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Reles & Solenóide
O Relé é um interruptor eletromagnético.
Composição
Localização
Função & Funcionamento
Função – Ligar ou desligar dispositivos, como um interruptor eletromagnético.
Funcionamento – Quando a corrente elétrica energiza a bobina, fio enrolado sobre um núcleo de metal, um campo magnético é criado e desloca a armadura, abrindo ou fechando o contato. Quando a corrente através da bobina cessa, a bobina é desenergizada e o contato volta ao estado de repouso por força da mola, funcionando como um interruptor. Dessa forma, o rele permite como função nobre direcionar correntes de grandes intensidades (Amperes). Os modelos e variações são muitos, alguns possuem diodos e resistores que funcionam como proteção à bobina. Já os tipos de fixações normalmente são laterais ou de topo, e podem ser aplicados em controle de faróis; limpadores de para-brisas; lanternas; eletroventiladores; alarmes; motor de partida e muito mais.
Fonte: Finder Switch to the future
Sintomas & Vida Útil
Sintomas:
A maioria dos acessórios principais do veículo utilizam relés como comutadores decorrente, por esta razão a importância de investigar primeiro o relé do respectivo acessório antes de proceder a substituição. Exemplos:
- Falta de combustível (relé da bomba);
- Dificuldade para ligar o motor (relé do motor de partida);
- Aquecimento do motor (relé do eletro ventilador);
- Ruídos não característicos.
Vida Útil:
Como muitos elementos eletroeletrônicos, não é determinada uma vida útil em quilômetros, ficando a cargo da sua falha, para uma manutenção corretiva. Fontes de fabricantes informam uma vida de um milhão de acionamentos.
* Consulte o manual do fabricante do seu veículo.
Descrição de Montagem
Fonte: XenonSupply
Recomendações na instalação do Relé
- Sempre recomendamos analisar as peças de interface, fusíveis, cabos;
- Faça uma limpeza na região;
- Importante confirmar o relé indicado pelo fabricante;
- Desconecte a bateria;
- Atenção a numeração dos pinos;
- Cheque os circuitos após a instalação.
Mitos & Verdades
É indicado como manutenção nos relés, lixar seus contatos - Mito.
A maioria dos relés são fabricados com contatos de cobre e prata e, para evitar fusão, recebem nas extremidades proteções adicionais de prata. Quando lixamos, removemos essa camada superficial de proteção, e o cobre menos resistente derrete com o calor da alta amperagem, colando os contatos e inutilizando o relé.
Um pouco de História
Fonte: Finder Switch to the future
O relé de impulso, também chamado de telerruptor ou relé de passo, foi criado em 1954 pelo italiano Piero Giordanino. Desde o lançamento do produto, sofreu alterações porém preservando seu princípio de funcionamento. Hoje os relés oferecem programação variável de operação, podendo operar em corrente contínua quanto em alternada. Os relês ainda podem conter um circuito interno temporizado, com a função de alimentar por alguns segundos a bobina, mesmo que o interruptor esteja desligado. Um exemplo é a luz de cortesia interna no automóvel, que mesmo após fechar a porta, a luz permanece ligada por alguns segundos. Este efeito acontece devido a interação de um capacitor (semelhante o funcionamento de uma pilha), absorvendo energia e alimentando a bobina do relê por alguns segundos quando o interruptor for desligado.