Conheça a função do indicador de mistura ar combustível com controlador integrado, o wideband! Entenda tudo o que você precisa saber sobre.
A função do wideband é a leitura do sensor lâmbda, que é indicar a mistura ar/combustível e atua no sistema de admissão para que a mistura esteja sempre estequiométrica (quantidade de ar/combustível ideal).
Veja Também:
Scanner Automotivo: Análise da Sonda Lâmba Com Osciloscópio
Como Funciona a Sonda Lâmbda no Carro
O sensor de oxigênio (sonda lâmbda) encontra-se localizado no escapamento do veículo, próximo ao coletor de escape para ter maior precisão na leitura, e é responsável por informar a central, no caso wideband, a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape a partir de pequenas tensões geradas pelo sensor ao entrar em contato com o oxigênio.
Veja o Manual do Leitor Wideband:
O sensor lâmbda apresenta de forma simples se a mistura admitida esta rica ou pobre como apresentado na imagem abaixo.

Fonte: MTE Thomson
De acordo com o sinal gerado (em mV) pelo sensor a wideband interpreta a tensão recebida e assim atua no sistema de injeção dosando a quantidade de combustível a ser injetada na mistura admissão.
Confira nos vídeos abaixo para que serve, como funciona e qual a importância do wideband para o funcionamento do motor e porque é comumente utilizada em motores mais antigos após adaptação.
Acerto do carburador por Wideband do Canal da Peça
Aplicação da Wideband no Uno Turbo do FlatOut Brasil
Foto de capa: Creative Commons Paul Brennan from Pixabay
Créditos da matéria: ODG
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Carburadores
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Bicos Injetores
Escapamento