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Pastilhas de Freio
As pastilhas de freio através do atrito reduzem a velocidade do disco de freio, consequentemente as rodas do veículo.
Composição
- Material de Atrito – Composto basicamente de resinas, fibras sintéticas e partículas metálicas.
- Calço ou Base - Aço de elevada resistência mecânica, alguns modelos apresentam uma chapa amortecedora,melhorando o conforto.
- Ranhuras – Sulcos no material de atrito: indicam desgastes; melhoram seu arrefecimento e frequências de vibração.
- Chanfros – Presentes no material de atrito, para preservar o conforto quanto ao acionamento e ruído.
Localização
Função & Funcionamento
Função – Frear o veículo através do atrito com o disco de freio.
Funcionamento – Quando acionado o pedal de freio, o circuito hidráulico ou pneumático é pressurizado, acionando êmbolos que avançam,comprimindo as pastilhas de freio contra o disco.
Tipos de matéria base:
- Metálicas - Compostas de ligas metálicas como: latão; ferro e alumínio. Resistentes a altas temperaturas e solicitações mecânicas, consequentemente alto coeficiente de atrito. Oferecem boa durabilidade e eficiência, porém com menor conforto.
- Orgânicas – Compostas basicamente de celulose e resina fenólica. Coeficiente de atrito satisfatório, boa performance térmica e conforto razoável. Baixa durabilidade.
- Cerâmica - Resistência ao calor; durabilidade, tornaram-se uma excelente escolha para aplicações severas. A cerâmica: óxido de alumínio, boro e o carboneto de silício são os compostos cerâmicos mais comuns.
Os materiais de atrito são compostos por:
- Ligantes - materiais aglutinantes (resinas termofixas e borrachas) responsáveis por unir os compostos do material de atrito.
- Fibras - fibras acrílicas, de carbono, limalha de latão, lã de cobre, lã de aço, fibra de vidro e lã de rocha, responsáveis pela resistência mecânica.
- Modificadores de atrito - proporcionam características de fricção dos materiais de atrito, modificando o coeficiente de atrito, grafite e sulfetos de molibdênio, antimônio, cobre-zinco, manganês, chumbo e titânio.
- Cargas minerais - aditivos utilizados para complementar a formulação, como exemplo a barita (sulfato de bário BaSO4).
Sintomas & Vida Útil
Sintomas:
- Ruídos agudos
- Trepidação quando acionado o freio;
- Perda de performance do freio
- Curso elevado do pedal de freio, ou acionamento pesado
- Advertência no painel para indicadores de desgaste eletrônicos
Indicadores de desgaste:
Mecânico - Quando o material de atrito é desgastado no limite da sua espessura de segurança, o indicador de desgaste (lâmina), preso a pastilha, entra em contato com o disco, produzindo um som agudo, indicando a substituição.
Eletrônico - O sensor eletrônico presente na pastilha, fecha o contato com o disco de freio quando atinge o limite de desgaste, enviando um sinal de alerta para o painel do veículo.
Vida Útil:
Recomendamos substituir as pastilhas de freio a cada 35.000km, porém é necessário realizar inspeções periódicas a cada 5.000 km, assegurando seu perfeito funcionamento, uma vez que é um item de segurança, e lembrando que pastilhas desgastadas acima do especificado, podem danificar o disco de freio.
* Consulte o manual do Fabricante do seu veículo
Descrição de Montagem
Após soltar os grampos que fixam as pastilhas, e removê-las, examinar:
- Sempre recomendamos analisar as peças de interface.
- Flexíveis de freio, tubulação rígida (dutos), quanto a vazamentos.
- Nível e validade do fluido de freio.
- Superfície do disco de freio, quanto a riscos e fissuras.
- A pastilha de freio correta, indicada pelo fabricante.
Recomendações na instalação das novas pastilhas de freio
- Não contaminar as pastilhas com derivados de petróleo
- Não usinar os cantos do material de atrito
- Avaliar a dirigibilidade após a instalação concluída
Mitos & Verdades
O emprego de pastilhas erradas ou de qualidade duvidosa podem danificar o disco de freio? – Verdade
Compostos equivocados podem usinar o disco de freio e/ou provocar superaquecimentos acima do especificado.
Um pouco de História
Lanchester modelo 1910 Fonte: autos antiguos de coleccion
Vários são os responsáveis que contribuíram para a tecnologia do freio a disco, dado com início em 1900. Em 1902 o inventor inglês Frederick Lanchester patenteou o projeto desse freio e o aplicou em seu veículo, o Lanchester modelo 1910 » Motor de 20 HP e freio a disco traseiro.