Quanto dura uma bomba de combustível? Veja o que pode danificá-la antes do tempo

bomba de combustível Quanto dura uma bomba de combustível Veja o que pode danificá-la antes do tempo

Bomba de combustível é um dos componentes mecânicos que mais trabalha no veículo durante sua vida útil. Veja a seguir o que pode reduzir sua vida útil, a diferença das bombas flex e gasolina e a possibilidade de utilizar tipos diferentes de bombas.

A função da bomba de combustível é fazer o bombeamento do combustível do tanque para os bicos injetores por meio da linha de combustível, que possui o filtro de combustível, regulador de pressão e também o retorno para o tanque, realizando a circulação do combustível.

bomba de combustível funcionamento gasolina

Bomba de combustível para veículos a gasolina

A bomba de combustível para de gasolina por exemplo, funciona com pressão em torno de 3 bar, resultando em 100L de vazão por hora. Estes 100L de combustível vão circular pela linha de combustível e retornarão ao tanque de hora em hora, mesmo que, o veículo consuma apenas 10 litros dentro desse tempo.

Portanto, a bomba de combustível trabalha com a lubrificação e refrigeração do combustível durante seu funcionamento no caso de uma bomba para gasolina.

Bomba de combustível para o sistema flex

Nos carros a álcool e flex, por conta do álcool não ser um combustível com poder lubrificante, como a gasolina, a bomba possui uma fabricação especial, prevenindo a corrosão por meio da carcaça com níquel, cromo ou estanho, como também o coletor interno, que é feito com revestimento de carbono. Além disso, a bomba de combustível para veículos flex, trabalha com cerca de 4,2 bar, uma pressão maior do que veículos movidos a gasolina.

Precisa de bomba de combustível? Acesse o marketplace do Canal da Peça

Bomba de Combustível - Gauss - GI3055 - Unitário
Bomba de Combustível – Gauss – GI3055 – Unitário
Refil da Bomba de Combustível - Gauss - GM15012 - Unitário
Refil da Bomba de Combustível – Gauss – GM15012 – Unitário
Módulo da Bomba de Combustível - Gauss - GM14002 - Unitário
Módulo da Bomba de Combustível – Gauss – GM14002 – Unitário

Motivos para que a bomba dure menos do que foi projetada

1. Falta de refrigeração: nos veículos que utilizam sempre pouco combustível no tanque, tendem a aquecer a bomba por longos períodos, ao qual ela não foi projetada, reduzindo sua vida útil.

bomba de combustível funcionamento queimada

2. Sujeira: o tanque pode aspirar sujeira do bocal de abastecimento ou mesmo, em carros rebaixados onde um pneu pode romper ou rasgar a mangueira de retorno, é possível que acabe contaminando o combustível do tanque quando detritos entrarem por essa mangueira.

3. Combustível acima do nível máximo: quando no posto, a pistola de abastecimento realiza o “clique” indicando que chegou ao nível máximo, o ideal é que o abastecimento encerre, pois o tanque precisa de um espaço para o vapor de combustível circular. Esse vapor é direcionado para o canister do veículo (válvula de purga), que realizará o trabalho de enviar esse vapor para a admissão.

bomba de combustível funcionamento canister

Quando o combustível entra em contato com o canister, o carvão ativado que está em seu interior, contamina o combustível do tanque e consequentemente a bomba receberá esses detritos.

Confira a seguir todas as dicas e explicações que o Norberto, responsável técnico da Gauss tem sobre uso da bomba de combustível e quais os principais motivos de defeito na peça

Veja também:

Conheça os 3 principais defeitos da bomba de combustível!

6 dicas para diagnosticar problema na bomba de combustível!

Norberto ainda informa que, o número de horas exigido pelo INMETRO é de 1000 horas. Segundo ele, a Gauss oferece a garantia de seus produtos de até 1500 horas, superando a regulamentação padrão.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bomba de Combustível
Carburadores
Bicos Injetores
Filtro de Combustível
Tanque de Combustível

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica