca 1950O Fusca começou a ser vendido no Brasil em 1950. Sua primeira versão conhecida como Brezel, possuía o vigia traseiro bi-partido. Fonte: Wikimidia/Lothar Spurzem

Mudanças visuais do Fusca no Brasil

Anos 50

O vidro traseiro era no formato oval e foi o início da utilização do motor 1.200 cc.

VW Fusca da Década de 50
VW Fusca da Década de 50

Fonte: Eu Amo Fusca

Anos 60

O vidro traseiro cresceu, com alterações nas lanternas, para-choque e utilização do motor 1.300 cc.

VW Fusca da Década de 60
VW Fusca da Década de 60

Fonte: ze do fusca

Anos 70

Houve diversas modificações estéticas com a inserção do motor 1.500 cc, além dos acabamentos mais refinados.

VW Fusca da Década de 70

VW Fusca da Década de 70

Fonte: Mercado Livre

Anos 80/90

O Fusca saiu de fábrica com as lanternas traseiras apelidadas de “Fafá” e com o motor 1.600 cc.

VW Fusca da Década de 80/90
VW Fusca da Década de 80/90

Fonte: Carros na Web

Modelos entre 1950 a 1975

Volkswagen Fusca 1500 a 1975
Volkswagen Fusca 1500 a 1975

Fonte:Beetle-Ink

Fim do besouro

Em 11 de Julho de 1996, o VW Fusca encerra a sua produção em São Bernardo do Campo.

Último Fusca a Ser Produzido
Último Fusca a Ser Produzido

Fonte: AUTOentusiastas

Foram mais de 21,5 milhões de Fuscas fabricados em 20 países, sendo 3,3 milhões montados em território nacional.

Segunda geração do Fusca

VW Beetle

VW Beetle

Fonte: All the Cars

O Beetle foi fabricado no México entre 1997 a 2011. O veículo possuía direção hidráulica, bancos em couro, câmbio automático, airbags, entre outros mimos.

Terceira geração do Fusca

VW Fusca

VW Fusca

Fonte: R7

O Fusca é fabricado desde 2011 e aqui no Brasil é oferecido com o motor TSI capaz de gerar 211 cv e torque de 28,6 kgf.m.

E ainda o motorista pode optar pelo câmbio manual ou DSG.

Veja: Especial Fusca – A sensacional história do melhor carro do mundo do canal Peterson de Souza

Fabricação do Fusca no México do canal Elson fernandes de Souza

https://www.youtube.com/watch?v=u7eug7LtmMM

Crédito da matéria: Fusca Clube, Estadão e Connect Parts

Crédito foto de capa do Blog: OmniAuto

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica