Foram 56 anos de produção e milhares de unidades vendidas. Acompanhe a trajetória e evolução da VW Kombi
A fabricação da VW Kombi iniciou-se em 1957 no Brasil parando de ser produzida em 2013.
Kombi 1957, setas na lateral e para-lamas sem vincos. Fonte Fotosdecarro
Kombi 00001
A VW iniciou a produção da Kombi em 02 de Setembro em 1957 na fábrica em São Bernardo do Campo, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.
A Kombi possuía indicadores de direção (piscas) conhecidos como “bananinha” localizado nas laterais, assim como no Fusca da mesma época, vigia traseiro pequeno, motor de 1200 cm3 refrigerado a ar e foi recebendo algumas atualizações ao longo das décadas mas mantendo basicamente as mesmas dimensões externas.
Fonte: Kombi Clube
Kombi 6 Portas
Em 1961, a Kombi ainda possuía vigia traseiro pequeno e suas laterais traseiras não possuíam janelas. Fonte: Autorelíquias
Em 1961, no segundo trimestre, a VW passou os piscas da Kombi para a dianteira e receberam o apelido de “tetinha” por seu formato peculiar. Naquele ano, a Kombi também recebeu o câmbio com a primeira marcha sincronizada.
Além disso, a VW lançou uma versão exclusiva para o mercado nacional conhecida como 6 portas, com foco nos taxistas e possuía acabamento diferenciado.
Em 1961, a Kombi ganhou portas individuais na lateral esquerda e direita. A versão era exclusiva para transporte de passageiros. Fonte Essevaleumafoto
Novas mudanças
A Kombi (1963) ganhou 2 janelas laterais, curvão traseiro e vidro maior na tampa traseira.
Já em 1964 os piscas dianteiros mudam para o formato oval.
Em 65 a caixa de roda traseira passou a ter vincos e a grade de ventilação do motor passou a ter aletas viradas para dentro.
VW Kombi 1964. Fonte: VW’s Antigos
Kombi Pick-up e nova motorização
A Kombi (1967) ganha um novo motor de 1.500 cc de 52 cv. O sistema elétrico passa para 12 V e a dianteira recebeu uma barra estabilizadora.
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As rodas de 15″ foram substituídas pelas de 14″. Ocorreu também o lançamento da versão pick-up (cabine simples).
A Kombi ganhou a versão pick-up em 1967. O carro da foto é do ano 1975.
Fonte Combi Kombi
Diferencial travante
O diferencial travante bloqueava a roda que estava girando em falso. O sistema era acionado por uma alavanca e foi implementado em 1970.
Fonte: Sampa Kombi Clube
Quando o sistema era acionado 2 luzes se acendiam indicando que o sistema estava acionado.
A VW Kombi com 6 Portas continuou sendo fabricada até o final dos anos 70.
Fonte: Mascarello Cabines
Clipper
Em 1976, a Kombi brasileira recebe uma atualização de aparência inspirada no que foi aplicado a Kombi alemã em 1967. A motorização passou a ser 1600 cm3 com carburação simples e sofreu algumas alterações no sistema de freio e suspensão.
Fonte: Mercado Livre
Carburação dupla de série
Todos os modelos de 1978 saíram de série com carburação dupla e também se deu início a utilização de homocinética.
Fonte: Kombi Clube
Kombi Diesel e cabine dupla
Foram realizadas algumas modificações em 1981. A grande novidade foi a opção da versão com motor Diesel refrigerado a água, sendo acrescentado um radiador na parte frontal do veículo.
Em 1982, começa a ser oferecida a versão com carroceria pick-up com cabine dupla.
Fonte: Waa2
Freio a disco
Um importante item de segurança foi implementado na linha 83 – freios a disco. Além disso, as rodas passaram ter uma nova furação 5×112 em vez de 5×205. O cinto de segurança passava a ter 3 pontos de fixação no banco dianteiro.
Fonte: Mercado Livre
Catalisador
Com as exigências governamentais em relação ao índice de emissões de gases poluentes, provenientes da combustão interna do motor foi implementado em 92 o catalisador.
Fonte: Noticias Automotivas
Teto alto e porta corrediça
Em 1997, a Kombi nacional recebe outra atualização que havia sido aplicada na versão europeia, a porta lateral de correr e vidros maiores sem divisões. A altura do teto do veículo foi aumentada, propiciando maior espaço interno.
Fonte: Araruna1
Adeus motor a ar
Foi retirado do mercado em 2005 o motor de arrefecimento a ar devido a legislação vigente de emissões de gases poluentes.
Uma série limitada a 200 unidades (Série Prata) foi lançada em sua despedida.
Fonte: Best Cars
Refrigeração a água
O motor arrefecido a ar foi substituído em 2006 pelo motor 1.4 EA-111 compartilhando componentes com Fox/Polo flex, porém mantendo o mesmo câmbio de quatro marchas utilizado há quase 50 anos. Com isso, o veículo possuía bom desempenho para cargas e ficava mais silencioso.
Fonte: Kombi Clube
Kombi 50 anos
Em comemoração aos 50 anos de produção da VW Kombi em 2007, a Volkswagen fabricou 50 unidades personalizadas.
Os diferenciais eram a pintura saia e blusa (vermelho e branco), vidros verdes, revestimentos dos bancos diferentes, lanternar traseiras fumê, desembaçador entre outros itens.
Fonte: Série Especial BR
Kombi Last Edition
Após 56 anos em produção no Brasil, devido à obrigatoriedade de freios ABS e Air Bag Duplo deixou de ser produzida.
Foram produzidas 1200 unidades com a combinação de cores azul e branca com itens retrô exclusivos.
Fonte: Net Car Show
Volkswagen Kombi Last Edition 1.4! Detalhes Interno e Externo do canal RS Carspotter
Crédito da foto de capa do Blog: Rafael Micheski
Crédito do texto: Kombi Clube do Brasil
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