Com atitude para enfrentar a Pandemia de Coronavírus, a ZF Aftermarket, que também detém as marcas Sachs, TRW e Wabco, investiu em treinamento e amparo aos distribuidores, deixando claro que a empresa tem como foco o seu crescimento, bem como de seus parceiros e clientes.
Para falar um pouco sobre a estratégia e os caminhos que a ZF tomou em 2020, conversamos com Fernanda Giacon – Gerente Sênior de Marketing e Comunicação da ZF.
Canal da Peça – Perante o cenário pessimista com o início da Pandemia de Covid-19, quais foram as iniciativas da ZF Aftermarket?
Fernanda Giacon – Entendemos que a COVID-19 reforçou a mensagem de que o que mais importa é a nossa saúde e segurança e, por “nós”, envolvemos todos: colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, amigos e familiares.
Tivemos diversas iniciativas, dentro e fora de casa, pois a ZF Aftermarket entende que, por mais atípico e repleto de dificuldades, o momento exigia e ainda exige que façamos nosso melhor uns pelos outros.
Além de todas as ações internas para os cuidados com os colaboradores, lançamos iniciativas com o TruckPad, voltado para a segurança dos caminhoneiros, bem no auge das instruções de isolamento social, em que o acesso a serviços de higiene nas estradas ficou escasso.
A ZF passou a produzir máscaras para seus colaboradores, e doou as 10 mil unidades das descartáveis que possuía para instituições sociais e de saúde.
Mesmo diante da situação desafiadora, realizamos ações sociais com nossos colaboradores. Para a campanha de inverno, mais de 600 kg de alimento de 800 itens de higiene, roupas e cobertores foram coletados para doação. Agora no fim do ano, a história se repetiu: na campanha de Natal coletamos quase 500 itens de roupas e sapatos e doamos para 11 instituições de cidades em que a ZF possui fábricas.

CDP – Quais foram as medidas tomadas pela ZF para amparar seus distribuidores e varejistas em 2020?
FG – A ZF tem uma relação historicamente muito saudável, leal e transparente com seus parceiros.
Claro que, agora, por conta da pandemia, substituímos reuniões presenciais por reuniões virtuais.
A partir da pandemia, um novo formato foi desenhado para atender todas as necessidades dos nossos públicos.
Passamos a realizar uma sequência de lives e abrimos com isso novas possibilidades de relacionamento que anteriormente não seriam possíveis em formatos presenciais, pois incluímos especialistas da Alemanha nestas programações. Com isso, a interação foi intensificada com todos os elos da cadeia, de forma digital.
CDP – Para o mercado eletrônico de peças, quais foram as iniciativas da ZF?
FG – A ZF tem suportado distribuidores e principalmente o varejo para aproveitarem as vantagens do comércio eletrônico, utilizando este canal de vendas tão importante e que teve sua curva acelerada neste ano.
Como parte desta iniciativa:
- Fizemos lives em parceria com especialista para disponibilizar informações aos varejistas,
- Temos vídeo aulas e e-books disponíveis no programa Amigo Bom de Venda com o passo a passo para os interessados em ingressar na plataforma.
- Criamos as lojas oficiais das marcas da ZF para que nossos clientes possam operar com maior performance e suporte.
- Estamos investindo em imagens, aplicações e disponibilizando de maneira prática em uma plataforma específica para venda de autopeças através de market place,
- hoje o varejista ou distribuidor que deseja trabalhar com venda on-line encontra um grande suporte das nossas equipes para ter sucesso neste mercado.
Confira uma dica do canal Amigo Bom de Peça, iniciativa da ZF que procura trazer o reparador para próximo da indústria
CDP – Qual foi o principal desafio da ZF com a ampliação das vendas online de autopeças neste ano?
FG – Vender peças no ambiente digital é uma realidade e, embora seja um jeito seguro de fazer negócios ainda era pouco explorado pelo mercado de reposição, quando comparado ao seu real potencial.
A ZF não possui vendas diretas a consumidor final, nosso desafio é suportar distribuidores e varejistas no processo de e-commerce, para isso, estamos investindo em conteúdos sobre todas as linhas de produtos das nossas marcas. Para que a venda on-line de autopeças cresça ainda mais, é necessário que o comprador tenha cada vez mais segurança no produto que está comprando e todos nós sabemos que ainda temos muito a melhorar no suporte à identificação de produtos.
CDP – O perfil do público consumidor dos produtos da ZF no mercado digital de autopeças, mudou após os últimos meses com a Pandemia? Há consumidores finais e prestadores de serviço?
FG – Podemos dizer que sim, uma vez que o público consumidor ampliou consideravelmente nos últimos meses, entendendo que o canal digital é uma solução interessante, prática e segura para realizar suas compras.
Nos movimentamos para ouvir mais as demandas e buscar maneiras de atender satisfatoriamente as necessidades de todos os públicos, seja ele um prestador de serviço ou um consumidor final.
Trabalhamos para nos comunicar cada vez mais e melhor também com os distribuidores e varejistas, porque entendemos que esta seja a maneira certa de atender suas necessidades com relação a nossos produtos e serviços.
Conheça os produtos da ZF
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
CDP – Você sente alguma resistência do reparador profissional em adquirir peças pela internet ao invés do distribuidor local?
FG – Não, recentes pesquisas mostram que mesmos reparadores recorrem aos meios digitais para comprar peças. Obviamente, os produtos que ele encontra em seus parceiros locais, eles acabam comprando pelas vias tradicionais, mas a realidade é que um canal está se complementando a outro, a medida que a logística se torna mais ágil, a viabilidade da compra de produtos on-line pelo reparador aumenta.
CDP – A ZF já possuía o programa “Amigo Bom de Venda” antes mesmo do momento de crise atual. Qual foi a adesão dos varejistas ao programa de treinamento em 2020, comparado a 2019?
FG – A ZF Aftermarket incentivou ainda mais a busca por qualificação nos seus programas. Só no Amigo Bom de Venda observamos uma concentração de emissão de certificados no segundo trimestre de 2020, e batemos um total de cerca de 11 mil emitidos até agora, como mencionado anteriormente.
Este ano, para incentivar a qualificação de vendedores e balconistas de autopeças, a ZF Aftermarket lançou um ranking com os participantes mais engajados em aprimorar seus conhecimentos na plataforma. O novo ranking é atualizado e divulgado quinzenalmente e fica disponível em uma aba dentro do site Amigo Bom de Venda.
Veja Também:
Dica: Como Estabelecer Preços Na Oficina Mecânica?
Os 15 primeiros colocados mais engajados na plataforma são premiados mensalmente com diversos brindes e tem seus nomes divulgados por meio de e-mail marketing, como forma de reconhecimento pelo esforço em aprimorar seus conhecimentos.
Os critérios para o processo de análise e eleição do ranking são certificados emitidos, acessos ao site e engajamento nas comunicações do programa através de e-mail.

CDP – A ZF pretende ampliar o suporte aos reparadores que adquirem seus produtos de forma online?
FG – Estamos sempre em busca de soluções que possam otimizar e facilitar os negócios. Em 2021 não será diferente, e em breve lançaremos novas iniciativas atreladas ao comércio eletrônico e a Oficinas ZF [pro] Tech, nossa mais nova plataforma on-line que conecta o consumidor final às oficinas mecânicas e oferece aos reparadores informações sobre o portfólio completo de produtos da ZF Aftermarket e serviços e suporte aos negócios das oficinas, incluindo informações técnicas, administrativas, digitais, de marketing e de mercado e networking.
CDP – Para 2021, qual a projeção da ZF Aftermarket nas ações com os varejistas e reparadores?
FG – Para 2021 devemos consolidar nosso programa recém-lançado Oficinas ZF [pro]Tech, este será o elo pelo qual conectaremos varejistas, oficinas e o consumidor final, através de muitos benefícios e conveniência. Além disso, continuaremos investindo em ampliação do nosso portfólio de produtos para as marcas ZF, Sachs, Lemförder, TRW e Wabco, os programas de treinamento e capacitação Amigo Bom de Peça, Amigo Bom de Venda e o suporte através do Promotor Bom de Peça (Whatsapp 11 95311-8051) só tendem a crescer ainda mais. Certamente, temos muitas incertezas pela frente, mas a ZF continuará apoiando e suporte todos os parceiros da cadeia de distribuição.
Confira também o que João Lopes, Diretor de Aftermarket da ZF tem a dizer sobre rentabilidade no setor de reposição
Fotos: divulgação ZF / Texto ZF/Rafael Micheski