VW Kombi: Mais de 60 Anos Carregando os Brasileiros

VW Kombi Mais de 60 Anos Carregando os Brasileiros

Foram 56 anos de produção e milhares de unidades vendidas. Acompanhe a trajetória e evolução da VW Kombi

A fabricação da VW Kombi iniciou-se em 1957 no Brasil parando de ser produzida em 2013.

Kombi 1957

Kombi 1957, setas na lateral e para-lamas sem vincos. Fonte Fotosdecarro

Kombi 00001

A VW iniciou a produção da Kombi em 02 de Setembro em 1957 na fábrica em São Bernardo do Campo, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.

A Kombi possuía indicadores de direção (piscas) conhecidos como “bananinha” localizado nas laterais, assim como no Fusca da mesma época, vigia traseiro pequeno, motor de 1200 cm3 refrigerado a ar e foi recebendo algumas atualizações ao longo das décadas mas mantendo basicamente as mesmas dimensões externas.

Kombi 00001
Kombi 00001

Fonte: Kombi Clube

Kombi 6 Portas

Em 1961, no segundo trimestre, a VW passou os piscas da Kombi para a dianteira e receberam o apelido de “tetinha” por seu formato peculiar. Naquele ano, a Kombi também recebeu o câmbio com a primeira marcha sincronizada. Além disso, a VW lançou uma versão exclusiva para o mercado nacional conhecida como 6 portas, com foco nos taxistas e possuía acabamento diferenciado.

Em 1961, a Kombi ainda possuía vigia traseiro pequeno e suas laterais traseiras não possuíam janelas. Fonte: Autorelíquias

VW Kombi Mais de 60 Anos Carregando os Brasileiros
1961 – novas setas. Fonte: Autorelíquias

Em 1961, no segundo trimestre, a VW passou os piscas da Kombi para a dianteira e receberam o apelido de “tetinha” por seu formato peculiar. Naquele ano, a Kombi também recebeu o câmbio com a primeira marcha sincronizada.

Além disso, a VW lançou uma versão exclusiva para o mercado nacional conhecida como 6 portas, com foco nos taxistas e possuía acabamento diferenciado.

Kombi 6 portas 1961Em 1961, a Kombi ganhou portas individuais na lateral esquerda e direita. A versão era exclusiva para transporte de passageiros. Fonte Essevaleumafoto

Novas mudanças

A Kombi (1963) ganhou 2 janelas laterais, curvão traseiro e vidro maior na tampa traseira.

Já em 1964 os piscas dianteiros mudam para o formato oval.

Em 65 a caixa de roda traseira passou a ter vincos e a grade de ventilação do motor passou a ter aletas viradas para dentro.

VW Kombi 1965

VW Kombi 1964. Fonte: VW’s Antigos

Kombi Pick-up e nova motorização

A Kombi (1967) ganha um novo motor de 1.500 cc de 52 cv. O sistema elétrico passa para 12 V e a dianteira recebeu uma barra estabilizadora.

Veja Mais Matérias Kombi Clube do Brasil

Museu Volkswagen na Alemanha

Placa Preta: Informações, Procedimentos e Agendamento

As rodas de 15″ foram substituídas pelas de 14″. Ocorreu também o lançamento da versão pick-up (cabine simples).

kombi_pickup_1975

A Kombi ganhou a versão pick-up em 1967. O carro da foto é do ano 1975.

Fonte Combi Kombi

Diferencial travante

O diferencial travante bloqueava a roda que estava girando em falso. O sistema era acionado por uma alavanca e foi implementado em 1970.

Diferencial Travante
Diferencial Travante

Fonte: Sampa Kombi Clube

Quando o sistema era acionado 2 luzes se acendiam indicando que o sistema estava acionado.

VW Kombi 6 Portas

A VW Kombi com 6 Portas continuou sendo fabricada até o final dos anos 70. 

Fonte: Mascarello Cabines

Clipper

Em 1976, a Kombi brasileira recebe uma atualização de aparência inspirada no que foi aplicado a Kombi alemã em 1967. A motorização passou a ser 1600 cm3 com carburação simples e sofreu algumas alterações no sistema de freio e suspensão.

VW Clipper
VW Clipper

Fonte: Mercado Livre

Carburação dupla de série

Todos os modelos de 1978 saíram de série com carburação dupla e também se deu início a utilização de homocinética.

Kombi Carburação Dupla
Kombi Carburação Dupla

Fonte: Kombi Clube

Kombi Diesel e cabine dupla

Foram realizadas algumas modificações em 1981. A grande novidade foi a opção da versão com motor Diesel refrigerado a água, sendo acrescentado um radiador na parte frontal do veículo.

Em 1982, começa a ser oferecida a versão com carroceria pick-up com cabine dupla.

Kombi Cabine Dupla Diesel
Kombi Cabine Dupla Diesel

Fonte: Waa2

Freio a disco

Um importante item de segurança foi implementado na linha 83 – freios a disco. Além disso, as rodas passaram ter uma nova furação 5×112 em vez de 5×205. O cinto de segurança passava a ter 3 pontos de fixação no banco dianteiro.

Disco de Freio Kombi
Disco de Freio Kombi

Fonte: Mercado Livre

Catalisador

Com as exigências governamentais em relação ao índice de emissões de gases poluentes, provenientes da combustão interna do motor foi implementado em 92 o catalisador.

Catalisador
Catalisador

Fonte: Noticias Automotivas

Teto alto e porta corrediça

Em 1997, a Kombi nacional recebe outra atualização que havia sido aplicada na versão europeia, a porta lateral de correr e vidros maiores sem divisões. A altura do teto do veículo foi aumentada, propiciando maior espaço interno.

VW Kombi 1997
VW Kombi 1997

Fonte: Araruna1

Adeus motor a ar

Foi retirado do mercado em 2005 o motor de arrefecimento a ar devido a legislação vigente de emissões de gases poluentes.

Uma série limitada a 200 unidades (Série Prata) foi lançada em sua despedida.

Kombi Série Prata
Kombi Série Prata

Fonte: Best Cars

Refrigeração a água

O motor arrefecido a ar foi substituído em 2006 pelo motor 1.4 EA-111 compartilhando componentes com Fox/Polo flex, porém mantendo o mesmo câmbio de quatro marchas utilizado há quase 50 anos. Com isso, o veículo possuía bom desempenho para cargas e ficava mais silencioso.

VW Kombi 2006 - Motor Refrigerado a Água
VW Kombi 2006 – Motor Refrigerado a Água

Fonte: Kombi Clube

Kombi 50 anos

Em comemoração aos 50 anos de produção da VW Kombi em 2007, a Volkswagen fabricou 50 unidades personalizadas.

Os diferenciais eram a pintura saia e blusa (vermelho e branco), vidros verdes, revestimentos dos bancos diferentes, lanternar traseiras fumê, desembaçador entre outros itens.

VW Série 50 Anos
VW Série 50 Anos

Fonte: Série Especial BR

Kombi Last Edition

Após 56 anos em produção no Brasil, devido à obrigatoriedade de freios ABS e Air Bag Duplo deixou de ser produzida.

Foram produzidas 1200 unidades com a combinação de cores azul e branca com itens retrô exclusivos.

VW Kombi Last Edition
VW Kombi Last Edition

Fonte: Net Car Show

Volkswagen Kombi Last Edition 1.4! Detalhes Interno e Externo do canal RS Carspotter

Crédito da foto de capa do Blog: Rafael Micheski

Crédito do texto: Kombi Clube do Brasil

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Ar-Condicionado
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica