Pastilhas de Freio

As pastilhas de freio através do atrito reduzem a velocidade do disco de freio, consequentemente as rodas do veículo.

Composição

Composição da pastilha de freio

  • Material de Atrito – Composto basicamente de resinas, fibras sintéticas e partículas metálicas.
  • Calço ou Base - Aço de elevada resistência mecânica, alguns modelos apresentam uma chapa amortecedora,melhorando o conforto.
  • Ranhuras – Sulcos no material de atrito: indicam desgastes; melhoram seu arrefecimento e frequências de vibração.
  • Chanfros – Presentes no material de atrito, para preservar o conforto quanto ao acionamento e ruído.

Localização

Localização da pastilha de freio Localização da pastilha de freio no disco

Função & Funcionamento

Função – Frear o veículo através do atrito com o disco de freio.

Funcionamento – Quando acionado o pedal de freio, o circuito hidráulico ou pneumático é pressurizado, acionando êmbolos que avançam,comprimindo as pastilhas de freio contra o disco.

Tipos de matéria base:

  1. Metálicas - Compostas de ligas metálicas como: latão; ferro e alumínio. Resistentes a altas temperaturas e solicitações mecânicas, consequentemente alto coeficiente de atrito. Oferecem boa durabilidade e eficiência, porém com menor conforto.
  2. Orgânicas – Compostas basicamente de celulose e resina fenólica. Coeficiente de atrito satisfatório, boa performance térmica e conforto razoável. Baixa durabilidade.
  3. Cerâmica - Resistência ao calor; durabilidade, tornaram-se uma excelente escolha para aplicações severas. A cerâmica: óxido de alumínio, boro e o carboneto de silício são os compostos cerâmicos mais comuns.

Os materiais de atrito são compostos por:

  • Ligantes - materiais aglutinantes (resinas termofixas e borrachas) responsáveis por unir os compostos do material de atrito.
  • Fibras - fibras acrílicas, de carbono, limalha de latão, lã de cobre, lã de aço, fibra de vidro e lã de rocha, responsáveis pela resistência mecânica.
  • Modificadores de atrito - proporcionam características de fricção dos materiais de atrito, modificando o coeficiente de atrito, grafite e sulfetos de molibdênio, antimônio, cobre-zinco, manganês, chumbo e titânio.
  • Cargas minerais - aditivos utilizados para complementar a formulação, como exemplo a barita (sulfato de bário BaSO4).

Sintomas & Vida Útil

Sintomas:

  • Ruídos agudos
  • Trepidação quando acionado o freio;
  • Perda de performance do freio
  • Curso elevado do pedal de freio, ou acionamento pesado
  • Advertência no painel para indicadores de desgaste eletrônicos

Indicadores de desgaste:

Mecânico - Quando o material de atrito é desgastado no limite da sua espessura de segurança, o indicador de desgaste (lâmina), preso a pastilha, entra em contato com o disco, produzindo um som agudo, indicando a substituição.

Sintomas da vida útil da pastilha de freio

Eletrônico - O sensor eletrônico presente na pastilha, fecha o contato com o disco de freio quando atinge o limite de desgaste, enviando um sinal de alerta para o painel do veículo.

Indicador de desgaste da pastilha de freio

Vida Útil:

Recomendamos substituir as pastilhas de freio a cada 35.000km, porém é necessário realizar inspeções periódicas a cada 5.000 km, assegurando seu perfeito funcionamento, uma vez que é um item de segurança, e lembrando que pastilhas desgastadas acima do especificado, podem danificar o disco de freio.

* Consulte o manual do Fabricante do seu veículo

Descrição de Montagem

Montagem da pastilha de freio

Após soltar os grampos que fixam as pastilhas, e removê-las, examinar:

  • Sempre recomendamos analisar as peças de interface.
  • Flexíveis de freio, tubulação rígida (dutos), quanto a vazamentos.
  • Nível e validade do fluido de freio.
  • Superfície do disco de freio, quanto a riscos e fissuras.
  • A pastilha de freio correta, indicada pelo fabricante.

Recomendações na instalação das novas pastilhas de freio

  • Não contaminar as pastilhas com derivados de petróleo
  • Não usinar os cantos do material de atrito
  • Avaliar a dirigibilidade após a instalação concluída

Mitos & Verdades

O emprego de pastilhas erradas ou de qualidade duvidosa podem danificar o disco de freio? – Verdade

Compostos equivocados podem usinar o disco de freio e/ou provocar superaquecimentos acima do especificado.

Um pouco de História

Um pocuo de história da pastilha de freio

Lanchester modelo 1910 Fonte: autos antiguos de coleccion

Vários são os responsáveis que contribuíram para a tecnologia do freio a disco, dado com início em 1900. Em 1902 o inventor inglês Frederick Lanchester patenteou o projeto desse freio e o aplicou em seu veículo, o Lanchester modelo 1910 » Motor de 20 HP e freio a disco traseiro.

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