3 Dicas para solucionar o superaquecimento do motor Zetec Rocam!

Motor Rocam

Veja como se prevenir dos problemas de superaquecimento dos motores Zetec Rocam da Ford!

Os motores Rocam, fizeram história equipando os veículos da Ford durante anos. Carros como Escort, Focus, Fiesta, Courier e demais veículos da marca usaram ele como powertrain. Esse motor ainda está presente na frota brasileira, em larga escala, principalmente nos modelos populares como no Ford Ka.

Os modelos com a litragem 1.0 tem cerca de 73 cv (álc) e 69 cv (gas) e torque de 9,3 kgfm (álc) e 9 kgfm (gas); existe também a versão deste motor 1.6L que conta com 101 cv (gas) a 107 cv (álc) a 5500 rpm e torque de 14.5 kgfm (gas) a 15,3kgfm (álc) a 4250 rpm.

O Rocam ficou famoso por oferecer um bom desempenho aliado a uma potência boa dentro da sua proposta, porém sua fama cresceu junto ao seu calcanhar de aquiles. Confira os aditivos de radiador compatíveis com seu carro.

Veja Também:

Como Funciona a Válvula Termostática?

Como Funciona a Válvula Termostática do Veículo?

Esse motor sofre muito com problemas no sistema de arrefecimento, principalmente com a carcaça da válvula termostática e as interligações entre as mangueiras que compõem o sistema, que sofrem ressecamento, podendo gerar entupimento.

Os carros como Ford Ka que não possuem manômetro de temperatura de água, o risco de uma quebra séria é ainda maior. Um dos motivos da quebra é a falta de uso do aditivo correto para o motor. É necessário uma verificação periódica desse sistema nesse motor, pois alguma falha no arrefecimento pode custar caro.

Pensando nisso nós do Canal da Peça, separamos dois vídeos que darão dicas de como prevenir problema com o arrefecimento deste motor!

Veja a explicação detalhada da Maiza Hyodo sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento do motor Zetec Rocam e troca da termostática

Confira o primeiro vídeo do drmacete que mostra em quais locais nas mangueiras deve-se ficar atento.

Crédito foto de capa: Portal retífica
Capa do Facebook: Wikipedia / Common Copyright

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvula termostática
Coletores
Sensor de temperatura da água
Pistões
Mangueiras & Dutos
Bomba d’água

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica