Bomba de combustível é um dos componentes mecânicos que mais trabalha no veículo durante sua vida útil. Veja a seguir o que pode reduzir sua vida útil, a diferença das bombas flex e gasolina e a possibilidade de utilizar tipos diferentes de bombas.
A função da bomba de combustível é fazer o bombeamento do combustível do tanque para os bicos injetores por meio da linha de combustível, que possui o filtro de combustível, regulador de pressão e também o retorno para o tanque, realizando a circulação do combustível.
Bomba de combustível para veículos a gasolina
A bomba de combustível para de gasolina por exemplo, funciona com pressão em torno de 3 bar, resultando em 100L de vazão por hora. Estes 100L de combustível vão circular pela linha de combustível e retornarão ao tanque de hora em hora, mesmo que, o veículo consuma apenas 10 litros dentro desse tempo.
Portanto, a bomba de combustível trabalha com a lubrificação e refrigeração do combustível durante seu funcionamento no caso de uma bomba para gasolina.
Bomba de combustível para o sistema flex
Nos carros a álcool e flex, por conta do álcool não ser um combustível com poder lubrificante, como a gasolina, a bomba possui uma fabricação especial, prevenindo a corrosão por meio da carcaça com níquel, cromo ou estanho, como também o coletor interno, que é feito com revestimento de carbono. Além disso, a bomba de combustível para veículos flex, trabalha com cerca de 4,2 bar, uma pressão maior do que veículos movidos a gasolina.
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Motivos para que a bomba dure menos do que foi projetada
1. Falta de refrigeração: nos veículos que utilizam sempre pouco combustível no tanque, tendem a aquecer a bomba por longos períodos, ao qual ela não foi projetada, reduzindo sua vida útil.
2. Sujeira: o tanque pode aspirar sujeira do bocal de abastecimento ou mesmo, em carros rebaixados onde um pneu pode romper ou rasgar a mangueira de retorno, é possível que acabe contaminando o combustível do tanque quando detritos entrarem por essa mangueira.
3. Combustível acima do nível máximo: quando no posto, a pistola de abastecimento realiza o “clique” indicando que chegou ao nível máximo, o ideal é que o abastecimento encerre, pois o tanque precisa de um espaço para o vapor de combustível circular. Esse vapor é direcionado para o canister do veículo (válvula de purga), que realizará o trabalho de enviar esse vapor para a admissão.
Quando o combustível entra em contato com o canister, o carvão ativado que está em seu interior, contamina o combustível do tanque e consequentemente a bomba receberá esses detritos.
Confira a seguir todas as dicas e explicações que o Norberto, responsável técnico da Gauss tem sobre uso da bomba de combustível e quais os principais motivos de defeito na peça
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Norberto ainda informa que, o número de horas exigido pelo INMETRO é de 1000 horas. Segundo ele, a Gauss oferece a garantia de seus produtos de até 1500 horas, superando a regulamentação padrão.
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